O agenciamento de símbolos nacionais na construção das narrativas comunicacionais e políticas no Brasil na campanha eleitoral de 2022
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v19i2.6503Palavras-chave:
Comunicação, Consumo, Agência dos Objetos, Símbolos Nacionais, Eleições de 2022Resumo
São observadas narrativas e simbologias construídas sobre alguns usos e interpretações da bandeira nacional, as cores verde-amarelo e os slogans de campanha, bem como a identidade visual, dos então candidatos à Presidente da República de 2022 Luís Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. O objetivo é compreender alguns dos alcances que os materiais possuem de agenciar correntes de pensamento, coletivas ou individuais. Assim, o consumo, principal ponte de aquisição desses objetos e símbolos, vai além do mercantil e atinge níveis interpretativos, informativos e políticos. O estudo percebeu que a comunicação desdobrada dos objetos influencia os usos e desusos dos símbolos nacionais afinal, além do consumo, há também o não consumo desses simbolismos como formas de afirmar a partir da negação
Referências
ADORNO, Theodor. A teoria freudiana e o padrão da propaganda fascista. Margem Esquerda, São Paulo, n. 7, p. 55-78, 2006.
BENAJMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. Trad. Ernani Chaves e Susana Kampff Lages. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2011.
BLUMER, Herbert. Suggestions for the study of mass-media effects. In: Symbolic Interactionism: perspective and method. New Jersey: Prentice Hall, 1969.
BLUMER, Herbert; REIS, Caio Moraes. Sociedade como interação simbólica. Plural, v. 25, n. 2, p. 282-293, 2018.
CARRASCOZA, João Anzanello. O consumo e o não consumo: flashes de uma discussão. Signos do Consumo, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 106-114, jul./dez.
CIOCCARI, Deysi; PERSICHETTI, Simonetta. A campanha eleitoral permanente de Jair Bolsonaro: O deputado, o candidato e o presidente. Lumina, v. 13, n. 3, p. 135-151, 2019.
DOHMANN, Marcus. Cultura material: sobre uma vivência entre tangibilidades e simbolismos. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 2, n. 6, p. 41-53, set. 2017.
DOUGLAS, Mary; Isherwood, BARON. (2004). O mundo dos bens. Rio de Janeiro: UFRJ.
FUKS, Mario; MARQUES, Pedro Henrique. Polarização e contexto: medindo e explicando a polarização política no Brasil. Opinião Pública, v. 28, p. 560-593, 2023.
GROHMANN, Rafael. O que é circulação na comunicação? Dimensões epistemológicas. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 27, p. 1-13, 2020. DOI: 10.15448/1980-3729.2020.1.35881.
GUEDES, Simoni Lahud; SILVA, Edison Márcio de Almeida da. O segundo sequestro do verde e amarelo: futebol, política e símbolos nacionais. Cuadernos de Aletheia, Buenos Aires, n. 3, p. 73-89, 2019. Disponível em: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.9691/pr.9691.pdf. Acesso em: 05 jun. 2020.
GUIMARÃES, Samuel Pinheiro. Nação, nacionalismo, Estado. Estudos avançados, v. 22, p. 145-159, 2008.
INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, n. 37, p. 25-44, 2012.
REED, John. Dez dias que abalaram o mundo. Trad.: Bernardo Ajzenberg. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2010.
MILLER, Daniel. “Consumo como cultura material”. Horizontes Antropológicos, n 28, p. 33-64, 2007.
MILLER, Daniel. (2013). Trecos, troços e coisas. Rio de Janeiro: Zahar.
PEREIRA, Cláudia; MARTINELLI, Fernanda. As pessoas, as coisas e as perdas: perspectivas da cultura material e do consumo nos estudos de Daniel Miller. Sociologia & Antropologia, v. 10, p. 887-905, 2021.
REIS, Valdimir Pereira; MOREIRA, Maria Aparecida Antunes; SANTOS, Etelvina de Queiroz. INFLUÊNCIA DAS GRANDES MÍDIAS NA MANIPULAÇÃO DO PENSAMENTO ESTUDANTIL E USO DOS SÍMBOLOS NACIONAIS PARA FORJAR AS ELEIÇÕES DE 2018. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, v. 7, n. 7, 2019.
Simmel, Georg. (1955). Conflict and the web of group-affiliations (K. H. Wolff, Trad.). Glencoe, IL: The Free Press. (Obra original publicada em 1922).
SODRÉ, Muniz. A ciência do comum - Notas para o método comunicacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TANIZAKI, Junichiro. Em louvor da sombra. Trad. Leiko Gotoda. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Manuela do Corral Vieira, Amanda Santos de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0