A cultura da convergência midiática e a fábula da autonomia

uma breve discussão no paradigma tecnológico

Autores

  • Mario Gouveia Junior Universidade do Porto. Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v11i1.734

Palavras-chave:

Convergência Midiática, Web 2.0, A Fábula da Autonomia, Usuários, Colaboratividade.

Resumo

Discute o papel dos usuários e suas práticas de colaboratividade em nível web 2.0 dentro do paradigma tecnológico e da cultura de convergência midiática. Trata-se de uma investigação epistemológica, respaldada numa revisão da literatura. Como resultados, percebe-se que o ato de compartilhar ainda se depara com a ideia de que a informação é sinônimo de poder. E, nessa perspectiva, o protagonismo do usuário diante das plataformas digitais deve ser verificado com cautela, tendo em vista a supremacia de grandes empresas da web que atuam de modo a restringir as pretensas liberdades infocomunicacionais, ao mesmo tempo que garantem zonas de influência específicas, nas quais a confiança na sistematização das respostas é quase que comparável ao “fio de Ariadne”.

 

 

 

Referências

BALDI, V. Velocidade on air: o tempo da ubiquidade e a fábula da horizontalidade. Revista de Comunicação e Linguagens, v.45, p.1-15, , Lisboa, No Prelo, 2013a.

BALDI, V. A retórica dos automatismos intuitivos: a lógica autoritária dos intermediários computacionais.CICOM. No Prelo, 2013b.

BALDI, V.; OLIVEIRA, L. Descodificar a convergência: para uma ética da info-diversidade. Revista Matrizes. v.7, n.2, p.1-28, São Paulo, No Prelo, 2013.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos seres vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.

CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

ECO, H. Muito além da Internet. Folha de São Paulo, Caderno Mais, p.4-10, 14 de dezembro de 2003. Disponível em: http://www.ofaj.com.br/textos_conteudo_print.php?cod=16. Consultado a 15 de Novembro de 2013.

FIDALGO, A. Metáfora e realidade ou cooperação e concorrência na rede. Universidade da Beira Interior, p. 1-7, maio de 2001. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-antonio-rede-metafora-realidade.pdf. Consultado a 4 de Dezembro de 2013.

FOLHA DE S. PAULO. Facebook registra até mensagens não enviadas, diz estudo. São Paulo, 20 de Dezembro 2013. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/12/1387893-facebook-registra-ate-mensagens-nao-enviadas-revela-estudo.shtml. Consultado a 20 de Dezembro de 2013.

GOUVEIA JUNIOR, M.; GALINDO, M. Sistemas memoriais como disseminadores de informação. Transinformação, Campinas, v.24, n.3, p. 207-217, set/dez. 2012. Disponível em: http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/index.php. Consultado a 12 de Novembro de 2013.

GOUVEIA JUNIOR, M.; SANTOS, R.N.M. dos. Mudança de paradigma e sua ruptura: um estudo de caso na Museologia e a pluralidade paradigmática da Ciência da Informação. Transinformação, Campinas, v.24, n.2, p. 117-126, maio/ago. 2012. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/769/749. Consultado a 13 de Novembro de 2013.

JENKINS, H. Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KHUN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1990.

LE GOFF, J. História e memória. 5.ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

McLUHAN, H.M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 4.ed. Porto Alegre: Sulina, 2011

NEGROPONTE, N. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

O’REILLY, T. What is web 2.0. O’Reilly Media. O’Reilly website, 2005. Disponível em: http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html Consultado a 12 de Novembro de 2013.

ORTEGA Y GASSET, J. A rebelião das massas. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

ROSA, A.M. Do broadcasting à Internet: critérios de distinção entre os meios clássicos de comunicação de massas e os novos media. Estudos em Comunicação, v.13, p. 1-36, 2013 Disponível em: http://www.ec.ubi.pt/ec/13/pdf/EC13-2013Junho-01.pdf. Consultado a 6 de Dezembro de 2013.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2001. Disponível em: http://www.geociencia.xpg.com.br/dwd/Milton_Santos_A_Natureza_do_Espaco.pdf. Consultado a 10 de Novembro de 2013.

Downloads

Publicado

29/05/2015

Edição

Seção

Memória na era digital: desafios às humanidades e aos estudos da informação