A institucionalização da interdisciplinaridade e a universidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v1i1.188Palabras clave:
Universidade; Reforma; Mobilidade; Empregabilidade, InterdisciplinaridadeResumen
O debate sobre o imperativo de uma reforma da Universidade deve ganhar especial importância no Brasil. Questões que estão nas agendas internacionais, como mobilidade no processo de formação e na vida profissional, a empregabilidade e formações generalistas, são sugeridas como parâmetros norteadores. O desenho institucional que sairá da reforma é objeto de reflexão, com destaque para a interdisciplinaridade. A experiência européia é evocada como ponto de referência. O desafio é romper com a cultura conservadora, que orienta os rumos da Universidade.
Referencias
BARTHOLO, R.S. Solidão e liberdade: notas sobre a contemporaneidade de Wilhelm Von Humboldt. In: BURSZTYN, M. (Org.). Ciência, ética e sustentabilidade: desafios ao novo século. São Paulo: Cortez: Unesco, 2000.
BRONOWSKI, J. Science and human values. New York: Harper&Row, 1972.
______. The common sense of science. Cambridge: Harvard University Press, 1978.
BUARQUE, C. A aventura da universidade. São Paulo: Paz e Terra: Unesp, 1994.
______. Ponto de partida: relatório da administração 85-89: o que falta fazer nas próximas décadas. Brasília: UnB,1989. Mimeografado.
BURSZTYN, M. Meio ambiente e interdisciplinaridade: desafios ao mundo acadêmico. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba: Universidade Federal do Paraná, n. 10, p. 67-76, 2004.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Programa Nacional de Pós-Graduação (PNPG): 2005-2010. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2005.
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPÉIAS. O papel das universidades na Europa do conhecimento. Bruxelas: CCE, 2003.
DRUMMOND, J. A. Ciência sócio-ambiental: notas sobre uma abordagem necessariamente eclética. In: ROLIM, Rivail Carvalho et al. (Org.). História, espaço e meio ambiente. Maringá: Anpuh-PR, 2000. Coletânea do VI Encontro Regional de História da Anpuh.
______. Os cientistas sociais na construção da agenda ambiental contemporânea: uma participação retardatária e parcialmente equivocada. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 28., 2004, Caxambu.
FUKUYAMA, F. The end of history and the last man. New York: Maxwell-MacMillan, 1992.
GORZ, A. L´immatériel: connaissance, valeur et capital. Paris: Galilée, 2003.
HORGAN, J. The end of science. Reading: Addison-Wesley, 1996.
ILLICH, I. Deschooling society. Harmondsworth: Penguin, 1976.
MORIN, E. La Méthode 6: éthique. Paris : Seuil, 2004.
______. La tête bien faite. Paris : Sueil, 1999.
______. Les sept savoirs necéssaires à l´education du futur. Paris : Seuil, 2000.
______. O método 2: vida da vida. Cintra: Europa-América, 1980.
PASSET, R. L´illusion néo-libérale. Paris: Fayard, 2000.
SACHS, I. Ecodesenvolvimento: crescer sem destruir. São Paulo: Vértice, 1986. Liinc em Revista, v.1, n.1, março 2005, p. 38-53 http://www.ibict.br/liinc 52
______. Estratégias de transição para o século XXI . In: BURSZTYN, Marcel (Org.). Para pensar o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Brasiliense, 1993.
SCHUMACHER, E. F. O negócio é ser pequeno. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1979.
WILSON, E. O. Consilience: the unity of knowledge. New York: Alfred A. Knopf, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Marcel Bursztyn

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0