Abordagem chinesa para a cibersegurança do Brics
conceitos, práticas e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v21i1.7549Palabras clave:
China, Cibersegurança, Governança do ciberespaço, BRICSResumen
Embora a expansão acelerada da conectividade e o surgimento inovador de novas tecnologias de informação e comunicação tenham propiciado inúmeras oportunidades para indivíduos e empresas, é inegável que também trouxeram consigo uma série de desafios complexos. Nesse contexto, os países do Brics enfrentam ameaças comuns no campo da cibersegurança, tais como ataques cibernéticos, crimes cibernéticos e terrorismo cibernético, e precisam urgentemente encontrar soluções. A China, membro do Brics, tem sido proativa na formulação de estratégias para lidar com esses desafios. O estudo, por meio de revisão sistemática da literatura e análise de casos, visa a identificar leis e iniciativas chinesas de cibersegurança, fundamentais para o avanço da China na construção de uma sólida estrutura política para a cibersegurança, na ampliação da infraestrutura de comunicações digitais e na promoção do desenvolvimento do setor de cibersegurança, e a analisar oportunidades e desafios para a cooperação cibernética entre eles, propondo estratégias concretas. Espera-se apresentar padrões de políticas chinesas como referência, fornecendo a base para fortalecer a cooperação cibernética entre os países do Brics nas áreas da harmonização de políticas e regulamentações, da construção de uma infraestrutura global de informações interconectada e do estabelecimento de um eficaz mecanismo de comunicação.
Referencias
Alsabah, N. (2016). Information control 2.0: The cyberspace administration of China tames the internet. Merics China Monitor, 15.
Barreto, E. M. (2007). Terrorismo Cibernético e cenários especulativos. Revista Brasileira de Inteligência, 3(4), 63-76.
Belli, L. (2019). 5G e IoT: BRICS precisam de cooperação em cibersegurança. Convergência.
Jiang, M. (2021). Cybersecurity policies in China. CyberBRICS: Cybersecurity Regulations in the BRICS Countries, 183-226.
Malatji, M., & Matli, W. (2023). The Potential Benefits and Challenges of a BRICS+ Agency for Cybersecurity Intelligence Exchange. Journal of Information Security and Cybercrimes Research, 6(2), 116-129.
Ovchinnikova, O. K. S. A. N. A., & Upadhyay, N. K. (2023). The level of cybersecurity of the BRICS member countries in international ratings: prospects for cooperation. BRICS Law Journal, 10(1), 7-34.
SILVA, Â. R. I. D., RODER, P. C. S., & SILVA, H. M. D. (2018). Crimes cibernéticos. Porto Alegre, Livraria do Advogado.
Tsagourias, N. (2012). Cyber attacks, self-defence and the problem of attribution. Journal of conflict and security law, 17(2), 229-244.
Zhou, A. (2022). Digital infrastructure and economic growth—Evidence for China. Journal of Infrastructure, Policy and Development, 6(1), 1397.
高望来.(2018).金砖国家网络安全合作:进展与深化路径(英文).China International Studies(01),124-139+3.
黄鹏.(2024).城市数字基础设施建设的时空差异分析——基于中国30省份的面板数据.价值工程(35),5-7.
卢江,王煜萍 & 郭子昂.(2024).数字基础设施建设对新质生产力发展的影响.上海经济研究(12),16-29.doi:10.19626/j.cnki.cn31-1163/f.2024.12.001.
王瑞平.(2022).5G时代金砖国家网络空间安全合作新探.国别和区域研究(Z1),30-47+172.
应芳芳 & 赵震.(2024).我国网络安全产业发展态势研究.广东通信技术(04),7-10.
曾磊 & 王争辉. (2024). 数字时代背景下网络恐怖主义犯罪的法治化治理. 中国刑警学院学报 (01), 88-96. doi:10.14060/j.issn.2095-7939.2024.01.009.
卓丽.(2023).网络攻击国际法治理与中国方案研究(博士学位论文,北京外国语大学).博士https://link.cnki.net/doi/10.26962/d.cnki.gbjwu.2023.001133doi:10.26962/d.cnki.gbjwu.2023.001133.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Fangfang Zhang, Junxuan Wu

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0