A cultura da convergência midiática e a fábula da autonomia: uma breve discussão no paradigma tecnológico │ The culture of media convergence and the fable of autonomy: a brief discussion on the technological paradigm
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v11i1.734Palavras-chave:
Convergência Midiática, Web 2.0, A Fábula da Autonomia, Usuários, Colaboratividade.Resumo
RESUMO Discute o papel dos usuários e suas práticas de colaboratividade em nível web 2.0 dentro do paradigma tecnológico e da cultura de convergência midiática. Trata-se de uma investigação epistemológica, respaldada numa revisão da literatura. Como resultados, percebe-se que o ato de compartilhar ainda se depara com a ideia de que a informação é sinônimo de poder. E, nessa perspectiva, o protagonismo do usuário diante das plataformas digitais deve ser verificado com cautela, tendo em vista a supremacia de grandes empresas da web que atuam de modo a restringir as pretensas liberdades infocomunicacionais, ao mesmo tempo que garantem zonas de influência específicas, nas quais a confiança na sistematização das respostas é quase que comparável ao “fio de Ariadne”.
Palavras-chave: Convergência Midiática; Web 2.0; A Fábula da Autonomia; Usuários; Colaboratividade.
ABSTRACT This article discusses the role of users and their collaborative practices on Web 2.0 within the technological paradigm and the culture of media convergence. This is an epistemological investigation based on a review of the literature. As a result, one realizes that the act of sharing still confronts the idea that information is synonymous with power. And from this perspective, the role of the user regarding Digital Platforms should be examined carefully, considering the supremacy of large Web companies that act to restrict the alleged infocommunicative freedoms while assuring specific areas of influence where confidence in the systematization of the answers is almost comparable to Ariadne's thread.
Keywords: Media Convergence; Web 2.0; The Fable of Autonomy; Users; Collaborativity.
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