O uso de recursos educativos abertos (REA)

benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal

Autores

  • Maria Teresa Ferreira Costa

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v8i2.445

Palavras-chave:

Acesso Aberto, Recursos Educativos Abertos, Processo de Ensino-Aprendizagem, Portugal

Resumo

Os Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados um pouco por todo o mundo, por Instituições de Ensino Superior, no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam e, muitas vezes, desenvolvendo-se num objectivo de nivelador social. A sua produção assume-se como um procedimento normal por parte dos docentes visando envolver também os alunos, de forma a transformar uma determinada realidade do processo de ensino-aprendizagem numa outra com o objectivo da inclusão. A utilização de materiais pedagógicos digitais livres fornece ao professor a possibilidade de adaptação desses objetos aos mais diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades específicas dos alunos. A adopção dos REA, intimamente associada e decorrente do Movimento do Acesso Aberto (AA), no processo de ensino-aprendizagem permite estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual, potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).

 

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Publicado

19/12/2012

Edição

Seção

Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate