O uso de recursos educativos abertos (REA)
benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v8i2.445Palavras-chave:
Acesso Aberto, Recursos Educativos Abertos, Processo de Ensino-Aprendizagem, PortugalResumo
Os Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados um pouco por todo o mundo, por Instituições de Ensino Superior, no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam e, muitas vezes, desenvolvendo-se num objectivo de nivelador social. A sua produção assume-se como um procedimento normal por parte dos docentes visando envolver também os alunos, de forma a transformar uma determinada realidade do processo de ensino-aprendizagem numa outra com o objectivo da inclusão. A utilização de materiais pedagógicos digitais livres fornece ao professor a possibilidade de adaptação desses objetos aos mais diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades específicas dos alunos. A adopção dos REA, intimamente associada e decorrente do Movimento do Acesso Aberto (AA), no processo de ensino-aprendizagem permite estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual, potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Referências
D’ANTONI, S. Open educational resources: The way forward. Paris: UNESCO, 2008. Disponível em < http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001579/157987e.pdf>. Acesso em 15 Outubro, 2011.
BORGES, et al. Estudos cognitivos em Ciências da Informação. Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomia e ciência da informação.15, pp1-18, 2003.
CARVALHO, J. et.al. O repositório científico de acesso aberto de Portugal: origem, evolução e desafios. In GOMES, M. J.; ROSA, F., Org.. Repositórios institucionais : democratizando o acesso ao conhecimento. Salvador : EDUFBA.
GARCÍA RAMÓN, et al. Beneficios para el alumno derivados de la adopción de Recursos
Educativos Abiertos (REA) en la práctica educativa. In RAMIREZ MONTOYA & BURGOS
AGUILAR, J.V. (Coords.). Recursos educativos abiertos en ambientes enriquecidos con
tecnología: Innovación en la práctica educativa. México, 2010.
Disponível em < http://www.lulu.com/items/volume_68/9417000/9417001/2/print/9417001.pdf>
Acedido em 22 Setembro de
HYLÉN,J. Open Educational Resources: Opportunities and Challenges. OECD’s Centre for Educational Research and Innovation. 2005.
Disponível em < http://www.oecd.org/dataoecd/5/47/37351085.pdf>. Acesso em 12 de Novembro de 2011)
JOHNSTONE, S. Open Educational Resources Serve the World. EDUCAUSE Quarterly Magazine, Volume 28, Number 3, 2005.
Disponível em < http://www.educause.edu/ir/library/pdf/EQM0533.pd>. Acesso em 12 Novembro de 2011.
MORAIS, et al. Teoreria (s) e Prática (s) em Ensino das Ciências. Lisboa: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Departamento de Educação, 1989.
PINTO, M. L. S. Práticas Educativas numa Sociedade Global. Porto.Edições ASA. 2002
PORTUGAl. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR Memorando de entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa e o Ministério da Ciência e Tecnologia da República Federativa do Brasil em matéria de reforço da língua portuguesa na Sociedade da Informação através de repositórios científicos de acesso aberto/livre, disponibilização de recursos para o processamento computacional da língua portuguesa, medição dos conteúdos da Web em português, e arquivo da Web. Brasília, 2009. Disponível em < http://www.umic.pt/images/stories/publicacoes3/MoU_Lingua_Portuguesa_Final.pdf> Acedido em 23 de Novembro de 2011.
RODRIGUES, E. O repositórium – repositório institucional da universidade do minho: da génese à maturidade.Democratizando o acesso ao conhecimento. Disponível em <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/11232/1/RI_Eloy%20Rodrigues.pdf>. Acesso em 20 de Outubro de 2011
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Teresa Ferreira Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0