Apreensão e construção do conhecimento científico
descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v2i2.208Palavras-chave:
Information Literacy Education, Competências e Habilidades, Letramento, Conhecimento CientíficoResumo
Momento em que se focaliza a relação informação, conhecimento e desenvolvimento, faz-se necessária a discussão a respeito da situação de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, sob a ótica da Information Literacy e da Information Literacy Education, com foco na apreensão e na construção do conhecimento científico no Ensino Superior, numa sociedade cognitiva e tecnológica que desafia o sujeito a incluir-se socialmente e a realizar-se individualmente. Os suportes de análise do tema deste artigo são os estudos e as pesquisas de instituições nacionais e internacionais sobre a proficiência em Letramento.
Referências
ABRAMOVAY, M.e CASTRO, M. Ensino Médio: Múltiplas Vozes. Brasília: UNESCO, MEC, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Instituto Nacional de Exames e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio Documento Básico. Brasília, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais – ensino médio: bases legais. Brasília, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Exame Nacional do Ensino Médio: Relatório Pedagó gico 2002. Brasília, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Exame Nacional do Ensino Médio: Relatório Pedagógico 2003. Brasília, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Instituto Nacional de Exames e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio Sumário Executo : Primeiros Resultados. Brasília, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Instituto Nacional de Exames e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica : Resultados do SAEB 2003 : Versão Preliminar. Brasília, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Instituto Nacional de Exames e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio Informativo Enem 2005. Brasília, 2005.
BOUFLEUER, J. P. Pedagogia da ação comunicativa, uma leitura de Habermas. 3ª ed. Unijuí :Santa Rosa-RS, 2001.
DEVLIN, K. Info-senso : como transformar a informação em conhecimento. Lisboa : Livros do Brasil, 2000.
DUDZIAK, E. A. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. São Paulo, 2001. Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. ECO, U. From Internet to Gutenberg: a lecture presented at the Italian Academy for Advanced Studies in America, November 12, 1996. Disponível em http://www.italynet.com/columbia/internet.htm. Acessado em 12.06.2001.
FERNANDES, G. C. O objeto de estudo da ciência da informação. INFORMARE - Cadernos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Rio de janeiro, v. 1, n. 1, p. 25-30, jan./jun. 1995.
FERREIRA, N.S. A. A pesquisa sobre leitura no Brasil, 1980-2000. Campinas : Komeid : Arte e Escrita, 2001.
__________. Catálogo analítico de dissertações de mestrado e teses de doutorado: a pesquisa sobre leitura no Brasil, 1980-2000. Campinas : FAEP / FE / Gráfica da Unicamp, 2003.
__________. Leitura como objeto de investigação. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Departamento de Educação I – vol. 13, n. 21 (jan./jun. 2004). Salvador : Uneb, 2004.
RODRIGUES, M.E.F., CAMPELLO, B S. (Org.). A (Re)Significação do processo de ensino/ aprendizagem em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Niterói : Intertexto. Rio de Janeiro Interciência, 2004. KIRSCH et al. Letramento para mudar : avaliação do letramento em leitura : resultados do PISA 2000. Tradução B & C Revisão de Textos. São Paulo : Moderna, 2004.
KLEIMAN, A. Texto & Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 6ª ed. Campinas: Pontes, 1999.
LYMAN, L. Literacy education as Library community servive. Library Friends, v.28, n.2, p.193- 217.
VARELA, A V. Informação e Autonomia : a mediação segundo Feuerstein. Brasília, 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aida Varela Varela, Igor Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0