A Forma Social da Comunicação no Contexto Soviético: Pertinência de Categorias da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para o Estudo da Comunicação na URSS

Autores

  • Manoel Dourado Bastos Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0001-5874-2400
  • Tatiana Iaquinto Ywatsugu Universidade Estadual de Londrina
  • Willian Casagrande Fusaro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5118

Resumo

RESUMO O presente artigo investiga os fundamentos lógicos da forma social da comunicação no âmbito soviético, reconhecendo a pertinência das categorias da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para o estudo da comunicação na URSS. Primeiramente foram avaliadas duas interpretações dialéticas da experiência soviética (Arthur, 2016 e Kurz, 1999), a fim de entendê-la como parte de um sistema mundial produtor de mercadorias. Observada a permanência peculiar da forma do capital como substância das relações sociais no contexto soviético, avalia-se em que termos a derivação da forma social da comunicação, sua materialidade e funções (Bolaño, 2000) são pertinentes para uma interpretação da comunicação na URSS.

Palavras-chave: Forma Social da Comunicação; URSS; Função Publicidade; Função Propaganda; Informação para a Dinâmica de Trabalho.

Biografia do Autor

  • Manoel Dourado Bastos, Universidade Estadual de Londrina

    Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

    Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea, pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

    Doutor em História e Sociedade, pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Fez estágio pós-doutoral em História Social do Trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina

    Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina

    Diretor Científico da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura - Brasil

    Cordenador do Grupo de Pesquisa de Economia POlítica da Informação, Comunicação e Cultura da Intercom

  • Tatiana Iaquinto Ywatsugu, Universidade Estadual de Londrina

    Graduação em Design Gráfico pela UEL

    Mestre em Comunicação pela UEL

  • Willian Casagrande Fusaro, Universidade Estadual de Londrina

    Bacharel em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela UEL

    Especialista em Comunicação Popular em Comunitária, pela UEL

    Mestre em Comunicação, pela UEL

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Publicado

30/05/2020

Edição

Seção

Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura

Como Citar

A Forma Social da Comunicação no Contexto Soviético: Pertinência de Categorias da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para o Estudo da Comunicação na URSS. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e5118, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i1.5118. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5118. Acesso em: 13 nov. 2024.