Regimes de verdade e poder
dos tempos modernos à era digital
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v13i2.4073Palavras-chave:
Verdade, Pós-Verdade, Regimes de Verdade, Informação, Era DigitalResumo
A partir de uma reflexão sobre a recente popularidade do termo “pós-verdade”, pretendemos discutir algumas noções de verdade que encontraram morada na história humana dos últimos séculos, com destaque para dois “regimes de verdade”: a concepção positivista de verdade que caracteriza o período moderno, sugerindo o encerramento epistemológico da era medieval; e a interpretação de verdade segundo a ótica do materialismo dialético. Acreditamos que os temas e problemas abordados são de suma importância para pensarmos a liberdade (ou o ser humano, entendendo “ser” como verbo ativo) no contexto de hiperinformação e desinformação que se desvela na atual era digital.
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: ______. Obras escolhidas, v. 1: magia, técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996, p. 222-232.
BEZERRA, Arthur Coelho; SALDANHA, Gustavo Silva. Sobre Comte, Durkheim e Tarde em Otlet: o papel do positivismo na consolidação dos estudos da informação. In: ALBAGLI, Sarita (Org.). Fronteiras da ciência da informação. Brasília: Ibict, 2013. p. 34-56.
BEZERRA, Arthur Coelho; SCHNEIDER, Marco; SALDANHA, Gustavo Silva. Ascensão e queda da utopia tecnoliberal: a dialética da liberdade sociotécnica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Ancib, 2013. P. 210-220.
BOURDIEU, Pierre, PASSERON, Claude. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
______. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública. São Paulo: Ed. Unesp, 2014.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2003.
KOSIK, Karel. A dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
______. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.
MÉSZÁROS, Istvan. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.
ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arthur Coelho Bezerra, Rafael Capurro, Marco Schneider

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0