Mediação dialética da leitura: formação de leitores e a construção do conhecimento mediato

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v19i1.6311

Palabras clave:

Mediação da Leitura, Mediação Dialética, Bibliotecas Públicas, Conhecimento Mediato

Resumen

Tomando como mote o livro de imagens Zoom, clássico do húngaro Istvan Banyai publicado originalmente para o segmento infantil, o artigo discute a mediação da leitura em bibliotecas a partir da dialética, fundamentada sobretudo no materialismo histórico e na pedagogia histórico-crítica. Constrói e apresenta a ideia de mediação da leitura como um processo comprometido com participação dos sujeitos na cultura escrita, a criação de condições para produção do conhecimento mediato e, em termos mais amplos, a realização ontológica dos sujeitos. Destaca a ideia de mediação dialética como um caminho de reflexão sobre a própria prática mediadora, em suas dimensões singular, particular e universal, e como uma alternativa de abordagem teórico-prática de formação de leitores que dialoga com compreensões de mediação comprometidas com a desalienação, a formação e a emancipação humanas

Biografía del autor/a

  • Ana Amélia Lage Martins, Departamento de Processos Técnico-Documentais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Professora do Departamento de Processos Técnico-Documentais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora e mestre em Ciência da Informação (UFMG). Graduada em Biblioteconomia (UFRJ)

  • Fabíola Ribeiro Farias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

    Máster y Doctor en Ciencias de la Información y licenciado en Letras por la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG). Forma parte del Grupo de Investigación e Intervención en Lectura, Escritura y Literatura de la Escuela - Lelit, en la Universidad Federal del Oeste de Pará, donde realizó una pasantía posdoctoral. Actualmente se encuentra realizando una pasantía posdoctoral en el Programa de Posgrado en Estudios del Lenguaje del CEFET-MG.

     

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Publicado

04/06/2023

Número

Sección

¿Lo digital, lo tradicional, el nuevo normal? Espacios, políticas y agentes de lectura

Cómo citar

Mediação dialética da leitura: formação de leitores e a construção do conhecimento mediato. Liinc em Revista, [S. l.], v. 19, n. 1, p. e6311, 2023. DOI: 10.18617/liinc.v19i1.6311. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6311. Acesso em: 1 apr. 2025.