A Forma Social da Comunicação no Contexto Soviético

pertinência de Categorias da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para o Estudo da Comunicação na URSS

Autores

  • Manoel Dourado Bastos Universidade Estadual de Londrina. Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5874-2400
  • Tatiana Iaquinto Ywatsugu Universidade Estadual de Londrina. Paraná, Brasil.
  • Willian Casagrande Fusaro Universidade Estadual de Londrina. Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5118

Palavras-chave:

Forma Social da Comunicação, URSS, Função Publicidade, Função Propaganda, Informação para a Dinâmica de Ttrabalho

Resumo

O presente artigo investiga os fundamentos lógicos da forma social da comunicação no âmbito soviético, reconhecendo a pertinência das categorias da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para o estudo da comunicação na URSS. Primeiramente foram avaliadas duas interpretações dialéticas da experiência soviética (Arthur, 2016 e Kurz, 1999), a fim de entendê-la como parte de um sistema mundial produtor de mercadorias. Observada a permanência peculiar da forma do capital como substância das relações sociais no contexto soviético, avalia-se em que termos a derivação da forma social da comunicação, sua materialidade e funções (Bolaño, 2000) são pertinentes para uma interpretação da comunicação na URSS.

 

Referências

ALLEN, Robert C. Farm to Factory: A reinterpretation of the soviet industral revolution. Princeton/NJ: Princeton University Press, 2003.

ARTHUR, Christopher J. Um relógio sem corda: epitáfio para a URSS. In: A nova dialética e “O Capital” de Marx. Tradução de Pedro C. Chadarevian. São Paulo: Edipro, 2016.

BASTOS, Manoel Dourado. O caráter fetichista da informação necessária no momento da circulação simples. Revista Eptic, Vol. 20, nº 1, jan-abr. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/8516/6799. Acesso em 28 jan. 2020.

BOLAÑO, César. Indústria cultural: informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec/Polis, 2000.

__________. Campo aberto: para a crítica da epistemologia da comunicação. Aracaju: Edise, 2015.

BONNET, Alberto e PIVA, Adrián. Estado y Capital: El debate alemán sobre la derivación del Estado. Buenos Aires: Ediciones Herramienta, 2017.

DOWNNING, John D.H. The USSR and satellite communications. Space Policy, Vol. I, No. 3, 1985a, pp. 250-262.

__________. The Intersputnik system and Soviet television. Soviet Studies,Vol. XXXVII, No. 4, 1985b, pp. 465-483.

KURZ, Robert. O colapso da modernização: da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. Tradução de Karen Elsabe Barbosa. 5ª. ed. revista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. 2ª. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

ROTH-EY, Kristin. Moscow Prime Time: How the Soviet Union Built the Media Empire that Lost the Cultural Cold War. Ithaca/NY. Cornell University Press, 2011.

__________. Playing for Cultural Authority: Soviet TV Professionals and the Game Show in the 1950s and 1960s. In: CROWLEY, David e REID, Susan E (orgs.). Pleasures in Socialism: Leisure and Luxury in the Eastern Bloc. Evanston/IL: Northwestern University Press, 2010.

__________. Finding a Home for Television in the USSR, 1950-1970. Slavic Review, Vol. 66, No. 2, Verão de 2007, pp. 278-306. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/20060221. Acesso em 28 jan. 2020.

__________. “Loose Girls” on the Loose?: Sex, Propaganda and the 1957 Youth Festival. In: ILIČ, M., REID, S.E., ATTWOOD, L. (orgs.). Women in the Khrushchev Era: Studies in Russian and East European History and Society. Londres: Palgrave Macmillan, 2004.

__________. e ZAKHAROVA, Larissa. Communications and media in the USSR and Eastern Europe. Cahiers du monde russe, Vol. 56, No. 2-3, Abril de 2015, pp. 01-16. Disponível em: http://journals.openedition.org/monderusse/8182. Acesso em 28 jan. 2020.

ZAKHAROVA, Larissa. S’habiller à la soviétique: La mode et le Dégel en URSS.

Paris: CNRS Éditions, 2011.

__________. Accéder aux outils de communication en Union soviétique sous Staline. Annales. Histoire, sciences sociales, Vol 68e, No. 2, 2013, pp. 463‑497.

__________. Des techniques authentiquement socialistes? Transferts et circulations dans les télécommunications entre l'URSS et l'Europe (années 1920 - années 1960). Critique internationale, vol. no 66, no. 1, 2015a, pp. 19-35.

__________. ‪Concevoir l’efficacité des communications en Union soviétique, fin des années 1920-début des années 1930. Histoire & mesure, vol. xxx, no. 1, 2015b, pp. 69-102.‬‬‬

__________. La reconfiguration des réseaux de communication dans la nouvelle Ukraine d’après‑guerre (1944‑1952). Cahiers du monde russe, vol. vol. 56, no. 2, 2015, pp. 467-494.

Downloads

Publicado

30/05/2020

Edição

Seção

Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura