A privacidade e o mercado de dados pessoais | Privacy and the market of personal data
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v12i2.902Palavras-chave:
Mercado de Dados Pessoais, Privacidade, Economia da Intrusão, Internet, Vigilância.Resumo
RESUMO O artigo apresenta a estrutura e a dinâmica do mercado de dados pessoais. Mostra a dimensão econômica do dado pessoal para a economia da informação. Apresenta as quatro camadas do mercado de dados: a coleta e armazenamento de informações; o processamento e a mineração de dados; a análise e a formação de amostras; e a modulação. Essas camadas se articulam e se misturam dependendo da organização das empresas que integram esse mercado. O artigo mostra ainda os elementos do mercado de dados no Brasil a partir de entrevistas realizadas com seus operadores. Por fim, indica a relevância do direito à privacidade para impor limites às atividades da economia da interceptação de dados.
Palavras-Chave: Mercado de Dados Pessoais; Privacidade; Economia da Intrusão; Internet; Vigilância.
ABSTRACT The paper presents the structure and dynamics of personal data market. It shows the economic dimension of personal data to the information economy and presents the four layers of market data: collection and storage of information; processing and data mining; analysis and training samples; and modulation. These layers are linked and mixed depending on the organization of the companies included in this market. The article also shows the data elements of the market in Brazil based on interviews with its operators. Finally, it indicates the right to privacy importance in order to impose limits on data interception economy activities.
Keywords: Personal Data Market; Privacy; Intrusion Economy; Internet; Surveillance.
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