Hora do conto drag e guerras culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v19i2.6644

Palavras-chave:

Hora do conto drag, Leitura pública, Bibliotecas públicas, Censura de livros, Justiça social

Resumo

Partindo de casos de hora do conto drag em bibliotecas públicas e escolas nos EUA, procura-se a compreensão tanto da defesa da sua existência como dos ataques dirigidos à sua eliminação. Aduz-se um levantamento de situações, recentes em Portugal, dirigidas a intimidar a fruição pública de obras LGBT+, por altura das celebrações do Orgulho. Identificam-se agentes, ideias e ideologias que se têm confrontado em disputas pela hegemonização da censura e pelo mainstreaming da liberdade de expressão na leitura pública com temas e pessoas LGBT+. Ataques a bibliotecas, escolas e livros têm sido sinalizados noutros países, ameaçando direitos e agravando desigualdades sociais. Refere-se a construção de um quadro teórico, a partir de questões e conceitos das ciências sociais e humanidades sobre guerras culturais e sobre a contação drag, para a análise de textos científicos e noticiosos e da auscultação feita a ativistas em Portugal. A finalidade central deste trabalho é entender como e porquê as guerras presentes se centraram no livro e na leitura mediada por bibliotecas. Entendendo como desfinanciamento, censura e ataques com violência convergem para a debilitação da leitura pública e agravam desigualdades sociais, reflete-se sobre como a bibliodiversidade e a liberdade de expressão são requisitos fundamentais, que se vêm tornando mais atuais e prementes, para políticas culturais em democracia

Biografia do autor

Paula Sequeiros, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

É investigadora do Centro de Estudos Sociais, Univ. Coimbra (UC), Portugal. A sua área principal de pesquisa intersecciona a literacia da informação, a publicação científica e as bibliotecas. Dinamiza a enLeio, Rede de Investigação Bibliotecas, Políticas e Leitura, desde 2018. Outro foco da sua investigação é o ecofeminismo. É coeditora científica da Oficina do CES. Coorganizadora e formadora no ciclo Publicar sem Perecer, Sobreviver ao Turbilhão no CES. Coorganizadora do ciclo Leituras em Diversidade Cultural e Linguística dirigido à comunidade UC. Desenvolveu o seu Pós-doc no CES com o projeto "A biblioteca no tempo: bibliotecas dos paradigmas do impresso, do oral e do digital". Foi membro do Conselho Executivo do repositório internacional temático e-LIS, de que é editora para Portugal. Mantém compromisso com o Acesso Aberto às publicações científicas. Licenciada em História, Universidade do Porto (U.P.); Pós-Graduação em Ciências Documentais, U.P.; Mestrado em Sociedad de la Información y del Conocimiento, Universitat Oberta de Catalunya, 2002-2004; Doutorada em Sociologia, U.P., 2010, tese sobre usos e representações da biblioteca pública a partir das inscrições de leitores, do espaço e da Internet. Docente em cursos posgraduados de Ciências da Informação e da Documentação de 1988/2006. Foi documentalista em empresas e dirigiu bibliotecas em instituições do ensino superior.

Referências

–2023 book banning in the United States, 2023. Wikipedia [em linha]. [Acesso em 2 agosto 2023]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=2021%E2%80%932023_book_banning_in_the_United_States&oldid=1166356333#cite_ref-Kingkade-2021_13-4. Page Version ID: 1166356333.

ABC7 CHICAGO DIGITAL TEAM, 2022. Downers Grove Public Library cancels Drag Bingo event after cascade of threats. ABC7 Chicago [em linha]. 13 setembro 2022. [Acesso em 25 agosto 2023]. Disponível em: https://abc7chicago.com/downers-grove-public-library-drag-bingo-canceled-threats/12225119/.

ACRL PRESIDENTS, 2023. Confronting Book Challenges and Censorship in Libraries. ACRL Insider [em linha]. 4 abril 2023. [Acesso em 7 agosto 2023]. Disponível em: https://acrl.ala.org/acrlinsider/confronting-book-challenges-and-censorship-in-libraries/

ACLU, 2023. Defending democracy: ACLU 2022 Annual Report [em linha]. New York: ACLU. [Acesso em 11 agosto 2023]. Disponível em: https://www.aclu.org/report/aclu-2022-annual-report.

ADURIZ, Iñigo, 2023. Las primeras medidas de PP y Vox anticipan un retroceso histórico en derechos de las mujeres y el colectivo LGTBI. elDiario.es [em linha]. 21 junho 2023. [Acesso em 30 agosto 2023]. Disponível em: https://www.eldiario.es/politica/primeras-medidas-pp-vox-anticipan-retroceso-historico-derechos-mujeres-colectivo-lgtbi_1_10312921.html.

ALA OFFICE FOR INTELLECTUAL FREEDOM STAFF, 2016. Field Report 2016: Banned and challenged books. Intellectual freedom blog [em linha]. 30 junho 2016. [Acesso em 22 agosto 2023]. Disponível em: https://www.oif.ala.org/field-report-2016-banned-and-challenged-books/.

ALBANESE, Andrew, 2021. Librarians, educators warn of “organized” book banning efforts. PublishersWeekly.com [em linha]. 18 novembro 2021. [Acesso em 26 novembro 2021]. Disponível em: https://www.publishersweekly.com/pw/by-topic/industry-news/libraries/article/87920-librarians-educators-warn-of-organized-book-banning-efforts.html.

ALBANESE, Andrew, 2022. PEN America Report shows ‘Rapid acceleration’ of book bans in schools. PublishersWeekly.com [em linha]. 2022. [Acesso em 22 outubro 2022]. Disponível em: https://www.publishersweekly.com/pw/by-topic/industry-news/libraries/article/90366-pen-america-report-shows-rapid-acceleration-of-book-bans-in-schools-nationwide.html.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION, 2022. Voters oppose book bans in libraries. Advocacy, Legislation & Issues [em linha]. 21 março 2022. [Acesso em 3 agosto 2023]. Disponível em: https://www.ala.org/advocacy/voters-oppose-book-bans-libraries.

ANDERSON, Porter, 2022. Banned Books Week: PEN calls out “a movement to censor”. Publishing Perspectives [em linha]. 19 setembro 2022. [Acesso em 5 agosto 2023]. Disponível em: https://publishingperspectives.com/2022/09/pen-america-2532-book-bannings-part-of-a-movement/.

AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro 2021. As aparências enganam: heurísticas, estereótipos e espetacularização no processo de visibilidade midiática. Liinc em Revista [em linha]. 6 junho 2021. vol. 17, no. 1, p. e5648–e5648. [Acesso em 31 julho 2023]. DOI 10.18617/liinc.v17i1.5648. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5648. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5648

BOISSONEAULT, Lorraine, 2017. How the 19th-century Know Nothing Party reshaped american politics. Smithsonian Magazine [em linha]. 26 janeiro 2017. [Acesso em 1 agosto 2023]. Disponível em: https://www.smithsonianmag.com/history/immigrants-conspiracies-and-secret-society-launched-american-nativism-180961915/.

BRAGA, Ruy, 2023. O mito do “ódio branco” da classe trabalhadora. Blog da Boitempo [em linha]. 2 agosto 2023. [Acesso em 18 agosto 2023]. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2023/08/02/o-mito-do-odio-branco-da-classe-trabalhadora/.

CADWALLADR, Carole, 2017. Robert Mercer: the big data billionaire waging war on mainstream media. The Observer [em linha]. 26 fevereiro 2017. [Acesso em 10 agosto 2023]. Disponível em: https://www.theguardian.com/politics/2017/feb/26/robert-mercer-breitbart-war-on-media-steve-bannon-donald-trump-nigel-farage.

CALDWELL-STONE, Deborah, SWEENEY, Patrick e JOHNSON, George M., 2022; Paige Sutherland e Meghna Chakrabarti (entrev.). Censorship wars: Why have several communities voted to defund their public libraries? On Point [em linha]. 8 setembro 2022. [Acesso em 7 agosto 2023]. Disponível em: https://www.wbur.org/onpoint/2022/09/08/censorship-wars-defund-public-libraries.

CAMMAERTS, Bart, 2022. The abnormalisation of social justice: The ‘anti-woke culture war’ discourse in the UK. Discourse & Society [em linha]. 1 novembro 2022. vol. 33, no. 6, p. 730–743. [Acesso em 7 julho 2023]. DOI 10.1177/09579265221095407. Disponível em: https://doi.org/10.1177/09579265221095407. DOI: https://doi.org/10.1177/09579265221095407

COURTNEY, Kyle K. e ZISKINA, Juliya, 2023. The Publisher Playbook: a brief history of the publishing industry’s obstruction of the library mission [em linha]. Journal Article pre print. Harvard. [Acesso em 19 maio 2023]. Disponível em: https://dash.harvard.edu/handle/1/37374618.

DAVIS, Mark, 2019. A new, online culture war? The communication world of Breitbart.com. Communication Research and Practice [em linha]. 3 julho 2019. vol. 5, no. 3, p. 241–254. [Acesso em 31 julho 2023]. DOI 10.1080/22041451.2018.1558790. Disponível em: https://doi.org/10.1080/22041451.2018.1558790. DOI: https://doi.org/10.1080/22041451.2018.1558790

DORFMAN, Daniel I. et al., 2023. Bomb threats made to north suburban, Lake County public libraries. Chicago Tribune [em linha]. Chicago, 18 agosto 2023. [Acesso em 27 agosto 2023]. Disponível em: https://www.chicagotribune.com/suburbs/wilmette/ct-wlm-bomb-threats-tl-0824-20230818-gbeszyadcjc57hzcgoxd4klgm4-story.html.

DOWARD, Jamie, 2018. Steve Bannon plans foundation to fuel far right in Europe. The Guardian [em linha]. 21 julho 2018. [Acesso em 30 julho 2023]. Disponível em: https://www.theguardian.com/us-news/2018/jul/21/steve-bannon-plans-foundation-to-fuel-far-right-in-europe.

DRABINSKI, Emily, 2023. As the public focuses on book bans, the right is quietly defunding libraries. Truthout [em linha]. 21 janeiro 2023. [Acesso em 7 fevereiro 2023]. Disponível em: https://truthout.org/articles/as-the-public-focuses-on-book-bans-the-right-is-quietly-defunding-libraries/.

DRAG STORY HOUR, 2023. About. Drag Story Hour [em linha]. 2023. [Acesso em 29 agosto 2023]. Disponível em: https://www.dragstoryhour.org/about.

ELLIS, Danika, 2022. Brooklyn Library Offers Access to Banned eBooks to Teens Across the U.S. BOOK RIOT [em linha]. 13 abril 2022. [Acesso em 29 abril 2022]. Disponível em: https://bookriot.com/unbanned-books/.

CARREIRA, Pedro, 2023. As diferenças que unem retratadas no livro “No Meu Bairro” não serão silenciadas. esQrever [em linha]. 23 setembro 2023. [Acesso em 1 novembro 2023]. Disponível em: https://esqrever.com/2023/09/23/pelo-direito-ao-livro-no-meu-bairro/

FERNANDES, Telmo, ALVES, Beatriz e GATO, Jorge, 2023. Between resilience and agency: a systematic review of protective factors and positive experiences of LGBTQ+ students. Healthcare [em linha]. janeiro 2023. vol. 11, no. 14, 2098. [Acesso em 13 agosto 2023]. DOI 10.3390/healthcare11142098. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-9032/11/14/2098. DOI: https://doi.org/10.3390/healthcare11142098

FRIEDMAN, Jonathan e JOHNSON, Nadine Farid, 2022. Banned in the USA: the growing movement to censor books in schools. PEN America [em linha]. 19 setembro 2022. [Acesso em 20 setembro 2022]. Disponível em: https://pen.org/report/banned-usa-growing-movement-to-censor-books-in-schools.

GOLDENSTEIN, Taylor, 2021. Texas lawmaker probes schools for books on race, sexuality. Houston Chronicle [em linha]. 26 outubro 2021. [Acesso em 3 agosto 2023]. Disponível em: https://www.houstonchronicle.com/politics/texas/article/Texas-lawmaker-launches-probe-of-school-16565861.php.

GOODMAN, J. David, 2022. How a christian cellphone company became a rising force in Texas politics. The New York Times [em linha]. 5 outubro 2022. [Acesso em 7 agosto 2023]. Disponível em: https://www.nytimes.com/2022/10/05/us/texas-patriot-mobile.html.

HAIGHT, Iantha e HICKMAN, Annalee Pierson, 2023. The e-book wars, State legislation, and the protection of robust library collections [em linha]. SSRN Scholarly Paper. 29 junho 2023.

HARRIS, Elizabeth A. e ALTER, Alexandra, 2022. With Rising book bans, librarians have come under attack. The New York Times [em linha]. 6 julho 2022. [Acesso em 24 agosto 2023]. Disponível em: https://www.nytimes.com/2022/07/06/books/book-ban-librarians.htmlCaustic.

HARTMAN, Andrew, 2019. A War for the Soul of America: History of the Culture Wars [em linha]. 2nd ed. Chicago, IL: University of Chicago Press. [Acesso em: 4 jul. 2023]. Disponível em: https://press.uchicago.edu/ucp/books/book/chicago/W/bo37161499.html.

HEINS, Marjorie, 2001. Not in front of the children: “indecency,” censorship, and the innocence of youth. New York: Hill and Wang. ISBN 0374175454.

HIXENBAUGH, Mike, 2022. It’s marketed as the nation’s “only Christian conservative wireless provider.” Now it’s taking over school boards. NBC News [em linha]. 25 agosto 2022. [Acesso em 23 junho 2023]. Disponível em: https://www.nbcnews.com/news/us-news/-christian-cell-company-patriot-mobile-took-four-texas-school-boards-rcna44583.

ILGA-EUROPE, 2023. Annual Review of the human rights situation of lesbian, gay, bisexual, trans and intersex people in Europe and Central Asia. [em linha]. 20 fevereiro 2023. [Acesso em 13 agosto 2023]. Disponível em: https://www.ilga-europe.org/report/annual-review-2023/.

KNOX, Emily J.M., 2022. Book Banning in 21st-century America. Lanham: Rowman & Littlefield. ISBN 9781538171127.

LUSA, 2023. PSP identificou homem por perturbar iniciativa da comunidade LGBT+ em Évora. PÚBLICO [em linha]. 17 junho 2023. [Acesso em 31 outubro 2023]. Disponível em: https://www.publico.pt/2023/06/17/sociedade/noticia/psp-identificou-homem-perturbar-iniciativa-comunidade-lgbt-evora-2053700.

MA, Annie, LAUER, Claudia e LICON, Adriana Gomez, 2023. As conservatives target schools, LGBTQ+ kids and students of color feel less safe. AP News [em linha]. 7 junho 2023. [Acesso em 24 agosto 2023]. Disponível em: https://apnews.com/article/lgbtq-race-ban-schools-4c4df1728f5265eee3684268035570c2.

MAIA, Lídia Raquel Herculano, SPANIOL, Bruna Paiani Nasser e KLEIN, Eloísa Joseane da Cunha, 2022. Populismo digital e autenticidade fabricada na campanha de Jair Bolsonaro no Instagram. Liinc em Revista [em linha]. 2 novembro 2022. vol. 18, no. 2, p. e6055–e6055. [Acesso em 1 novembro 2023]. DOI 10.18617/liinc.v18i2.6055. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6055 DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v18i2.6055

MEADORS, Brian, 2019. Harry Potter and the Cedarville censors: inside the precedent-setting defeat of an Arkansas book ban. Jefferson, North Carolina: McFarland. ISBN 9781476635835.

MICHAELS, Jon D. e NOLL, David L., 2021. Vigilante Federalism [em linha]. SSRN Scholarly Paper. 2 setembro 2021. Rochester, NY. 3915944. [Acesso em 22 agosto 2023]. Disponível em: https://papers.ssrn.com/abstract=3915944.

NATANSON, Hannah, 2023. Objection to sexual, LGBTQ content propels spike in book challenges. Washington Post [em linha]. 23 maio 2023. [Acesso em 28 agosto 2023]. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/education/2023/05/23/lgbtq-book-ban-challengers/.

OLTMANN, Shannon M., 2023. The fight against book bans: perspectives from the field. Bloomsbury Publishing USA. ISBN 9781440879777.

PACHÊCO, Maria Lívia de Oliveira e SOUZA, Edivanio Duarte de, 2022. Competência crítica e desordem da informação: da atuação dos agentes ao protagonismo social. Em: Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis [em linha]. [Acesso em 21 março 2023]. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. ISBN 9786589167679. Disponível em: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1200.

PEET, Lisa, 2016. North Carolina Librarians, Library Associations React to HB2. Library Journal [em linha]. 11 maio 2016. [Acesso em 13 maio 2016]. Disponível em: https://www.libraryjournal.com/story/north-carolina-librarians-library-associations-react-to-hb2

PEN AMERICA, 2016. Missing from the shelf: book challenges and lack of diversity in chil-dren’s literature [em linha]. New York: PEN America. [Acesso em 28 agosto 2023]. Disponível em: https://pen.org/wp-content/uploads/2022/08/PEN_childrens_lit_report_FINAL_online.pdf

PENDHARKAR, Eesha, 2022. As book bans escalate, here’s what you need to know. Education Week [em linha]. 30 setembro 2022. [Acesso em 25 agosto 2023]. Disponível em: https://www.edweek.org/teaching-learning/as-book-bans-escalate-heres-what-you-need-to-know/2022/09.

PEREIRA, Inês Pinto, 2023. Livro infantil com linguagem inclusiva alvo de protesto. Autora diz ser “censura”. PÚBLICO [em linha]. 23 setembro 2023. [Acesso em 31 outubro 2023]. Disponível em: https://www.publico.pt/2023/09/23/culturaipsilon/noticia/livro-infantil-linguagem-inclusiva-alvo-protesto-autora-censura-2064389.

ROSAS, Fernando, 2019. Os desafios do presente. Em Salazar e os fascismos. Lisboa: Tinta-da-China. p. 287-298. ISBN 9789896714840.

SELVARAJ, Adit, 2023. “OK, Groomer” :(Post) Truth Rhetoric and Transphobia [em linha]. Master’s thesis. Fort Lauderdale, Davie, Florida: Nova Southeastern University. Disponível em: https://nsuworks.nova.edu/hcas_etd_all/138.

SEQUEIROS, Paula, 2022. Bibliodiversidade com democracia: políticas ABM [em impressão]. 19 novembro 2022. SocArXiv [em linha]. [Acesso em 23 novembro 2022]. Disponível em: https://osf.io/preprints/socarxiv/2rwp5/. DOI: https://doi.org/10.31235/osf.io/2rwp5

SHAFFI, Sarah, 2023. Third of UK librarians asked to censor or remove books, research reveals. The Guardian [em linha]. 20 abril 2023. [Acesso em 7 agosto 2023]. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2023/apr/20/third-of-uk-librarians-asked-to-censor-or-remove-books-research-reveals.

SOUTHERN POVERTY LAW CENTER, 2023. The year in hate & extremism [em linha]. [em linha]. Montgomery: Southern Poverty Law Center. [Acesso em 27 agosto 2023]. Disponível em: https://www.splcenter.org/year-hate-extremism-2022/.

SQUIRRELL, Tim e DAVEY, Jacob, 2023. A year of hate: understanding threats and harassment targeting drag shows and the LGBTQ+ community [em linha]. [Acesso em 29 agosto 2023]. Disponível em: https://www.isdglobal.org/isd-publications/a-year-of-hate-understanding-threats-and-harassment-targeting-drag-shows-and-the-lgbtq-community/.

WATERCUTTER, Angela, 2023. How an Iowa School District used ChatGPT to ban books. Wired [em linha]. 18 agosto 2023. [Acesso em 25 agosto 2023]. Disponível em: https://www.wired.com/story/chatgpt-ban-books-iowa-schools-sf-496/.

YORIO, Kara, 2022. Louisiana Librarian Amanda Jones Fights Back Against Online Attacks. School Library Journal [em linha]. 12 agosto 2022. [Acesso em 24 agosto 2023]. Disponível em: https://www.slj.com/story/School-librarian-of-the-year-amanda-jones-fights-back-against-online-attacks.

ZUBOFF, Shoshana, 2020. A era do capitalismo da vigilância. Lisboa: Relógio D’Água. ISBN 9789897830907.

Downloads

Publicado

30/11/2023

Como citar

SEQUEIROS, P. Hora do conto drag e guerras culturais. Liinc em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. e6644, 2023. DOI: 10.18617/liinc.v19i2.6644. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6644. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Guerras Culturais: Informação, Política e Disputas Simbólicas