O papel das máquinas sociais na formação de opinião em rede | The Role of Social Machines in Opinion Formation on Web

Autores

  • Célio Andrade Santana Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Camila Oliveira Lima UFPE

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v13i2.3940

Resumo

RESUMO Trata-se de uma reflexão sobre a existência de máquinas (software) atuantes na internet que têm como principais objetivos influenciar opiniões, induzir comportamentos e até mesmo modificar hábitos dos usuários (humanos) na rede. Para tanto, faz-se necessário analisar a conjuntura atual da internet considerando os bots e descrever alguns fatos, envolvendo tais máquinas, que já ocorreram em rede. A reflexão foi baseada em uma pesquisa bibliográfica e apresenta como resultado a constatação de que os bots já participam, de maneira autônoma, tanto quanto os seres humanos na internet, e que eles utilizam as informações disponíveis em rede para influenciar seres humanos a adotar hábitos em rede que são de interesses de terceiros. Para tanto, as máquinas já estabelecem regimes de informação próprios e participam de maneira considerável dos círculos de proximidade de usuários humanos. Dessa forma, desconsiderar os bots dos fluxos informacionais existentes na internet significa ignorar quase metade da atividade em rede, o que os deixa em uma situação de protagonismo nas relações em rede.

Palavras-chave: Máquinas Sociais; Web 3.0; Internet de Tudo.              

ABSTRACT This is a reflection on the existence of machines (Software) acting on the Internet whose primary objectives are to influence opinions, induce behaviors and even modify the habits of users (humans) in the network. Thus, it is necessary to analyze the current conjuncture of the Internet considering the bots and to describe some facts involving these machines, which have already been carried out in a network. The reflection was based on bibliographical research and presents the realization that bots are already participating autonomously, as much as humans, on the Internet and that they use the information available on the network to influence people in adopting habits and Networks that are of interest to third parties. To this end, the machines already establish their information systems and participate considerably in the nearby circles of human users. Thus, to disregard the bots of information flows on the Internet means ignoring almost half of network activity, which leaves them in a situation of prominence in network relationships.

Keywords: Social Machines; Web 3.0; Internet of Everything.

Biografia do autor

Célio Andrade Santana Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Célio Santana é Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor do departamento de Ciência da Informação da UFPE e membro permanente do colegiado PPGCI-UFPE.

Camila Oliveira Lima, UFPE

Camila Lims é Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

01/12/2017

Como citar

SANTANA JÚNIOR, C. A.; LIMA, C. O. O papel das máquinas sociais na formação de opinião em rede | The Role of Social Machines in Opinion Formation on Web. Liinc em Revista, [S. l.], v. 13, n. 2, 2017. DOI: 10.18617/liinc.v13i2.3940. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3940. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Desinformação e hiperinformação nas redes digitais contemporâneas