Competência em Informação e Desinfodemia no contexto da pandemia de Covid-19

Autores

  • Marianna Zattar Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Centro de Ciência Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3328-3591

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5391

Palavras-chave:

Competência em Informação, Desinformação, Infodemia, Desinfodemia

Resumo

A educação no âmbito informacional pode ser um caminho para o controle da infodemia e da desinfodemia neste contexto pandêmico. Deste modo, apresenta-se aqui o resultado de uma pesquisa cujo objetivo central é indicar duas ações de competência em informação, no âmbito da desinfodemia da COVID-19. Para tanto, uma pesquisa qualitativa é realizada a partir de um recorte teórico-conceitual assentado em quatro conceitos analíticos entre infodemia, desinformação, desinfodemia e competência em informação, do ponto de vista da educação nas dinâmicas informacionais. A competência em informação é apresentada no escopo das ações voltadas para o público-alvo das informações falsas sobre a COVID-19, com o objetivo de promover o pensamento crítico e a avaliação de fontes de informação, em diferentes ambientes e dinâmicas informacionais. Como resultado, e com o objetivo de ilustrar duas dinâmicas em competência em informação, são apresentadas as iniciativas da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) e do VI Fórum sobre Competência em Informação: pesquisas e práticas, realizado no Rio de Janeiro, na perspectiva da educação em informação. Conclui que iniciativas de competência em informação devem ser vistas sob a perspectiva da promoção dos direitos dos cidadãos na medida em que a educação em dinâmicas informacionais pode promover práticas informacionais críticas, éticas e solidárias

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Publicado

11/12/2020

Como citar

ZATTAR, M. Competência em Informação e Desinfodemia no contexto da pandemia de Covid-19. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e5391, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5391. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5391. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19