Pseudônimos de autoras, aspectos contigenciais e o seu protagonismo social: FRAD, FRSAD e a representação temática em catálogos online
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4474Resumen
RESUMO Partindo dos modelos conceituais Requisitos funcionais para dados de autoridade e Requisitos funcionais para dados de autoridade de assunto, a investigação busca perspectivas que propiciem aos catálogos de biblioteca dar visibilidade à representação temática dos pseudônimos de autoras que, principalmente entre o início do século XIX e meados do século XX, optaram por ou foram forçadas a assinar as suas obras com nomes masculinos ou ambíguos. Para tanto, a forma exploratória e qualitativa subsidiou a investigação, com destaque para o referencial da organização do conhecimento que discute questões socialmente impostas por um nome que é materializado em um registro catalográfico. Exemplos advindos dos catálogos de autoridade da Library of Congress e da Biblioteca Nacional do Brasil são discutidos, bem como o protagonismo social que esses registros podem assumir.
Palavras-chave: Modelo conceitual; FRAD; FRSAD; Pseudônimos; Representação Temática; Protagonismo Social.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0