Ciência aberta e bactérias extraterrestres: Transparência e colaboração na produção do conhecimento │ Open science and alien bacteria: Transparency and collaboration in knowledge production
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.729Palavras-chave:
Ciência Modo 2, Ciência Pós-Acadêmica, Colaboração, Ciência Aberta, Blog.Resumo
RESUMO Orientação para a aplicação, transdisciplinaridade e relevância social são algumas características do chamado Modo 2 de produção da ciência. Neste modelo, a troca de informações e a transparência são valorizadas, o que inspira experiências de produção do conhecimento baseadas na colaboração. Um exemplo é o caso das “bactérias extraterrestres”, quando uma controvérsia científica foi debatida e ampliada por meio de ferramentas da internet. O acontecimento mostra a convivência de uma ciência tradicional, mais fechada, com uma ciência aberta, marcada pela troca e transparência, levando à reflexão sobre a produção do conhecimento na contemporaneidade, e tensões e desafios para o futuro.
Palavras-chave: Ciência Modo 2; Ciência Pós-Acadêmica; Colaboração; Ciência Aberta; Blog.
ABSTRACT Application contexts, transdisciplinarity and social relevance are some of the characteristics of the so-called mode 2 of science production. In this model, the exchange of information and transparency are valued, inspiring knowledge production experiences based on collaboration. An example is the case of “alien bacteria”, where a scientific controversy has been discussed and amplified by internet tools. It reveals the coexistence of traditional science with open science, characterized by exchange and transparency, leading to a reflection on the production of knowledge in the contemporary world, its tensions and challenges for the future.
Keywords: Mode 2 Science; Post-Academic Science; Collaboration; Open Science; Blog.
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