O papel das máquinas sociais na formação de opinião em rede

Autores/as

  • Célio Andrade Santana Júnior Universidade Federal de Pernambuco. Recife - PE, Brasil.
  • Camila Oliveira Lima Universidade Federal de Pernambuco. Recife - PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v13i2.3940

Palabras clave:

Internet de Tudo, Máquinas Sociais, Web 3.0

Resumen

Trata-se de uma reflexão sobre a existência de máquinas (software) atuantes na internet que têm como principais objetivos influenciar opiniões, induzir comportamentos e até mesmo modificar hábitos dos usuários (humanos) na rede. Para tanto, faz-se necessário analisar a conjuntura atual da internet considerando os bots e descrever alguns fatos, envolvendo tais máquinas, que já ocorreram em rede. A reflexão foi baseada em uma pesquisa bibliográfica e apresenta como resultado a constatação de que os bots já participam, de maneira autônoma, tanto quanto os seres humanos na internet, e que eles utilizam as informações disponíveis em rede para influenciar seres humanos a adotar hábitos em rede que são de interesses de terceiros. Para tanto, as máquinas já estabelecem regimes de informação próprios e participam de maneira considerável dos círculos de proximidade de usuários humanos. Dessa forma, desconsiderar os bots dos fluxos informacionais existentes na internet significa ignorar quase metade da atividade em rede, o que os deixa em uma situação de protagonismo nas relações em rede.

 

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Publicado

17/12/2017

Número

Sección

Desinformação e hiperinformação nas redes digitais contemporâneas