O design da informação na modelagem de ambientes digitais em saúde

políticas informacionais antes, durante e depois da epidemia por Zika Vírus

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4307

Palabras clave:

Alfabetização em Saúde, Ambientes Digitais de Saúde, Design da Informação em Saúde, Epidemia de Zika Vírus , Microcefalia, Políticas de Informação em Saúde

Resumen

A informação em saúde disponibilizada em ambientes digitais pode não surtir os efeitos esperados nas comunidades de interesse, em razão de inadequações no design da informação. O objetivo deste artigo é analisar três desses ambientes de instituições públicas brasileiras com informações sobre o zika vírus e a microcefalia, partindo da análise bibliográfica, sob a perspectiva do design da informação. Demonstram-se resultados das análises e elaboram-se recomendações para novos materiais disponibilizados na web 2.0, voltados à temática da microcefalia por zika vírus. A reflexão é necessária diante da realidade sociopolítica e cultural da contemporaneidade brasileira.

 

Referencias

ARAÚJO, C. A. A. Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação: O Diálogo Possível. Brasília; São Paulo: Briquet de Lemos, 2014.

AUSTIN, P. E. et al. Discharge instructions: do illustrations help our patients understand them? Ann Emerg Med, Washington, v. 4, n. 26, p.317-320, mar. 1995.

BORKO, H. Information science: What is it? American Documentation, v. 19, n. 1, p. 3–5, 1968.

CARLSON, M. C. et al. Aging, distraction, and the benefits of predictable location. Psychology and Aging, [s. l.], v. 10, n. 3, p. 427–436, 1995.

CAVALCANTE, R. B.et al. Panorama de definição e implementação da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2015, v. 31, n. 5, pp. 960-970. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00095014>. Acesso em: 01 jul. 2018.

CAVALCANTE, R. B.; PINHEIRO, M. M. K. Política Nacional de Informação e Informática em Saúde: avanços e limites atuais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 1, n. 2, p. 106-119, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc>. Acesso em: 01 jul. 2018.

DICIONÁRIO ELETRÓNICO DE TERMINOLOGIA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (DELTCI). Ciência da Informação. Disponível em: <https://paginas.fe.up.pt/~lci/index.php/1691>. Acesso em: 9 jul. 2018.

FERREIRA, S. M. G. Oficina de capacitação para docentes do curso de atualização em gestão municipal na área de saúde. Tema: Sistema de Informação em Saúde. Fevereiro de 1998. Disponível em: <https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2249.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2018.

GRIFFIN, J.; WRIGHT, P. Older readers can be distracted by embellishing graphics in text. European Journal of Cognitive Psychology, 21:5, 740-757, 2009. DOI: 10.1080/09541440802155627.

HENRIQUES, M. S. Comunicação e mobilização em saúde: da propaganda à interlocução. Diversa - Revista da Universidade Federal de Minas Gerais. Ano 07, Número 16, 2008. Disponível em: <https://www.ufmg.br/diversa/16/index.php/diversidade/comunicacao-e-mobilizacao-em-saude-da-propaganda-a-interlocucao>. Acesso em: 04 jul. 2018.

JOLLY, B. T.; SCOTT, J. L; SANFORD, S. M. Simplification of emergency department discharge instructions improves patient comprehension. Ann Emerg Med, Washington, v. 4, n. 26, p.443-446, mar. 1995.

JORENTE, M. J. V. Relações Sistêmicas Entre a Teoria da Complexidade, o Design da Informação e a Ciência da Informação na Pós-Modernidade. In: Informação, conhecimento e modelos. ALVES, M. A, Grácio, M. C. C., Martinez-Ávila, D. (org.). – Campinas : UNICAMP, Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência ; Marília : Oficina Universitária, 2017.

KRIPALANI, S. et al. Development of an illustrated medication schedule as a low-literacy patient education tool. Patient Educ Couns, 66, 2007, pp. 368-377

MEPPELINK, C. S. Designing digital health information in a health literacy context. Amsterdan: 9789402801194, 2016. Disponível em: <http://dare.uva.nl/search?identifier=220fb9ef-1a51-4325-9019-61cfdaf8633f>. Acesso em: 29 jun. 2018.

MORIN, E. Ciência com Consciência. Publicações Europa-América, 2007, 268p.

OLIVEIRA, J. A. B. E.; JORENTE, M. J. V. Design da informação e ciência da informação: uma aproximação possível. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, v. 16, 2015.

PADOVANI, S. Professor Jorge Frascara, Departamento de Arte e Design. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, v. 1, n. 1, p. 64–66, 2004.

PASSOS, R. F. O Design da Informação em Interfaces de Hipermídias. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2008.

PETTERSSON, R. Basic ID-concepts. Sweden, Tullinge: Institute for infology, 2018a.

PETTERSSON, R. Information Design - It Depends. Sweden, Tullinge: Institute for infology, 2018b.

POMBO, O. Epistemologia da Interdisciplinaridade. Ideação, v. 10, n. 1, p. 9–40, 29 set. 2010.

SILVA, A. R. Curadoria digital em ambiente digital para arquivamento de informação em apoio a famílias com casos de microcefalia advindo do Zika vírus. 2017. 88 f. TCC (Graduação) - Curso de Arquivologia, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017.

SKINNER, H. A.; MALEY, O.; NORMAN, C. D. Developing Internet-Based eHealth Promotion Programs: The Spiral Technology Action Research (STAR) Model. Health Promotion Practice, vol. 7, num. 4, p. 406-417, ano, 2006. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1524839905278889#articleCitationDownloadContainer>. Acesso em: 17 jun. 2018.

SØRENSEN, K. et al. Health literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, v. 12, p. 80, 25 jan. 2012.

SQUIERS, L. et. al. The health literacy skills framework. Journal of Health Communication, 17(sup3), 30-54, 2012. doi:10.1080/10810730.2012.713442.

SWELLER, J. Cognitive load during problem solving: Effects on learning. Cognitive Science, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 257–285, 1988.

WILSON, E. A. H.; WOLF, M. S. Working memory and the design of health materials: A cognitive factors perspective. Patient Education and Counseling, Theories in Health Communication Research. v. 74, n. 3, p. 318–322, 1 mar. 2009.

WOLF, M. S. et al. Misunderstanding of prescription drug warning labels among patients with low literacy. American journal of health-system pharmacy: AJHP: official journal of the American Society of Health-System Pharmacists, v. 63, n. 11, p. 1048–1055, 1 jun. 2006.

Publicado

17/12/2018

Número

Sección

Organización del Conocimiento: agendas sociopolíticas y sus conflictos históricos