A Forma Social da Comunicação no Contexto Soviético
pertinência de Categorias da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para o Estudo da Comunicação na URSS
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5118Palavras-chave:
Forma Social da Comunicação, URSS, Função Publicidade, Função Propaganda, Informação para a Dinâmica de TtrabalhoResumo
O presente artigo investiga os fundamentos lógicos da forma social da comunicação no âmbito soviético, reconhecendo a pertinência das categorias da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para o estudo da comunicação na URSS. Primeiramente foram avaliadas duas interpretações dialéticas da experiência soviética (Arthur, 2016 e Kurz, 1999), a fim de entendê-la como parte de um sistema mundial produtor de mercadorias. Observada a permanência peculiar da forma do capital como substância das relações sociais no contexto soviético, avalia-se em que termos a derivação da forma social da comunicação, sua materialidade e funções (Bolaño, 2000) são pertinentes para uma interpretação da comunicação na URSS.
Referências
ALLEN, Robert C. Farm to Factory: A reinterpretation of the soviet industral revolution. Princeton/NJ: Princeton University Press, 2003.
ARTHUR, Christopher J. Um relógio sem corda: epitáfio para a URSS. In: A nova dialética e “O Capital” de Marx. Tradução de Pedro C. Chadarevian. São Paulo: Edipro, 2016.
BASTOS, Manoel Dourado. O caráter fetichista da informação necessária no momento da circulação simples. Revista Eptic, Vol. 20, nº 1, jan-abr. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/8516/6799. Acesso em 28 jan. 2020.
BOLAÑO, César. Indústria cultural: informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec/Polis, 2000.
__________. Campo aberto: para a crítica da epistemologia da comunicação. Aracaju: Edise, 2015.
BONNET, Alberto e PIVA, Adrián. Estado y Capital: El debate alemán sobre la derivación del Estado. Buenos Aires: Ediciones Herramienta, 2017.
DOWNNING, John D.H. The USSR and satellite communications. Space Policy, Vol. I, No. 3, 1985a, pp. 250-262.
__________. The Intersputnik system and Soviet television. Soviet Studies,Vol. XXXVII, No. 4, 1985b, pp. 465-483.
KURZ, Robert. O colapso da modernização: da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. Tradução de Karen Elsabe Barbosa. 5ª. ed. revista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. 2ª. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
ROTH-EY, Kristin. Moscow Prime Time: How the Soviet Union Built the Media Empire that Lost the Cultural Cold War. Ithaca/NY. Cornell University Press, 2011.
__________. Playing for Cultural Authority: Soviet TV Professionals and the Game Show in the 1950s and 1960s. In: CROWLEY, David e REID, Susan E (orgs.). Pleasures in Socialism: Leisure and Luxury in the Eastern Bloc. Evanston/IL: Northwestern University Press, 2010.
__________. Finding a Home for Television in the USSR, 1950-1970. Slavic Review, Vol. 66, No. 2, Verão de 2007, pp. 278-306. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/20060221. Acesso em 28 jan. 2020.
__________. “Loose Girls” on the Loose?: Sex, Propaganda and the 1957 Youth Festival. In: ILIČ, M., REID, S.E., ATTWOOD, L. (orgs.). Women in the Khrushchev Era: Studies in Russian and East European History and Society. Londres: Palgrave Macmillan, 2004.
__________. e ZAKHAROVA, Larissa. Communications and media in the USSR and Eastern Europe. Cahiers du monde russe, Vol. 56, No. 2-3, Abril de 2015, pp. 01-16. Disponível em: http://journals.openedition.org/monderusse/8182. Acesso em 28 jan. 2020.
ZAKHAROVA, Larissa. S’habiller à la soviétique: La mode et le Dégel en URSS.
Paris: CNRS Éditions, 2011.
__________. Accéder aux outils de communication en Union soviétique sous Staline. Annales. Histoire, sciences sociales, Vol 68e, No. 2, 2013, pp. 463‑497.
__________. Des techniques authentiquement socialistes? Transferts et circulations dans les télécommunications entre l'URSS et l'Europe (années 1920 - années 1960). Critique internationale, vol. no 66, no. 1, 2015a, pp. 19-35.
__________. Concevoir l’efficacité des communications en Union soviétique, fin des années 1920-début des années 1930. Histoire & mesure, vol. xxx, no. 1, 2015b, pp. 69-102.
__________. La reconfiguration des réseaux de communication dans la nouvelle Ukraine d’après‑guerre (1944‑1952). Cahiers du monde russe, vol. vol. 56, no. 2, 2015, pp. 467-494.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Manoel Dourado Bastos, Tatiana Iaquinto Ywatsugu, Willian Casagrande Fusaro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0