A cultura da convergência midiática e a fábula da autonomia
uma breve discussão no paradigma tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v11i1.734Palavras-chave:
Convergência Midiática, Web 2.0, A Fábula da Autonomia, Usuários, Colaboratividade.Resumo
Discute o papel dos usuários e suas práticas de colaboratividade em nível web 2.0 dentro do paradigma tecnológico e da cultura de convergência midiática. Trata-se de uma investigação epistemológica, respaldada numa revisão da literatura. Como resultados, percebe-se que o ato de compartilhar ainda se depara com a ideia de que a informação é sinônimo de poder. E, nessa perspectiva, o protagonismo do usuário diante das plataformas digitais deve ser verificado com cautela, tendo em vista a supremacia de grandes empresas da web que atuam de modo a restringir as pretensas liberdades infocomunicacionais, ao mesmo tempo que garantem zonas de influência específicas, nas quais a confiança na sistematização das respostas é quase que comparável ao “fio de Ariadne”.
Referências
BALDI, V. Velocidade on air: o tempo da ubiquidade e a fábula da horizontalidade. Revista de Comunicação e Linguagens, v.45, p.1-15, , Lisboa, No Prelo, 2013a.
BALDI, V. A retórica dos automatismos intuitivos: a lógica autoritária dos intermediários computacionais.CICOM. No Prelo, 2013b.
BALDI, V.; OLIVEIRA, L. Descodificar a convergência: para uma ética da info-diversidade. Revista Matrizes. v.7, n.2, p.1-28, São Paulo, No Prelo, 2013.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos seres vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
ECO, H. Muito além da Internet. Folha de São Paulo, Caderno Mais, p.4-10, 14 de dezembro de 2003. Disponível em: http://www.ofaj.com.br/textos_conteudo_print.php?cod=16. Consultado a 15 de Novembro de 2013.
FIDALGO, A. Metáfora e realidade ou cooperação e concorrência na rede. Universidade da Beira Interior, p. 1-7, maio de 2001. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-antonio-rede-metafora-realidade.pdf. Consultado a 4 de Dezembro de 2013.
FOLHA DE S. PAULO. Facebook registra até mensagens não enviadas, diz estudo. São Paulo, 20 de Dezembro 2013. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/12/1387893-facebook-registra-ate-mensagens-nao-enviadas-revela-estudo.shtml. Consultado a 20 de Dezembro de 2013.
GOUVEIA JUNIOR, M.; GALINDO, M. Sistemas memoriais como disseminadores de informação. Transinformação, Campinas, v.24, n.3, p. 207-217, set/dez. 2012. Disponível em: http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/index.php. Consultado a 12 de Novembro de 2013.
GOUVEIA JUNIOR, M.; SANTOS, R.N.M. dos. Mudança de paradigma e sua ruptura: um estudo de caso na Museologia e a pluralidade paradigmática da Ciência da Informação. Transinformação, Campinas, v.24, n.2, p. 117-126, maio/ago. 2012. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/769/749. Consultado a 13 de Novembro de 2013.
JENKINS, H. Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009.
KHUN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1990.
LE GOFF, J. História e memória. 5.ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
McLUHAN, H.M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 4.ed. Porto Alegre: Sulina, 2011
NEGROPONTE, N. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
O’REILLY, T. What is web 2.0. O’Reilly Media. O’Reilly website, 2005. Disponível em: http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html Consultado a 12 de Novembro de 2013.
ORTEGA Y GASSET, J. A rebelião das massas. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
ROSA, A.M. Do broadcasting à Internet: critérios de distinção entre os meios clássicos de comunicação de massas e os novos media. Estudos em Comunicação, v.13, p. 1-36, 2013 Disponível em: http://www.ec.ubi.pt/ec/13/pdf/EC13-2013Junho-01.pdf. Consultado a 6 de Dezembro de 2013.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2001. Disponível em: http://www.geociencia.xpg.com.br/dwd/Milton_Santos_A_Natureza_do_Espaco.pdf. Consultado a 10 de Novembro de 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mario Gouveia Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0