A privacidade e o mercado de dados pessoais

Autores

  • Sergio Amadeu Silveira Universidade Federal do ABC. Santo André, SP, Brasil.
  • Rodolfo Avelino Universidade Federal do ABC. Santo André, SP, Brasil.
  • Joyce Souza Universidade Federal do ABC. Santo André, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v12i2.902

Palavras-chave:

Mercado de Dados Pessoais, Privacidade, Economia da Intrusão, Internet, Vigilância.

Resumo

O artigo apresenta a estrutura e a dinâmica do mercado de dados pessoais. Mostra a dimensão econômica do dado pessoal para a economia da informação. Apresenta as quatro camadas do mercado de dados: a coleta e armazenamento de informações; o processamento e a mineração de dados; a análise e a formação de amostras; e a modulação. Essas camadas se articulam e se misturam dependendo da organização das empresas que integram esse mercado. O artigo mostra ainda os elementos do mercado de dados no Brasil a partir de entrevistas realizadas com seus operadores. Por fim, indica a relevância do direito à privacidade para impor limites às atividades da economia da interceptação de dados.

 

Referências

ANDREWS, Lori. Facebook Is Using You. The New York Times. FEB. 4, 2012. Disponível: http://www.nytimes.com/2012/02/05/opinion/sunday/facebook-is-using-you.html?_r=0

BAUMAN, Zygmunt. Vigilância líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

BERMAN, S.J.. Not for free: revenue strategies for a new world. Harvard Business School Press, 2011.

BERMAN, S.J.; BATTINO, B. ; FELDMAN, K.. Beyond content: capitalizing on the new revenue opportunities. IBM Institute for Business Value, 2010. Disponível: http://ibm.com/iibv .

DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as Sociedades de Controle. In : Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.

HUGUES, Eric. A Cypherpunk’s Manifesto. 1993. Disponível: http://www.activism.net/cypherpunk/manifesto.html

KUROSE, James F. Redes de computadores e Internet: uma abordagem top-down. 5. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2010.

LIEM, Cassandra; PETROPOULOS, Georgios. The economic value of personal data for online platforms, firms and consumers. Online, January 14, 2016. Disponível: http://bruegel.org/2016/01/the-economic-value-of-personal-data-for-online-platforms-firms-and-consumers/#_ftnref6

OECD. Exploring the Economics of Personal Data: A Survey of Methodologies for Measuring Monetary Value. OECD Digital Economy Papers, No. 220, OECD Publishing, 2013. http://dx.doi.org/10.1787/5k486qtxldmq-en

PARISER, Eli. The filter bubble: what the Internet is hiding from you. London: Penguin, 2011.

SCHNEIER, Bruce. A taxonomy of social networking data. SecuritySchneier on Security. A blog covering security and security technology. 2010. Disponível: http://www.schneier.com/blog/archives/2009/11/a_taxonomy_of_s.html

STALLA-BOURDILLON, Sophie; PHILLIPS, Joshua; RYAN, Mark D. Privacy Vs. Security. Springer, 2014.

STATISTA. Google’s annualized advertising ARPU from the 1st quarter of 2012 to the 1st quarter of 2014 (in US dollars)’. Acesso em 7 December 2015: http://www.statista.com/statistics/306570/google-annualized-advertising-arpu/.

SILVEIRA, Sergio Amadeu. Tecnologias de modulação, economia da intrusão e relações de poder. Anais do 38o Encontro Anual da ANPOCS, GT04 - Ciberpolítica, ciberativismo e cibercultura, 2014.

WARREN, D.; BRANDEIS, L. The right to privacy. Harvard Law Review, 4, 1890/1891.

WEBER, Rolf H.; BURRI, Mira. Classification of Services in the Digital Economy. London: Springer, 2013.

WEF, World Economic Forum. Personal data: The Emergence of a New Asset Class. World Economic Forum. May 2011. Available: http://www3.weforum.org/docs/WEF_ITTC_PersonalDataNewAsset_Report_2011.pdf

Downloads

Publicado

30/11/2016

Edição

Seção

Privacidade e vigilância nos meios digitais