Mediação dialética da leitura: formação de leitores e a construção do conhecimento mediato

Autores

  • Ana Amélia Lage Martins Departamento de Processos Técnico-Documentais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6296-3441
  • Fabíola Ribeiro Farias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3139-1038

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v19i1.6311

Palavras-chave:

Mediação da Leitura, Mediação Dialética, Bibliotecas Públicas, Conhecimento Mediato

Resumo

Tomando como mote o livro de imagens Zoom, clássico do húngaro Istvan Banyai publicado originalmente para o segmento infantil, o artigo discute a mediação da leitura em bibliotecas a partir da dialética, fundamentada sobretudo no materialismo histórico e na pedagogia histórico-crítica. Constrói e apresenta a ideia de mediação da leitura como um processo comprometido com participação dos sujeitos na cultura escrita, a criação de condições para produção do conhecimento mediato e, em termos mais amplos, a realização ontológica dos sujeitos. Destaca a ideia de mediação dialética como um caminho de reflexão sobre a própria prática mediadora, em suas dimensões singular, particular e universal, e como uma alternativa de abordagem teórico-prática de formação de leitores que dialoga com compreensões de mediação comprometidas com a desalienação, a formação e a emancipação humanas

Biografia do autor

Ana Amélia Lage Martins, Departamento de Processos Técnico-Documentais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professora do Departamento de Processos Técnico-Documentais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora e mestre em Ciência da Informação (UFMG). Graduada em Biblioteconomia (UFRJ)

Fabíola Ribeiro Farias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Mestre e doutora em Ciência da Informação e graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integra o Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola - Lelit, da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde realizou estágio de pós-doutorado. Atualmente realiza estágio pós-doutoral  no Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG.

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Publicado

04/06/2023

Como citar

MARTINS, A. A. L.; FARIAS, F. R. Mediação dialética da leitura: formação de leitores e a construção do conhecimento mediato. Liinc em Revista, [S. l.], v. 19, n. 1, p. e6311, 2023. DOI: 10.18617/liinc.v19i1.6311. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6311. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

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