A representação da produção artesanal indígena no tesauro de cultura material dos índios no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4321Resumen
RESUMO O Tesauro de cultura material dos índios no Brasil foi desenvolvido com o objetivo de estabelecer uma terminologia-padrão representativa do material produzido pelas sociedades indígenas existentes no Brasil. Esta terminologia foi preparada para indexar as coleções de documentos do acervo etnológico do Museu do Índio e facilitar o processo de comunicação entre os Serviços do Museu e seus pesquisadores. Neste trabalho, procurou-se unir a referência teórica existente em ciência da informação, especificamente no domínio da organização do conhecimento, sobre desenvolvimento de tesauros e uma experiência prática, explorando os aspectos metodológicos da construção de um tesauro conceitual.
Palavras-chave: Tesauro Conceitual; Padronização Terminológica; Indexação; Recuperação da Informação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0