O agenciamento de símbolos nacionais na construção das narrativas comunicacionais e políticas no Brasil na campanha eleitoral de 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v19i2.6503

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Agência dos Objetos, Símbolos Nacionais, Eleições de 2022

Resumo

São observadas narrativas e simbologias construídas sobre alguns usos e interpretações da bandeira nacional, as cores verde-amarelo e os slogans de campanha, bem como a identidade visual, dos então candidatos à Presidente da República de 2022 Luís Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. O objetivo é compreender alguns dos alcances que os materiais possuem de agenciar correntes de pensamento, coletivas ou individuais. Assim, o consumo, principal ponte de aquisição desses objetos e símbolos, vai além do mercantil e atinge níveis interpretativos, informativos e políticos. O estudo percebeu que a comunicação desdobrada dos objetos influencia os usos e desusos dos símbolos nacionais afinal, além do consumo, há também o não consumo desses simbolismos como formas de afirmar a partir da negação

Biografia do autor

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade – Consia (CNPq/UFPA).

Amanda Santos de Oliveira, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Graduanda em Comunicação Social – Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará. Bolsista de Iniciação Científica
(PIBIC/CNPq) e integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade – Consia (CNPq/UFPA).

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Publicado

30/11/2023

Como citar

VIEIRA, M. do C.; OLIVEIRA, A. S. de. O agenciamento de símbolos nacionais na construção das narrativas comunicacionais e políticas no Brasil na campanha eleitoral de 2022. Liinc em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. e6503, 2023. DOI: 10.18617/liinc.v19i2.6503. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6503. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Guerras Culturais: Informação, Política e Disputas Simbólicas