Hora do conto drag e guerras culturais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v19i2.6644

Palabras clave:

Hora do conto drag, Leitura pública, Bibliotecas públicas, Censura de livros, Justiça social

Resumen

Partindo de casos de hora do conto drag em bibliotecas públicas e escolas nos EUA, procura-se a compreensão tanto da defesa da sua existência como dos ataques dirigidos à sua eliminação. Aduz-se um levantamento de situações, recentes em Portugal, dirigidas a intimidar a fruição pública de obras LGBT+, por altura das celebrações do Orgulho. Identificam-se agentes, ideias e ideologias que se têm confrontado em disputas pela hegemonização da censura e pelo mainstreaming da liberdade de expressão na leitura pública com temas e pessoas LGBT+. Ataques a bibliotecas, escolas e livros têm sido sinalizados noutros países, ameaçando direitos e agravando desigualdades sociais. Refere-se a construção de um quadro teórico, a partir de questões e conceitos das ciências sociais e humanidades sobre guerras culturais e sobre a contação drag, para a análise de textos científicos e noticiosos e da auscultação feita a ativistas em Portugal. A finalidade central deste trabalho é entender como e porquê as guerras presentes se centraram no livro e na leitura mediada por bibliotecas. Entendendo como desfinanciamento, censura e ataques com violência convergem para a debilitação da leitura pública e agravam desigualdades sociais, reflete-se sobre como a bibliodiversidade e a liberdade de expressão são requisitos fundamentais, que se vêm tornando mais atuais e prementes, para políticas culturais em democracia

Biografía del autor/a

  • Paula Sequeiros, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

    Investigadora del Centro de Estudios Sociales, Universidad de Coimbra (UC), Portugal. Su principal área de investigación intersecta la alfabetización informacional, la publicación científica y las bibliotecas. Agiliza enLeio, Rede de Investigación Bibliotecas, Políticas y Lectura, desde 2018. Otro foco de su investigación es el ecofeminismo. Es coeditora científica de Oficina do CES. Co-organizadora y formadora en el ciclo Publicar sin Perecer, Sobrevivir al Tourbillon en CES. Co-organizadora del ciclo Lecturas en Diversidad Cultural y Lingüística dirigido a la comunidad UC. Desarrolló su Post-doc en el CES con el proyecto "La biblioteca en el tiempo: bibliotecas de los paradigmas de lo impreso, oral y digital". Fue miembro del Consejo Ejecutivo del repositorio temático internacional e-LIS, del que es editora para Portugal. Mantiene compromiso con el Acceso Abierto a la publicación científica. Licenciada en Historia, Universidad de Porto (U.P.); Postgrado en Biblioteconomía y Ciencias de la Información, U.P.; Máster en Sociedad de la Información y Conocimiento, Universitat Oberta de Catalunya, 2002-2004; Doctorado en Sociología, U.P., 2010, tesis sobre los usos y representaciones de la biblioteca pública desde las inscripciones de lectores, del espacio e de Internet. Impartió docencia en cursos de postgrado de Ciencias de la Información y documentación, 1988-2006. Ex documentalista en corporaciones y directora de bibliotecas académicas.

Referencias

–2023 book banning in the United States, 2023. Wikipedia [em linha]. [Acesso em 2 agosto 2023]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=2021%E2%80%932023_book_banning_in_the_United_States&oldid=1166356333#cite_ref-Kingkade-2021_13-4. Page Version ID: 1166356333.

ABC7 CHICAGO DIGITAL TEAM, 2022. Downers Grove Public Library cancels Drag Bingo event after cascade of threats. ABC7 Chicago [em linha]. 13 setembro 2022. [Acesso em 25 agosto 2023]. Disponível em: https://abc7chicago.com/downers-grove-public-library-drag-bingo-canceled-threats/12225119/.

ACRL PRESIDENTS, 2023. Confronting Book Challenges and Censorship in Libraries. ACRL Insider [em linha]. 4 abril 2023. [Acesso em 7 agosto 2023]. Disponível em: https://acrl.ala.org/acrlinsider/confronting-book-challenges-and-censorship-in-libraries/

ACLU, 2023. Defending democracy: ACLU 2022 Annual Report [em linha]. New York: ACLU. [Acesso em 11 agosto 2023]. Disponível em: https://www.aclu.org/report/aclu-2022-annual-report.

ADURIZ, Iñigo, 2023. Las primeras medidas de PP y Vox anticipan un retroceso histórico en derechos de las mujeres y el colectivo LGTBI. elDiario.es [em linha]. 21 junho 2023. [Acesso em 30 agosto 2023]. Disponível em: https://www.eldiario.es/politica/primeras-medidas-pp-vox-anticipan-retroceso-historico-derechos-mujeres-colectivo-lgtbi_1_10312921.html.

ALA OFFICE FOR INTELLECTUAL FREEDOM STAFF, 2016. Field Report 2016: Banned and challenged books. Intellectual freedom blog [em linha]. 30 junho 2016. [Acesso em 22 agosto 2023]. Disponível em: https://www.oif.ala.org/field-report-2016-banned-and-challenged-books/.

ALBANESE, Andrew, 2021. Librarians, educators warn of “organized” book banning efforts. PublishersWeekly.com [em linha]. 18 novembro 2021. [Acesso em 26 novembro 2021]. Disponível em: https://www.publishersweekly.com/pw/by-topic/industry-news/libraries/article/87920-librarians-educators-warn-of-organized-book-banning-efforts.html.

ALBANESE, Andrew, 2022. PEN America Report shows ‘Rapid acceleration’ of book bans in schools. PublishersWeekly.com [em linha]. 2022. [Acesso em 22 outubro 2022]. Disponível em: https://www.publishersweekly.com/pw/by-topic/industry-news/libraries/article/90366-pen-america-report-shows-rapid-acceleration-of-book-bans-in-schools-nationwide.html.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION, 2022. Voters oppose book bans in libraries. Advocacy, Legislation & Issues [em linha]. 21 março 2022. [Acesso em 3 agosto 2023]. Disponível em: https://www.ala.org/advocacy/voters-oppose-book-bans-libraries.

ANDERSON, Porter, 2022. Banned Books Week: PEN calls out “a movement to censor”. Publishing Perspectives [em linha]. 19 setembro 2022. [Acesso em 5 agosto 2023]. Disponível em: https://publishingperspectives.com/2022/09/pen-america-2532-book-bannings-part-of-a-movement/.

AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro 2021. As aparências enganam: heurísticas, estereótipos e espetacularização no processo de visibilidade midiática. Liinc em Revista [em linha]. 6 junho 2021. vol. 17, no. 1, p. e5648–e5648. [Acesso em 31 julho 2023]. DOI 10.18617/liinc.v17i1.5648. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5648. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5648

BOISSONEAULT, Lorraine, 2017. How the 19th-century Know Nothing Party reshaped american politics. Smithsonian Magazine [em linha]. 26 janeiro 2017. [Acesso em 1 agosto 2023]. Disponível em: https://www.smithsonianmag.com/history/immigrants-conspiracies-and-secret-society-launched-american-nativism-180961915/.

BRAGA, Ruy, 2023. O mito do “ódio branco” da classe trabalhadora. Blog da Boitempo [em linha]. 2 agosto 2023. [Acesso em 18 agosto 2023]. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2023/08/02/o-mito-do-odio-branco-da-classe-trabalhadora/.

CADWALLADR, Carole, 2017. Robert Mercer: the big data billionaire waging war on mainstream media. The Observer [em linha]. 26 fevereiro 2017. [Acesso em 10 agosto 2023]. Disponível em: https://www.theguardian.com/politics/2017/feb/26/robert-mercer-breitbart-war-on-media-steve-bannon-donald-trump-nigel-farage.

CALDWELL-STONE, Deborah, SWEENEY, Patrick e JOHNSON, George M., 2022; Paige Sutherland e Meghna Chakrabarti (entrev.). Censorship wars: Why have several communities voted to defund their public libraries? On Point [em linha]. 8 setembro 2022. [Acesso em 7 agosto 2023]. Disponível em: https://www.wbur.org/onpoint/2022/09/08/censorship-wars-defund-public-libraries.

CAMMAERTS, Bart, 2022. The abnormalisation of social justice: The ‘anti-woke culture war’ discourse in the UK. Discourse & Society [em linha]. 1 novembro 2022. vol. 33, no. 6, p. 730–743. [Acesso em 7 julho 2023]. DOI 10.1177/09579265221095407. Disponível em: https://doi.org/10.1177/09579265221095407. DOI: https://doi.org/10.1177/09579265221095407

COURTNEY, Kyle K. e ZISKINA, Juliya, 2023. The Publisher Playbook: a brief history of the publishing industry’s obstruction of the library mission [em linha]. Journal Article pre print. Harvard. [Acesso em 19 maio 2023]. Disponível em: https://dash.harvard.edu/handle/1/37374618.

DAVIS, Mark, 2019. A new, online culture war? The communication world of Breitbart.com. Communication Research and Practice [em linha]. 3 julho 2019. vol. 5, no. 3, p. 241–254. [Acesso em 31 julho 2023]. DOI 10.1080/22041451.2018.1558790. Disponível em: https://doi.org/10.1080/22041451.2018.1558790. DOI: https://doi.org/10.1080/22041451.2018.1558790

DORFMAN, Daniel I. et al., 2023. Bomb threats made to north suburban, Lake County public libraries. Chicago Tribune [em linha]. Chicago, 18 agosto 2023. [Acesso em 27 agosto 2023]. Disponível em: https://www.chicagotribune.com/suburbs/wilmette/ct-wlm-bomb-threats-tl-0824-20230818-gbeszyadcjc57hzcgoxd4klgm4-story.html.

DOWARD, Jamie, 2018. Steve Bannon plans foundation to fuel far right in Europe. The Guardian [em linha]. 21 julho 2018. [Acesso em 30 julho 2023]. Disponível em: https://www.theguardian.com/us-news/2018/jul/21/steve-bannon-plans-foundation-to-fuel-far-right-in-europe.

DRABINSKI, Emily, 2023. As the public focuses on book bans, the right is quietly defunding libraries. Truthout [em linha]. 21 janeiro 2023. [Acesso em 7 fevereiro 2023]. Disponível em: https://truthout.org/articles/as-the-public-focuses-on-book-bans-the-right-is-quietly-defunding-libraries/.

DRAG STORY HOUR, 2023. About. Drag Story Hour [em linha]. 2023. [Acesso em 29 agosto 2023]. Disponível em: https://www.dragstoryhour.org/about.

ELLIS, Danika, 2022. Brooklyn Library Offers Access to Banned eBooks to Teens Across the U.S. BOOK RIOT [em linha]. 13 abril 2022. [Acesso em 29 abril 2022]. Disponível em: https://bookriot.com/unbanned-books/.

CARREIRA, Pedro, 2023. As diferenças que unem retratadas no livro “No Meu Bairro” não serão silenciadas. esQrever [em linha]. 23 setembro 2023. [Acesso em 1 novembro 2023]. Disponível em: https://esqrever.com/2023/09/23/pelo-direito-ao-livro-no-meu-bairro/

FERNANDES, Telmo, ALVES, Beatriz e GATO, Jorge, 2023. Between resilience and agency: a systematic review of protective factors and positive experiences of LGBTQ+ students. Healthcare [em linha]. janeiro 2023. vol. 11, no. 14, 2098. [Acesso em 13 agosto 2023]. DOI 10.3390/healthcare11142098. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-9032/11/14/2098. DOI: https://doi.org/10.3390/healthcare11142098

FRIEDMAN, Jonathan e JOHNSON, Nadine Farid, 2022. Banned in the USA: the growing movement to censor books in schools. PEN America [em linha]. 19 setembro 2022. [Acesso em 20 setembro 2022]. Disponível em: https://pen.org/report/banned-usa-growing-movement-to-censor-books-in-schools.

GOLDENSTEIN, Taylor, 2021. Texas lawmaker probes schools for books on race, sexuality. Houston Chronicle [em linha]. 26 outubro 2021. [Acesso em 3 agosto 2023]. Disponível em: https://www.houstonchronicle.com/politics/texas/article/Texas-lawmaker-launches-probe-of-school-16565861.php.

GOODMAN, J. David, 2022. How a christian cellphone company became a rising force in Texas politics. The New York Times [em linha]. 5 outubro 2022. [Acesso em 7 agosto 2023]. Disponível em: https://www.nytimes.com/2022/10/05/us/texas-patriot-mobile.html.

HAIGHT, Iantha e HICKMAN, Annalee Pierson, 2023. The e-book wars, State legislation, and the protection of robust library collections [em linha]. SSRN Scholarly Paper. 29 junho 2023.

HARRIS, Elizabeth A. e ALTER, Alexandra, 2022. With Rising book bans, librarians have come under attack. The New York Times [em linha]. 6 julho 2022. [Acesso em 24 agosto 2023]. Disponível em: https://www.nytimes.com/2022/07/06/books/book-ban-librarians.htmlCaustic.

HARTMAN, Andrew, 2019. A War for the Soul of America: History of the Culture Wars [em linha]. 2nd ed. Chicago, IL: University of Chicago Press. [Acesso em: 4 jul. 2023]. Disponível em: https://press.uchicago.edu/ucp/books/book/chicago/W/bo37161499.html.

HEINS, Marjorie, 2001. Not in front of the children: “indecency,” censorship, and the innocence of youth. New York: Hill and Wang. ISBN 0374175454.

HIXENBAUGH, Mike, 2022. It’s marketed as the nation’s “only Christian conservative wireless provider.” Now it’s taking over school boards. NBC News [em linha]. 25 agosto 2022. [Acesso em 23 junho 2023]. Disponível em: https://www.nbcnews.com/news/us-news/-christian-cell-company-patriot-mobile-took-four-texas-school-boards-rcna44583.

ILGA-EUROPE, 2023. Annual Review of the human rights situation of lesbian, gay, bisexual, trans and intersex people in Europe and Central Asia. [em linha]. 20 fevereiro 2023. [Acesso em 13 agosto 2023]. Disponível em: https://www.ilga-europe.org/report/annual-review-2023/.

KNOX, Emily J.M., 2022. Book Banning in 21st-century America. Lanham: Rowman & Littlefield. ISBN 9781538171127.

LUSA, 2023. PSP identificou homem por perturbar iniciativa da comunidade LGBT+ em Évora. PÚBLICO [em linha]. 17 junho 2023. [Acesso em 31 outubro 2023]. Disponível em: https://www.publico.pt/2023/06/17/sociedade/noticia/psp-identificou-homem-perturbar-iniciativa-comunidade-lgbt-evora-2053700.

MA, Annie, LAUER, Claudia e LICON, Adriana Gomez, 2023. As conservatives target schools, LGBTQ+ kids and students of color feel less safe. AP News [em linha]. 7 junho 2023. [Acesso em 24 agosto 2023]. Disponível em: https://apnews.com/article/lgbtq-race-ban-schools-4c4df1728f5265eee3684268035570c2.

MAIA, Lídia Raquel Herculano, SPANIOL, Bruna Paiani Nasser e KLEIN, Eloísa Joseane da Cunha, 2022. Populismo digital e autenticidade fabricada na campanha de Jair Bolsonaro no Instagram. Liinc em Revista [em linha]. 2 novembro 2022. vol. 18, no. 2, p. e6055–e6055. [Acesso em 1 novembro 2023]. DOI 10.18617/liinc.v18i2.6055. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6055 DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v18i2.6055

MEADORS, Brian, 2019. Harry Potter and the Cedarville censors: inside the precedent-setting defeat of an Arkansas book ban. Jefferson, North Carolina: McFarland. ISBN 9781476635835.

MICHAELS, Jon D. e NOLL, David L., 2021. Vigilante Federalism [em linha]. SSRN Scholarly Paper. 2 setembro 2021. Rochester, NY. 3915944. [Acesso em 22 agosto 2023]. Disponível em: https://papers.ssrn.com/abstract=3915944.

NATANSON, Hannah, 2023. Objection to sexual, LGBTQ content propels spike in book challenges. Washington Post [em linha]. 23 maio 2023. [Acesso em 28 agosto 2023]. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/education/2023/05/23/lgbtq-book-ban-challengers/.

OLTMANN, Shannon M., 2023. The fight against book bans: perspectives from the field. Bloomsbury Publishing USA. ISBN 9781440879777.

PACHÊCO, Maria Lívia de Oliveira e SOUZA, Edivanio Duarte de, 2022. Competência crítica e desordem da informação: da atuação dos agentes ao protagonismo social. Em: Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis [em linha]. [Acesso em 21 março 2023]. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. ISBN 9786589167679. Disponível em: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1200.

PEET, Lisa, 2016. North Carolina Librarians, Library Associations React to HB2. Library Journal [em linha]. 11 maio 2016. [Acesso em 13 maio 2016]. Disponível em: https://www.libraryjournal.com/story/north-carolina-librarians-library-associations-react-to-hb2

PEN AMERICA, 2016. Missing from the shelf: book challenges and lack of diversity in chil-dren’s literature [em linha]. New York: PEN America. [Acesso em 28 agosto 2023]. Disponível em: https://pen.org/wp-content/uploads/2022/08/PEN_childrens_lit_report_FINAL_online.pdf

PENDHARKAR, Eesha, 2022. As book bans escalate, here’s what you need to know. Education Week [em linha]. 30 setembro 2022. [Acesso em 25 agosto 2023]. Disponível em: https://www.edweek.org/teaching-learning/as-book-bans-escalate-heres-what-you-need-to-know/2022/09.

PEREIRA, Inês Pinto, 2023. Livro infantil com linguagem inclusiva alvo de protesto. Autora diz ser “censura”. PÚBLICO [em linha]. 23 setembro 2023. [Acesso em 31 outubro 2023]. Disponível em: https://www.publico.pt/2023/09/23/culturaipsilon/noticia/livro-infantil-linguagem-inclusiva-alvo-protesto-autora-censura-2064389.

ROSAS, Fernando, 2019. Os desafios do presente. Em Salazar e os fascismos. Lisboa: Tinta-da-China. p. 287-298. ISBN 9789896714840.

SELVARAJ, Adit, 2023. “OK, Groomer” :(Post) Truth Rhetoric and Transphobia [em linha]. Master’s thesis. Fort Lauderdale, Davie, Florida: Nova Southeastern University. Disponível em: https://nsuworks.nova.edu/hcas_etd_all/138.

SEQUEIROS, Paula, 2022. Bibliodiversidade com democracia: políticas ABM [em impressão]. 19 novembro 2022. SocArXiv [em linha]. [Acesso em 23 novembro 2022]. Disponível em: https://osf.io/preprints/socarxiv/2rwp5/. DOI: https://doi.org/10.31235/osf.io/2rwp5

SHAFFI, Sarah, 2023. Third of UK librarians asked to censor or remove books, research reveals. The Guardian [em linha]. 20 abril 2023. [Acesso em 7 agosto 2023]. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2023/apr/20/third-of-uk-librarians-asked-to-censor-or-remove-books-research-reveals.

SOUTHERN POVERTY LAW CENTER, 2023. The year in hate & extremism [em linha]. [em linha]. Montgomery: Southern Poverty Law Center. [Acesso em 27 agosto 2023]. Disponível em: https://www.splcenter.org/year-hate-extremism-2022/.

SQUIRRELL, Tim e DAVEY, Jacob, 2023. A year of hate: understanding threats and harassment targeting drag shows and the LGBTQ+ community [em linha]. [Acesso em 29 agosto 2023]. Disponível em: https://www.isdglobal.org/isd-publications/a-year-of-hate-understanding-threats-and-harassment-targeting-drag-shows-and-the-lgbtq-community/.

WATERCUTTER, Angela, 2023. How an Iowa School District used ChatGPT to ban books. Wired [em linha]. 18 agosto 2023. [Acesso em 25 agosto 2023]. Disponível em: https://www.wired.com/story/chatgpt-ban-books-iowa-schools-sf-496/.

YORIO, Kara, 2022. Louisiana Librarian Amanda Jones Fights Back Against Online Attacks. School Library Journal [em linha]. 12 agosto 2022. [Acesso em 24 agosto 2023]. Disponível em: https://www.slj.com/story/School-librarian-of-the-year-amanda-jones-fights-back-against-online-attacks.

ZUBOFF, Shoshana, 2020. A era do capitalismo da vigilância. Lisboa: Relógio D’Água. ISBN 9789897830907.

Publicado

30/11/2023

Número

Sección

Guerras Culturais: Informação, Política e Disputas Simbólicas

Cómo citar

Hora do conto drag e guerras culturais. Liinc em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. e6644, 2023. DOI: 10.18617/liinc.v19i2.6644. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6644.. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artículos similares

1-10 de 634

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.