Informação e competitividade:a contextualização da gestão do conhecimento nos processos organizacionais

Autores

  • Sergio Luis da Silva Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v31i2.969

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Informação e competitividade, Processos organizacionais.

Resumo

No âmbito das organizações empresariais, este artigo se propõe a discutir a visualização da gestão do conhecimento na organização em três níveis diferentes, mas fortemente inter-relacionados: o estratégico, o tático e o operacional. O primeiro nível trata da ligação entre competitividade da empresa e o trabalho com os conhecimentos para a criação de competências organizacionais. O segundo nível destaca a importância de se considerar a gestão de conhecimentos na organização como sendo parte relevante de seus processos de negócio e não somente de suas áreas departamentais. E finalmente, em um terceiro nível, está o lado operacional da gestão do conhecimento ligado à aprendizagem, aos formatos que o conhecimento assume e ao papel desempenhado pela tecnologia da informação. Este artigo, baseado principalmente em um estudo diversificado de várias referências bibliográficas, procura trazer algumas contribuições iniciais para esta discussão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sergio Luis da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
    Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Downloads

Edição

Seção

Artigos