Representação do conceito de mulher na Classificação Decimal Dewey (CDD) a na Classificação Decimal Universal (CDU)

duas perspetivas sobre o mesmo conceito?

Autores/as

  • Maria da Graça Simões Universidad de Léon. Espanha.
  • Blanca Rodríguez Bravo Universidad de Léon. Espanha.
  • Olívia Pestana

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4340

Palabras clave:

Mulher, Classificação Decimal Dewey, Classificação Decimal Universal

Resumen

A dinâmica e a emergência de novos conhecimentos exige que se construam novos sistemas de organização de conhecimento e se revejam outros, para a sua localização e acesso. Nesse processo, as estruturas de organização do conhecimento assumem particular relevância como instrumentos eficazes de efetuar esses propósitos. Pela sua longevidade, destacam-se as classificações bibliográficas, entre as quais a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e a Classificação Decimal Universal (CDU). Propõe-se como objetivo identificar como esses dois sistemas representam o conceito mulher e se tal pode ser considerado indicador de duas perspetivas sobre o mesmo conceito. Adotou-se uma abordagem qualitativa exploratória, baseada na revisão da literatura e análise comparativa da representação desse conceito nos dois sistemas considerados. Não se observam duas perspetivas diferentes em relação ao conceito mulher, os dois sistemas continuam a traduzir a mentalidade positivista na qual foram concebidas. É evidente a reduzida representatividade do conceito mulher nos dois sistemas de classificação no que se refere à exaustividade e à especificidade. Os dois sistemas refletem a noção de mulher num plano depreciativo e inferior à masculina, traduzindo o estereótipo tradicional.

 

Referencias

REFERÊNCIAS

ANDERMAHR, S.; LOVELL, T.; WOLKOWITZ, C. A glossary of feminist theory. London: Arnold, 1997.

BARBOUR, R. Introducing qualitative research: a student’s guide. London: SAGE Publications Ltd, 2014.

BÉTHERY, A. Guide de la classification décimale de Dewey: tables abrégées e la XXII edition intégrale en langue anglaise. Paris: Cercle de la libraire, 2005.

BEAUVOIR, Simone. Le deuxiéme sexe. Paris: Gallimard, 1949.

BRUSCHINI, C; ARDAILLON, D.; UNBEHAUM, S. G. Tesauro para Estudos de gênero e sobre Mulheres, 1998. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/conteudosespeciais/tesauro/arquivos/TPEDGESM.pdf>. Acesso em 15 abr. 2018.

CAZENEUVE, J. (coord.). Dicionário de sociologia. Lisboa: Verbo, 1982.

CLASIFICACIÓN DECIMAL UNIVERSAL (CDU). Madrid: AENOR, 2016.

COUTINHO, C. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais. Coimbra: Almedina, 2015.

DANTON, J. P. The Dimensions of Comparative Librarianship. Chicago: American Library Association, 1973.

EUROPEAN INSTITUTE FOR GENDER EQUALITY.Gender Equality Glossary and Thesaurus. Disponível em: <.http://eige.europa.eu/rdc/thesaurus>. Acesso em 05 abr. 2018.

______. Gender equality glossary and thesauros. Disponível em: <http://eige.europa.eu/rdc/thesaurus/terms/1430>. Acesso em: 07 abr. 2018.

FOX, M. J. Prototype Theory: an Alternative Concept Theory for Categorizing Sex and Gender? Knowledge Organization, v. 38, n. 4, p. 328-334, 2011.

______. Subjects in Doubt: The Ontogeny of Intersex in the Dewey decimal classification. Knowledge Organization, v. 43, n. 8, p. 581-593, 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HART, C. Doing a literature review: Releasing the social science research imagination. Londres: SAGE Publications Ltd., 2009. Disponível em: <http://doi.org/10.1080/01422419908228843>. Acesso em 05 abr. 2018.

HJORLAND, B. Concept Theory. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 60, p. 1519-1536, 2009.

HOUAISS, A., VILLAR, M. de S. & FRANCO, F: M. de M. Dicionário da língua portuguesa. Temas e debates: Lisboa. 3º vol., 2003.

KWASNIK, B. H. (1999). The role of classification in knowledge: representation and discovery. Library Trends, v. 48, n. 1, p. 22- 47, 1999.

LOR, P. J. Revitalizing comparative library and information science: theory and metatheory. Journal of Documentation, v. 70, n. 1, p. 25-51, 2014. Disponível em: . Acesso em 07 abr. 2018.

¬¬______. Towards excellence in international and comparative research in library and information science. World Library and Information Congress: 78th IFLA General Conference and Assembly, 2012. Disponível em: <https://www.ifla.org/past-wlic/2012/105-lor-en.pdf>. Acesso em 05 abr. 2018.

MAIA, R. L. (coord.). Dicionário de sociologia. Porto: Porto Editora. 2002.

MANIEZ, J. Los lenguajes documentales y de classificación: concepción, construcción y utilización en los sistemas documentales. Madrid: Fundación Germán Sanchez Ruipérez, 1992.

MCILWAINE, I. C. Guía para el uso de la CDU. Madrid: AFNOR, 2003.

MORÁN SUÁREZ, M. A.; RODRÍGUEZ BRAVO, B. La imagen de la mujer en la Clasificación Decimal Universal (CDU). In: 5º Congreso Isko-España: la Representación y Organización del Conocimiento: Metodologías, Modelos y Aplicaciones. Alcalá de Henares (Madrid): Facultad de Documentación, 2001.

OCLC ONLINE COMPUTER LIBRARY CENTER, INC. Dewey Decimal Classification® (DDC®) summaries: A briefintroduction to the Dewey Decimal Classification system. 2018. Disponível em: <https://www.oclc.org/en/dewey/features/summaries.html#dev>. Acesso em: 04 abr. 2018.

OLSON, H. A. How we construct subjects: A feminist analysis. Library trend. v. 56, n. 2, p. 509-541, 2007.

______. Sameness and difference: a cultural foundation of classification. Library resources & technical services, v. 45, p. 115-122, 2011.

PICKARD, A. J. Research Methods in Information. London: Facet Publ, 2013.

SIMÕES, M. G. Classificações bibliográficas: percurso de uma teoria. Coimbra: Almedina, 2011.

ZINS, CH.; SANTOS, P. L. V. A. C. Mapping the Knowledge Covered by Library Classification Systems. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 62, n. 5, p. 877-901, 2011.

TAYLOR, A. G.; JOUDREY, D. N. The organization of information. 3rd ed. Westport, London: Libraries Unlimited, 2009.

UDCC UNIVERSAL DECIMAL CLASSIFICATION CONSORTIUM. Universal Decimal Classification., 2018. Disponível em: < http://www.udcc.org/>. Acesso em: 20 mar. 2018.

______. Universal Decimal Classification Summary, 2018a. Disponível em: <http://www.udcsummary.info/>. Acesso em: 20 mar. 2018.

Publicado

17/12/2018

Número

Sección

Organización del Conocimiento: agendas sociopolíticas y sus conflictos históricos