Mediação da informação com a geração z

desafios e competências necessárias para o profissional da informação

Autores

  • Joana Andre Machuza-Matenga Escola Superior de Jornalismo. Maputo, Moçambique.
  • Tamara de Souza Brandão Guaraldo Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Marília, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7925-2021
  • Juliana Colussi Ribeiro Universidad Rey Juan Carlos. Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade. Madrid, Espanha. https://orcid.org/0000-0002-6324-3857
  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Marília, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3629-7435

DOI:

https://doi.org/10.18617/

Palavras-chave:

Mediação da informação, Geração Z, Competências, profissional da informação

Resumo

Esta pesquisa visa discutir os desafios e competências necessárias para o profissional da informação na mediação da informação com a geração Z. Para este trabalho realizou-se um estudo qualitativo- exploratório e uma pesquisa bibliográfica a partir de uma revisão sistemática da literatura na base de dados da BRAPCI. Os resultados da pesquisa indicam que os desafios dos profissionais estão ligados ao domínio da tecnologia e Internet não só para a busca do conhecimento, mas sobretudo para potencializar a competência em informação e orientar os sujeitos informacionais na busca pela informação. Em relação às competências necessárias destacam-se as competências informacionais, tecnológicas, mediáticas e de relacionamento para que o profissional da informação possa realizar a mediação da informação, a partir do entendimento do processo da mediação que envolve a ação ativa tanto do profissional como do sujeito informacional. 

 

 

Biografia do Autor

  • Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Marília, SP, Brasil.

    Doutora em Ciência da Informação pela FFC Unesp - Marília (2013). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da FFC Unesp (PPGCI). Professora Assistente Doutora dos cursos de Relações Públicas, Design e Radialismo da FAAC UNESP- Bauru. Vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Informação e Gestão (CIG). No Doutorado contou com bolsa Capes, tendo cursado Gestão da Comunicação na Universidade Nacional de La Plata (UNLP) - Argentina, com bolsa AUGM (Associação Universitária grupo Montevidéu). Mestre em Comunicação pela UNESP (2005), com bolsa Capes, e graduada em Comunicação Social - Jornalismo, UNESP (2000). Licenciada em Programa especial de formação Docente (UNIMES, 2007). Atuou como Professora de Educação Básica I na Rede Pública Estadual de Ensino (SEDUC-SP). É pesquisadora, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mediação, gestão da informação e do conhecimento; usuários da informação; leitura; metodologias ativas; análise do discurso. Possui experiência docente (Unesp, FIB, FAEF) e profissional nas áreas de Comunicação, Relações Públicas e Assessoria.

  • Juliana Colussi Ribeiro, Universidad Rey Juan Carlos. Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade. Madrid, Espanha.

    Professora Doutora, assistente do Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade na Universidade Rei Juan Carlos (Espanha). Foi professora associada e pesquisadora do Programa de Jornalismo e Opinião Pública da Universidad del Rosario (Colômbia), com pós-doutorado em Desinformação na Universidade da Beira Interior (Portugal). Doutorada em Jornalismo pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha), onde realizou a sua investigação de doutoramento sobre blogs jornalísticos espanhóis e brasileiros com uma bolsa de investigação do Fundo Europeu da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), de Portugal. Mestre em Jornalismo pela Universidade Complutense de Madrid e Mestre em Comunicação Midiática e Licenciatura em Jornalismo pela Unesp (Brasil). Entre os principais temas dos projetos de pesquisa trabalhados pela pesquisadora, estão: desinformação nas redes sociais, jornalismo móvel e novas narrativas jornalísticas. Possui mais de 45 publicações, sendo 30 artigos em periódicos indexados e 15 capítulos de livros, além de dois livros editados

  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Marília, SP, Brasil.

    Possui Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1974), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) e Professor Colaborador do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Cariri. Líder do Grupo de Pesquisa "Informação: Mediação, Cultura, Leitura e Sociedade". Vogal da diretoria da EDICIC. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: Informação e Sociedade, Mediação da Informação, Serviço de Referência e Informação, Bibliotecas Públicas e Biblioteconomia. Mantenedor do site Infohome (www.ofaj.com.br).

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Osvaldo Francisco de, 2009. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, vol. 2, no. 1, p. 89-103. [Acesso em 21 setembro 2022]. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/119300.

ALMEIDA JÚNIOR, Osvaldo Francisco de, 2000. Profissional da informação: entre o espírito e a produção. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim; DANTE, Glória Ponjuan (org.). O profissional da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis. p. 31-52. [Acesso em 21 abril 2024]. Disponível em: https://abecin.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Profissionais-da-informacao.pdf.

ALMEIDA JÚNIOR, Osvaldo Francisco de; SANTOS NETO, João Arlindo dos, 2014. Mediação da informação e a organização do conhecimento: interrelações. Inf. Inf., vol. 19, no. 2, p. 98 – 116. [Acesso em 20 janeiro 2023]. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p98.

ALVES, Ana Paula Meneses; VIGENTIM, Uilian Donizete, 2013. Mediação da informação e acessibilidade: a função social do profissional da informação para a inclusão e reconhecimento político das diferenças. Em: XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Florianópolis, SC, 2013. [Acesso em 12 abril 2024]. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/files/original/8/2518/1630-1643-1-PB.pdf.

ALVES, Carolina Vitória de Oliveira Correia; BELLUZZO, Regina Célia Baptista, 2022. A competência em informação como elemento essencial para a mediação da informação em ambiente organizacional na sociedade midiatizada. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 18, no. 2, p. 01-18. [Acesso em 31 março 2024]. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/202592.

BARDIN, Laurence, 2016. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista, 2007. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. 2.ed. Bauru: Cá Entre Nós.

CARDOSO, Josiclea dos Santos; MUNIZ, Maíra de Jesus Sousa Silva; VIEIRA, Joelma Almeida Santos, 2016. Bibliotecas escolares e os nativos digitais. Revista Bibliomar, vol. 14, no. 1, p. 9-21. [Acesso em 31 março 2024]. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/126443.

CAVALCANTE, Kátia Viana; BRITO, Yulli Rezende; VLAXIO, Felipe, 2016. As metamorfoses da biblioteca para a geração z: proposta de implementação para o espaço cultural Bezerra de Menezes. RACIn, vol. 4, no. 2, p. 43-56. [Acesso em 31 março 2024]. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/80839.

GARCIA, Andressa Rayanne Souza; SOUSA, Ana Lívia Mendes de, 2017. Mediação da Informação no Contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação: uma reflexão sobre o impacto dessas ferramentas em bibliotecas públicas. Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, vol.3, no. 2, p. 28-37. [Acesso em 12 maio 2024]. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/52148.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques, 2019. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, vol. 6, no. 1, p.57-73. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. [Acesso em 16 abril 2024]. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835.

GIL, António Carlos, 2008. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas.

GOMES, Henriette Ferreira, 2021. Informação, estudos e fazeres: travessias assertivas da mediação e suas dimensões como fundamento da ciência da informação. Inf. Inf., vol. 26, no. 4, p. 109 – 145. DOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n4p109. [Acesso em 02 maio 2024]. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p109.

LANZI, Lucirene Andréa Catini, et al., 2012. Tecnologias de informação e comunicação no cotidiano dos adolescentes: enfoque no comportamento e nas competências digitais e informacionais da “geração Google”. Inf. Inf., vol. 17, no. 3, p. 49 – 75. DOI: 10.5433/1981-8920.2012v17n3p49 . [Acesso em 31 março 2024]. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n3p49.

NOVELLI, Valéria Aparecida Moreira; HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado; GRACIOSO, Luciana de Souza, 2011. Reflexões sobre a mediação da informação na perspectiva dos usuários. Biblionline, vol. 7, no. 1, p.3-10. [Acesso em 31 março 2024]. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/16426.

OTTONICAR, Selma Letícia Capinzaiki, et al., 2021. Competência midiática no processo de inteligência competitiva voltada ao uso das mídias sociais: modelo de interrelação aplicável nas organizações. Perspectivas em Ciência da Informação, vol.26, no. 2, p. 37-57. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3881.

PACHECO, Cíntia Gomes; CALDERA, Orledys Maria de Jesus López; ULIAN, Simone Maria Gonçalves de Oliveira, 2022. As dimensões da mediação da informação e das competências em informação na construção do protagonismo social. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 18, no. 2, p. 01-18. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1828.

PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomer de; HADJ-IDRIS, Farid; FERREIRA, Fauster Barbosa, 2010. Competências de Relacionamentos na Dinamização de Negócios Internacionais: O Caso de Empresas de Base Tecnológica na Região Metropolitana do Recife. Em: VI encontro de estudos sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas. Recife, PE, 2010. [Acesso em 12 abril 2024]. Disponível em: https://anegepe.org.br/wp-content/uploads/2021/09/PE103.pdf.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de, 2013. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Académico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale. [Acesso em 15 jun. 2021]. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf.

REIS, Elismar Vicente; TOMAÉL, Maria Inês, 2017. A geração z e as plataformas tecnológicas. Inf. Inf., vol. 22, no. 2, p. 371 – 388. DOI: 10.5433/1981-8920.2017v22n2p371. [Acesso em 15 maio 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p371.

SANTOS, Beatriz Andreotti; ARRUDA, Maria Aparecida J.; GUARALDO, Tamara de Souza Brandão, 2020. A mediação da informação e da cultura: uma discussão contextual. In: SANTOS NETO, João Arlindo dos; ALMEIDA JUNIOR, Osvaldo Francisco de; BORTOLIN, Sueli. (org.). Perspectivas em mediação no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Abecin Editora. p. 16-41. [Acesso em 12 maio 2024]. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/editora.

SANTOS, Plácida L. V Amorim da Costa, 2002. As Novas Tecnologias na Formação do Profissional da Informação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (coord.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis. p. 103-116. [Acesso em 05 abril 2024]. Disponível em: https://abecin.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Formacao-do-profissional.pdf.

SILVA, Ketia Kellen Araújo da; BEHAR, Patricia Alejandra, 2019. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte, vol. 35, e209940, p. 1-32. [Acesso em 20 abril 2024]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698209940.

SOUZA, Aurea Celeste Pires de; ALCARÁ, Adriana Rosecler, 2021. Competência em informação e as diferentes gerações. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 17, no. esp., p. 01-20. [Acesso em 31 março 2024]. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/216943.

TARGINO, Maria das Graças, 2020. Quem é o profissional da informação? Transinformação, vol. 12, n0. 2, p. 61-69. [Acesso em 11 maio 2024]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/MhsxrLLcVF4jCBD7zWyxrbf/?format=pdf&lang=pt.

THOMPSON, John B., 2018. A interação mediada na era digital. Matrizes, vol. 12, no 3, p. 17-44. [Acesso em 03 maio 2024]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i3p17-44.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim, 2002. Formação: competências e habilidades do profissional da informação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (coord.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis. p. 117-132. [Acesso em 21 abril 2024]. Disponível em: https://abecin.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Formacao-do-profissional.pdf.

VIGNOLI, Richele Grenge; BORTOLIN, Sueli, 2014. A biblioteca escolar e as mediações com a geração polegar. Bibl. Esc. em R., vol. 2, no. 2, p. 45-59. DOI: 10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106598. [Acesso em 21 março 2024]. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106598.

WALTER, Maria Tereza Machado Teles, 2005. A formação do profissional da informação relacionada às tecnologias de informação: os bibliotecários na perspectiva da literatura, Reflexões. Enc. Bibli., no.19, p. 01-20. [Acesso em 06 maio 2024]. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/45996.

ZANINELLI, Thais; CALDEIRA, Giseli; FONSECA, Diego Leonardo de Souza, 2022. Veteranos, baby boomers, nativos digitais, gerações x, y e z, geração polegar e geração alfa: perfil geracional dos atuais e potenciais usuários das bibliotecas universitárias. Brazilian Journal of Information Science: Research trends, vol.16, p. 01-25, publicação contínua. DOI: 10.36311/1981-1640.2022.v16.e02143. [Acesso em 25 fevereiro 2024]. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2022.v16.e02143.

ZANINELLI, Thais; REIS, Sandra Gomes de Oliveira; PERES, Ana Luísa Moure, 2021. O desejo de modernização das bibliotecas universitárias pelos nativos digitais: tendência ou modismo?. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 17, p. 1-26. [Acesso em 31 março 2024]. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1475.

Downloads

Publicado

30/12/2025