Hegemonia e distinção em manifestações de humoristas brasileiros sobre liberdade de expressão
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v19i2.6654Palavras-chave:
Humor, Campo, Liberdade de Expressão, Hegemonia, HabitusResumo
O artigo pretende contribuir para a compreensão das formas pelas quais são representados, em discursos produzidos por humoristas brasileiros, o lugar e o papel da categoria liberdade de expressão em relação às disputas por capital e às formas de distinção no campo do humor. Nesse percurso, espera-se investigar os modos pelos quais elementos relacionados a processos de produção de hegemonia no campo humorístico, com destaque para a mobilização da liberdade de expressão na galvanização de imaginários difusos, relacionam-se com as regras internalizadas por seus atores sociais e suas estratégias de distinção. Para tanto, elege-se, como estudo de caso, a intensa repercussão midiática do episódio no qual o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, em 16 de maio de 2023, a remoção do vídeo Perturbador, publicado em 2022 no canal do comediante Léo Lins no YouTube. Como corpus, foram examinados enunciados de humoristas em episódios de podcasts brasileiros. A pesquisa evidenciou que a demarcação de posicionamentos em defesa da liberdade de expressão desempenha papel central na forma como humoristas representam o campo humorístico em suas falas; além disso, à tentativa de fixar um sentido último, supostamente verdadeiro e incontestável, sobre o que significa fazer comédia, parece corresponder um habitus legitimado entre humoristas brasileiros cujos enunciados vinculam-se ao que denominamos articulação discursiva hegemônica no campo do humor
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