DIFUSÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA FEIRA CIENTÍFICA DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2025v11n2e-7327Palavras-chave:
fecintec, inovação, proteção intelectual, ifms, histórias em quadrinhoResumo
A Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (FECINTEC) é promovida anualmente pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e soma números significativos de trabalhos expostos com potencial inovador e passível de proteção intelectual. Este estudo tem como objetivo a construção de material instrutivo que colabore na disseminação dos conceitos relacionados ao tema de Propriedade Intelectual (PI) aos autores dos projetos da FECINTEC. Para atingir este objetivo, buscou-se identificar e estruturar o conhecimento prévio e lacunas dos participantes sobre fundamentos de PI como base para construção do material instrucional na forma de histórias em quadrinhos (HQ). Como resultado foi elaborado roteiro da HQ a partir da aplicação de conceitos de PI e o desenvolvimento de personagens inspirados em aspectos regionais do município de Campo Grande.
Downloads
Referências
ABUABARA, Leila; PAUCAR-CACERES, Alberto; BURROWES-CROMWELL, Toni. Consumers’ values and behaviour in the Brazilian coffee-in-capsules market: promoting circular economy. International Journal of Production Research, v. 57, n. 23, p. 7269-7288, 2019. doi: 10.1080/00207543.2019.1629664. Acesso em: 24 jan. 2025.
ACKERMANN, Fran; EDEN, Colin. Strategic management of stakeholders: Theory and practice. Long range planning, v. 44, n. 3, p. 179-196, 2011. doi: 10.1016/j.lrp.2010.08.001. Acesso em: 24 jan. 2025.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT. [Brasilia, DF]: [s.n.], [2017a]. Disponível em: http://snct.mctic.gov.br/. Acesso em: 24 jan. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica: FENACEB. Brasília, DF, 2006.
CARUSO, Francisco; SILVEIRA, Cristina. Quadrinhos para a cidadania. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 16, p. 217-236, 2009. doi: 10.1590/S0104-59702009000100013. Acesso em: 24 jan. 2025.
CEZARINO, Luciana O. et al. Soft systems methodology and interdisciplinarity in management education. Systems Research and Behavioral Science, v. 33, n. 2, p. 278-288, 2016. doi: 10.1002/sres.2383. Acesso em: 24 jan. 2025.
CHECKLAND, Peter; SCHOLES, Jim. Soft systems methodology in action. [S.l.]: John Wiley & Sons, 1999.
CHECKLAND, Peter. The emergent properties of SSM in use: a symposium by reflective practitioners. Systemic Practice and Action Research, v. 13, p. 799-823, 2000. doi: 10.1023/A:1026431613200. Acesso em: 24 jan. 2025.
DALKIN, Sonia et al. Exploring the use of Soft Systems Methodology with realist approaches: A novel way to map programme complexity and develop and refine programme theory. Evaluation, v. 24, n. 1, p. 84-97, 2018. doi: 10.1177/1356389017749036. Acesso em: 24 jan. 2025.
DEWEY, John. Education and democracy. [United States]: [Pennsylvania State University], 1916.
CAMPO GRANDE (Mato Grosso do Sul). Lei n. 5.561, de 15 de junho de 2015. Institui a ave simbólica do município de Campo Grande-MS e dá outras providências. DIOGRANDE - Diário Oficial de Campo Grande, Campo Grande, MS, ano 18, n. 4.293, 16 jun. 2015.
FEIRA DE TECNOLOGIAS, ENGENHARIAS E CIÊNCIAS DE MATO GROSSO DO SUL (FETECMS). Portfólio FETECMS. [20--?]. Disponível em: https://www.fetecms.com/. Acesso em: 24 jan. 2025.
FERREIRA, José R. Popularização da ciência e as políticas públicas no Brasil (2003-2012). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.
FRANÇOZO, Rafael Verão; BELDERRAIN, Mischel Carmen Neyra. A problem structuring method framework for value-focused thinking. EURO Journal on Decision Processes, v. 10, p. 100014, 2022. doi: 10.1016/j.ejdp.2022.100014. Acesso em: 24 jan. 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. cap. 2-3.
GASPAR, Alberto. Museus e centros de ciências: conceituação e proposta de um referencial teórico. [S.l.: s.n.], 1993.
GEORGIOU, Ion. Managerial effectiveness from a system theoretical point of view. Systemic Practice and Action Research, v. 19, p. 441-459, 2006. doi: 10.1007/s11213-006-9035-3. Acesso em: 24 jan. 2025.
GEORGIOU, Ion. Making decisions in the absence of clear facts. European Journal of Operational Research, v. 185, n. 1, p. 299-321, 2008. doi: 10.1016/j.ejor.2006.12.038. Acesso em: 24 jan. 2025.
GEORGIOU, Ion. Unravelling soft systems methodology. International Journal of Economics and Business Research, v. 9, n. 4, p. 415-436, 2015. doi: 10.1504/IJEBR.2015.069680. Acesso em: 24 jan. 2025.
GIORGION, Rogério. Habilidades matemáticas presentes em alunos do ensino médio participantes em Feiras de Ciências. [S.l.: s.n.], 2010.
GONCALVES, Joshua Augusto Alves et al. Edital de fomento das feiras de ciências: uma análise dos resultados da participação do estado de Mato Grosso do Sul. [S.l.: s.n.], 2023.
IMMORDINO‐YANG, Mary Helen; DAMASIO, Antonio. We feel, therefore we learn: The relevance of affective and social neuroscience to education. Mind, brain, and education, v. 1, n. 1, p. 3-10, 2007. doi: 10.1111/j.1751-228X.2007.00004.x. Acesso em: 24 jan. 2025.
KOUTNÍKOVÁ, Marta. The application of comics in science education. Acta Educationis Generalis, v. 7, n. 3, p. 88-98, 2017. doi: 10.1515/atd-2017-0026. Acesso em: 24 jan. 2025.
KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em perspectiva, v. 14, p. 85-93, 2000. doi: 10.1590/S0102-88392000000100010. Acesso em: 24 jan. 2025.
MINGERS, John; ROSENHEAD, Jonathan. Problem structuring methods in action. European journal of operational research, v. 152, n. 3, p. 530-554, 2004. doi: 10.1016/S0377-2217(03)00056-0. Acesso em: 24 jan. 2025.
VANDENBROECK, Philippe et al. Recommendations for the organization of mental health services for children and adolescents in Belgium: use of the soft systems methodology. Health policy, v. 114, n. 2-3, p. 263-268, 2014. doi: 10.1016/j.healthpol.2013.07.009. Acesso em: 24 jan. 2025.
ZHU, Xuan; DALE, Allan P. Identifying opportunities for decision support systems in support of regional resource use planning: an approach through soft systems methodology. Environmental Management, v. 26, n. 4, 2000. doi: 10.1007/s002670010094. Acesso em: 24 jan. 2025.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jean Jackson Martinez dos Santos, Rafael Verão Françozo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.