Imaginários algorítmicos e a mediação da Amazon na venda de livros

Autores

  • Maria Aparecida Moura Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2670-923X
  • Débora Ferreira de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0009-0001-7612-3694

Palavras-chave:

Imaginários Algorítmicos, Plataformas digitais, Economia da Atenção, Mediação da Leitura

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado sobre como são estabelecidos os imaginários algorítmicos na venda de livros pela Amazon, no Brasil. Realizou-se um estudo teórico e uma investigação dividida em duas frentes: a primeira, analisa a página de vendas de livros da Amazon, em que são verificados os mecanismos que podem fazer parte da construção dos imaginários dos usuários. A segunda frente, se constitui da análise de 1.065 tweets, que foram distribuídos, de forma não exclusiva, em quatro categorias de análises. São elas: 1) mobilização do imaginário por meio dos sentidos; 2) mobilização do imaginário durante a relação de consumo com a Amazon; 3) reconhecimento pelos usuários das ações algorítmicas; 4) referente à lógica de atuação da Amazon na venda de livros. A partir desses dois movimentos de análises, unidos à luz da literatura adotada, os resultados da investigação apontam que a lógica de operação da empresa, marcada pela sedução e fluidez, impactam tanto nos imaginários algorítmicos elaborados pelos usuários, quanto na mediação do conhecimento e da leitura, colocando em risco à bibliodiversidade. A falta de um posicionamento crítico dos usuários acerca desse modo de operar também foi apontado na pesquisa

Biografia do autor

Débora Ferreira de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação e Mestre em Comunicação.

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Publicado

04/06/2023

Como citar

MOURA, M. A.; OLIVEIRA, D. F. de. Imaginários algorítmicos e a mediação da Amazon na venda de livros. Liinc em Revista, [S. l.], v. 19, n. 1, p. e6317, 2023. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6317. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

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