Apreensão e construção do conhecimento científico

descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico

Autores/as

  • Aida Varela Varela Instituto de Ciência da Informação. Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil.
  • Igor Guimarães Curso de Comunicação Social. Faculdade da Cidade do Salvador. Salvador, BA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v2i2.208

Palabras clave:

Information Literacy Education, Competências e Habilidades, Letramento, Conhecimento Científico

Resumen

Momento em que se focaliza a relação informação, conhecimento e desenvolvimento, faz-se necessária a discussão a respeito da situação de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, sob a ótica da Information Literacy e da Information Literacy Education, com foco na apreensão e na construção do conhecimento científico no Ensino Superior, numa sociedade cognitiva e tecnológica que desafia o sujeito a incluir-se socialmente e a realizar-se individualmente. Os suportes de análise do tema deste artigo são os estudos e as pesquisas de instituições nacionais e internacionais sobre a proficiência em Letramento.

Referencias

ABRAMOVAY, M.e CASTRO, M. Ensino Médio: Múltiplas Vozes. Brasília: UNESCO, MEC, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Instituto Nacional de Exames e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio Documento Básico. Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais – ensino médio: bases legais. Brasília, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Exame Nacional do Ensino Médio: Relatório Pedagó gico 2002. Brasília, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Exame Nacional do Ensino Médio: Relatório Pedagógico 2003. Brasília, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Instituto Nacional de Exames e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio Sumário Executo : Primeiros Resultados. Brasília, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Instituto Nacional de Exames e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica : Resultados do SAEB 2003 : Versão Preliminar. Brasília, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Instituto Nacional de Exames e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio Informativo Enem 2005. Brasília, 2005.

BOUFLEUER, J. P. Pedagogia da ação comunicativa, uma leitura de Habermas. 3ª ed. Unijuí :Santa Rosa-RS, 2001.

DEVLIN, K. Info-senso : como transformar a informação em conhecimento. Lisboa : Livros do Brasil, 2000.

DUDZIAK, E. A. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. São Paulo, 2001. Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. ECO, U. From Internet to Gutenberg: a lecture presented at the Italian Academy for Advanced Studies in America, November 12, 1996. Disponível em http://www.italynet.com/columbia/internet.htm. Acessado em 12.06.2001.

FERNANDES, G. C. O objeto de estudo da ciência da informação. INFORMARE - Cadernos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Rio de janeiro, v. 1, n. 1, p. 25-30, jan./jun. 1995.

FERREIRA, N.S. A. A pesquisa sobre leitura no Brasil, 1980-2000. Campinas : Komeid : Arte e Escrita, 2001.

__________. Catálogo analítico de dissertações de mestrado e teses de doutorado: a pesquisa sobre leitura no Brasil, 1980-2000. Campinas : FAEP / FE / Gráfica da Unicamp, 2003.

__________. Leitura como objeto de investigação. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Departamento de Educação I – vol. 13, n. 21 (jan./jun. 2004). Salvador : Uneb, 2004.

RODRIGUES, M.E.F., CAMPELLO, B S. (Org.). A (Re)Significação do processo de ensino/ aprendizagem em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Niterói : Intertexto. Rio de Janeiro Interciência, 2004. KIRSCH et al. Letramento para mudar : avaliação do letramento em leitura : resultados do PISA 2000. Tradução B & C Revisão de Textos. São Paulo : Moderna, 2004.

KLEIMAN, A. Texto & Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 6ª ed. Campinas: Pontes, 1999.

LYMAN, L. Literacy education as Library community servive. Library Friends, v.28, n.2, p.193- 217.

VARELA, A V. Informação e Autonomia : a mediação segundo Feuerstein. Brasília, 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação.

Publicado

14/11/2025

Número

Sección

Comunicação e Desenvolvimento