DIFUSÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA FEIRA CIENTÍFICA DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2025v11n2e-7327

Palavras-chave:

fecintec, inovação, proteção intelectual, ifms, histórias em quadrinho

Resumo

A Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (FECINTEC) é promovida anualmente pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e soma números significativos de trabalhos expostos com potencial inovador e passível de proteção intelectual. Este estudo tem como objetivo a construção de material instrutivo que colabore na disseminação dos conceitos relacionados ao tema de Propriedade Intelectual (PI) aos autores dos projetos da FECINTEC. Para atingir este objetivo, buscou-se identificar e estruturar o conhecimento prévio e lacunas dos participantes sobre fundamentos de PI como base para construção do material instrucional na forma de histórias em quadrinhos (HQ). Como resultado foi elaborado roteiro da HQ a partir da aplicação de conceitos de PI e o desenvolvimento de personagens inspirados em aspectos regionais do município de Campo Grande.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jean Jackson Martinez dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS

    Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS/PROFNIT (2024). Possui graduação em Administração pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2013). Atualmente é Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

  • Rafael Verão Françozo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS

    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Possui Doutorado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Universidade Federal de São Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialização lato sensu em Engenharia de Software pela Escola Superior Aberta do Brasil. Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Tem experiência na área de Computação, Pesquisa Operacional e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes de Computadores; Algoritmos e Otimização, Métodos de Estruturação de Problemas, Ensino Profissionalizante e Educação Especial. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação IFMS/PROFNIT.

Referências

ABUABARA, Leila; PAUCAR-CACERES, Alberto; BURROWES-CROMWELL, Toni. Consumers’ values and behaviour in the Brazilian coffee-in-capsules market: promoting circular economy. International Journal of Production Research, v. 57, n. 23, p. 7269-7288, 2019. doi: 10.1080/00207543.2019.1629664. Acesso em: 24 jan. 2025.

ACKERMANN, Fran; EDEN, Colin. Strategic management of stakeholders: Theory and practice. Long range planning, v. 44, n. 3, p. 179-196, 2011. doi: 10.1016/j.lrp.2010.08.001. Acesso em: 24 jan. 2025.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT. [Brasilia, DF]: [s.n.], [2017a]. Disponível em: http://snct.mctic.gov.br/. Acesso em: 24 jan. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica: FENACEB. Brasília, DF, 2006.

CARUSO, Francisco; SILVEIRA, Cristina. Quadrinhos para a cidadania. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 16, p. 217-236, 2009. doi: 10.1590/S0104-59702009000100013. Acesso em: 24 jan. 2025.

CEZARINO, Luciana O. et al. Soft systems methodology and interdisciplinarity in management education. Systems Research and Behavioral Science, v. 33, n. 2, p. 278-288, 2016. doi: 10.1002/sres.2383. Acesso em: 24 jan. 2025.

CHECKLAND, Peter; SCHOLES, Jim. Soft systems methodology in action. [S.l.]: John Wiley & Sons, 1999.

CHECKLAND, Peter. The emergent properties of SSM in use: a symposium by reflective practitioners. Systemic Practice and Action Research, v. 13, p. 799-823, 2000. doi: 10.1023/A:1026431613200. Acesso em: 24 jan. 2025.

DALKIN, Sonia et al. Exploring the use of Soft Systems Methodology with realist approaches: A novel way to map programme complexity and develop and refine programme theory. Evaluation, v. 24, n. 1, p. 84-97, 2018. doi: 10.1177/1356389017749036. Acesso em: 24 jan. 2025.

DEWEY, John. Education and democracy. [United States]: [Pennsylvania State University], 1916.

CAMPO GRANDE (Mato Grosso do Sul). Lei n. 5.561, de 15 de junho de 2015. Institui a ave simbólica do município de Campo Grande-MS e dá outras providências. DIOGRANDE - Diário Oficial de Campo Grande, Campo Grande, MS, ano 18, n. 4.293, 16 jun. 2015.

FEIRA DE TECNOLOGIAS, ENGENHARIAS E CIÊNCIAS DE MATO GROSSO DO SUL (FETECMS). Portfólio FETECMS. [20--?]. Disponível em: https://www.fetecms.com/. Acesso em: 24 jan. 2025.

FERREIRA, José R. Popularização da ciência e as políticas públicas no Brasil (2003-2012). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

FRANÇOZO, Rafael Verão; BELDERRAIN, Mischel Carmen Neyra. A problem structuring method framework for value-focused thinking. EURO Journal on Decision Processes, v. 10, p. 100014, 2022. doi: 10.1016/j.ejdp.2022.100014. Acesso em: 24 jan. 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. cap. 2-3.

GASPAR, Alberto. Museus e centros de ciências: conceituação e proposta de um referencial teórico. [S.l.: s.n.], 1993.

GEORGIOU, Ion. Managerial effectiveness from a system theoretical point of view. Systemic Practice and Action Research, v. 19, p. 441-459, 2006. doi: 10.1007/s11213-006-9035-3. Acesso em: 24 jan. 2025.

GEORGIOU, Ion. Making decisions in the absence of clear facts. European Journal of Operational Research, v. 185, n. 1, p. 299-321, 2008. doi: 10.1016/j.ejor.2006.12.038. Acesso em: 24 jan. 2025.

GEORGIOU, Ion. Unravelling soft systems methodology. International Journal of Economics and Business Research, v. 9, n. 4, p. 415-436, 2015. doi: 10.1504/IJEBR.2015.069680. Acesso em: 24 jan. 2025.

GIORGION, Rogério. Habilidades matemáticas presentes em alunos do ensino médio participantes em Feiras de Ciências. [S.l.: s.n.], 2010.

GONCALVES, Joshua Augusto Alves et al. Edital de fomento das feiras de ciências: uma análise dos resultados da participação do estado de Mato Grosso do Sul. [S.l.: s.n.], 2023.

IMMORDINO‐YANG, Mary Helen; DAMASIO, Antonio. We feel, therefore we learn: The relevance of affective and social neuroscience to education. Mind, brain, and education, v. 1, n. 1, p. 3-10, 2007. doi: 10.1111/j.1751-228X.2007.00004.x. Acesso em: 24 jan. 2025.

KOUTNÍKOVÁ, Marta. The application of comics in science education. Acta Educationis Generalis, v. 7, n. 3, p. 88-98, 2017. doi: 10.1515/atd-2017-0026. Acesso em: 24 jan. 2025.

KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em perspectiva, v. 14, p. 85-93, 2000. doi: 10.1590/S0102-88392000000100010. Acesso em: 24 jan. 2025.

MINGERS, John; ROSENHEAD, Jonathan. Problem structuring methods in action. European journal of operational research, v. 152, n. 3, p. 530-554, 2004. doi: 10.1016/S0377-2217(03)00056-0. Acesso em: 24 jan. 2025.

VANDENBROECK, Philippe et al. Recommendations for the organization of mental health services for children and adolescents in Belgium: use of the soft systems methodology. Health policy, v. 114, n. 2-3, p. 263-268, 2014. doi: 10.1016/j.healthpol.2013.07.009. Acesso em: 24 jan. 2025.

ZHU, Xuan; DALE, Allan P. Identifying opportunities for decision support systems in support of regional resource use planning: an approach through soft systems methodology. Environmental Management, v. 26, n. 4, 2000. doi: 10.1007/s002670010094. Acesso em: 24 jan. 2025.

Downloads

Publicado

28-01-2025

Edição

Seção

Inovação Social, Economias Colaborativas e Sustentabilidade

Como Citar

SANTOS, Jean Jackson Martinez dos; FRANÇOZO, Rafael Verão. DIFUSÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA FEIRA CIENTÍFICA DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 2, p. e-7327, 2025. DOI: 10.21728/p2p.2025v11n2e-7327. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7327. Acesso em: 24 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 329

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.