Jornalismo à deriva no mar da pós-verdade: a busca da verdade como método

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4558

Resumo

RESUMO Parte integrante de pesquisa aplicada de desenvolvimento de ferramenta de automatização de fact-checking, o presente artigo propõe uma revisão bibliográfica sobre o conceito de verdade e pós-verdade e evidencia, por meio da exposição dos termos adotados pelos serviços brasileiros de combate à desinformação, a necessidade do método na definição de verdade como salvaguarda do jornalismo e na produção de notícias no ambiente digital.

Palavras-chave: Pós-verdade; Fact-checking; Pós-modernidade; Jornalismo; Automatização.

Biografia do Autor

  • Anthony José da Cunha Carneiro Lins, Universidade Católica de Pernambuco
    Prof Dr Anthony José da Cunha Carneiro Lins, é professor do Curso de Jogos Digitais (Centro de Ciências Sociais) e do Mestrado em Indústrias Criativas, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Atua como professor das disciplinas de programação de jogos (graduação) e orienta projetos com foco em economia criativa que necessitam de uma abordagem tecnológica baseada em interatividade e inteligência artificial.

Downloads

Publicado

28/06/2019

Edição

Seção

Humanidades digitais: olhares do sul

Como Citar

Jornalismo à deriva no mar da pós-verdade: a busca da verdade como método. Liinc em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i1.4558. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4558. Acesso em: 24 nov. 2024.