O design da informação na modelagem de ambientes digitais em saúde: políticas informacionais no transcurso da epidemia pelo zika vírus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4307

Resumo

RESUMO A informação em saúde disponibilizada em ambientes digitais pode não surtir os efeitos esperados nas comunidades de interesse, em razão de inadequações no design da informação. O objetivo deste artigo é analisar três desses ambientes de instituições públicas brasileiras com informações sobre o zika vírus e a microcefalia, partindo da análise bibliográfica, sob a perspectiva do design da informação. Demonstram-se resultados das análises e elaboram-se recomendações para novos materiais disponibilizados na web 2.0, voltados à temática da microcefalia por zika vírus. A reflexão é necessária diante da realidade sociopolítica e cultural da contemporaneidade brasileira.

Palavras-chave: Design da Informação; Ambientes Digitais de Saúde; Alfabetização em Saúde; Políticas de Informação em Saúde; Epidemia de Zika Vírus e Microcefalia.

Biografia do autor

Maria José Vicentini Jorente, Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus Marília

Profa. Dra. no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação

Laís Alpi Landim, Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus Marília

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação

Anahi Rocha Silva, Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus Marília

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação

Downloads

Publicado

17/12/2018

Como citar

JORENTE, M. J. V.; LANDIM, L. A.; SILVA, A. R. O design da informação na modelagem de ambientes digitais em saúde: políticas informacionais no transcurso da epidemia pelo zika vírus. Liinc em Revista, [S. l.], v. 14, n. 2, 2018. DOI: 10.18617/liinc.v14i2.4307. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4307. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Organização do Conhecimento: agendas sociopolíticas e seus conflitos históricos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)