Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica

considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom

Autores/as

  • João de Melo Maricato Universidade Federal de Goiás. Goiânia - GO, Brasil.
  • Marina Muniz Mendes Universidade Federal de Goiás. Goiânia - GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v11i2.809

Palabras clave:

Comunicação, Comunicação Científica, Divulgação Científica, Intercom, Jornalismo Científico.

Resumen

Apresenta como temática central a inserção da sociedade no contexto científico, problematizando as idiossincrasias dos envolvidos na divulgação científica. Objetiva-se compreender conceitos, tendências e atores presentes nas pesquisas científicas contemporâneas. Investiga o tema divulgação científica, a partir de artigos publicados nos congressos nacionais da Intercom, entre 2010 e 2014, por meio dos métodos de pesquisa bibliográfica, princípios de análise de conteúdo e de cientometria. Conclui-se preferência pelas temáticas da saúde e meio ambiente e investigação das mídias tradicionais.

 

Referencias

BUENO, W. Jornalismo cientifico no Brasil: os compromissos de uma prática dependente. 1984. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.

BUENO, W. Jornalismo científico no Brasil: os desafios de uma longa trajetória. PORTO, C. (Org.). Difusão e cultura científica. Salvador: Edufba, 2009. p. 113-124.

DIAS, R.; DAGNINO, R. A política científica e tecnológica brasileira: três enfoques teóricos, três projetos políticos. Revista de Economia, v. 33, n. 2, p. 91-113, 2007.

GARVEY, W.; GRIFFITH, B. Communication and information processing within scientific disciplines: empirical findings for psychology. Information Storage and Retrieval, v. 8, n. 3, p. 123-136, 1972.

GIBBONS, M. et al. La nueva producción del conocimiento: la dinámica de la ciencia y la investigación em las sociedades contemporáneas. Barcelona: Ediciones Pomares-Corredor, 1997.

MEADOWS, A. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MELO, J. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2003.

MERTON, R. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

SANTOS, B. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, W.; MORTIMER, E. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 133-162, 2002.

Publicado

30/11/2015

Número

Sección

Dilemas ético-epistemológicos da era da informação