Informação, imagem e memória
uma análise de discurso em jornais da imprensa negra da Biblioteca da Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v7i1.417Palabras clave:
Ciência da Informação, memória, imprensa negra, análise do discurso, Information Science, memory, black press, discourse analysisResumen
A Ciência da Informação, como área de conhecimento, preocupa-se em trazer para seus estudos a abordagem transdisciplinar, permitindo interagir com outros campos do conhecimento, a fim de buscar elementos conceituais para contribuir com a sua estrutura teórica e prática para a informação na área da comunicação em busca do conhecimento contextualizado. O debate sobre a memória requer reflexões nas pesquisas em Ciência da Informação, sobretudo quando analisada do ponto de vista de como a história do(a) negro(a) se faz presente, como memória, no discurso jornalístico. Através dos jornais são catalisadas as expressões políticas, institucionais, diálogos socializantes sobre as relações interraciais, legitimando a desigualdade social pela cor da pele. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é analisar a construção de imagens sobre os(as) negros(as) no discurso jornalístico, tomando como foco de análise os jornais da imprensa negra, O Menelick e A Pérola, que circularam no ano de 1916. Especificamente pretende: a) identificar e mapear as edições dos jornais da imprensa negra armazenados no repositório da UFC; b) localizar o papel da imprensa negra no campo jornalístico e sua produção no ano de 1916; c) relacionar os discursos sobre o negro, produzidos pela imprensa negra com o contexto histórico, político, econômico e cultural do período analisado. A metodologia mais apropriada para ser utilizada é a que propicia uma abordagem discursiva na linha de Eni Orlandi (2009) e a de Patrick Charaudeau (2009), as quais não se preocupam com a quantificação na construção dos dados, pois estes são reunidos em função de sua qualidade, de suas características, exigindo-nos uma tarefa de conceituação. Diante da análise dos jornais, constatou-se que o negro é apresentado por cenários compostos de protestos, reivindicações, formação educacional e seu desejo de integração na sociedade, ou seja, por um discurso permeado pela busca da sua identidade.
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