Ciência aberta e bactérias extraterrestres
Transparência e colaboração na produção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.729Palavras-chave:
Ciência Modo 2, Ciência Pós-Acadêmica, Colaboração, Ciência Aberta, Blog.Resumo
Orientação para a aplicação, transdisciplinaridade e relevância social são algumas características do chamado Modo 2 de produção da ciência. Neste modelo, a troca de informações e a transparência são valorizadas, o que inspira experiências de produção do conhecimento baseadas na colaboração. Um exemplo é o caso das “bactérias extraterrestres”, quando uma controvérsia científica foi debatida e ampliada por meio de ferramentas da internet. O acontecimento mostra a convivência de uma ciência tradicional, mais fechada, com uma ciência aberta, marcada pela troca e transparência, levando à reflexão sobre a produção do conhecimento na contemporaneidade, e tensões e desafios para o futuro.
Referências
CASTELFRANCHI, Y. As serpentes e o bastão: tecnociência, neoliberalismo e inexorabilidade. Tese (Doutorado em Sociologia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: 2008.
DELFANTI, A. Genome Hackers - rebel biology, open source and science ethic. Tese (Doutorado em Ciência e Sociedade). Dipartimento di Matematica, Università degli studi di Milano; 2009.
FAGUNDES, V. Blogs de ciência: comunicação, participação e as rachaduras na Torre de Marfim. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural). Instituto de Estudos da Linguagem e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: 2013.
GIBBONS, M. et al. The New Production of Knowledge: the dynamics of science and research in contemporary societies. Londres: Sage, 1994.
LAAKSO, M. et al . The development of open access journal publishing from 1993 to 2009. PLoS ONE 6(6): e20961.
POLINO, C.; CASTELFRANCHI, Y. “The communicative turn in contemporary techno-science: Latin America approaches and global tendencies”. In: SCHIELE, B.; CLAESSENS, M.; SHI, S. Science communication in the world practices: theories and trends. New York – London: Springer, 2012, 1ª edição, p. 3-17.
ZIMAN, J. Real science: what it is, and what it means. Cambridge: University Press, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa Oliveira Fagundes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0