FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO PARA A DISSEMINAÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
análise comparativa de produtos didáticos
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2025v11n2e-7429Palavras-chave:
material didático, propriedade intelectual, comunicaçãoResumo
A Propriedade Intelectual (PI) é fundamental nas questões de criação e desenvolvimento de produtos, processos e serviços, pois é um tema abrangente que permeia toda a história da humanidade, sendo um elemento de grande importância no desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade. Ela está presente em diversos campos do conhecimento e da tecnologia. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo identificar e analisar modelos de produtos didáticos elaborados por mestrandos em Propriedade Intelectual, visando obter boas práticas na construção de materiais didáticos. Foi realizado um levantamento bibliográfico dos produtos didáticos na base de dissertações do PROFNIT, em seguida foram avaliadas conforme a NBR 9241-11 para avaliação da usabilidade de cada produto. Como resultado, foram identificados 3 (três) modelos de produtos, sendo eles: cartilhas, quadrinhos e videoaulas. Os critérios Visual e Inovação foram os mais desafiadores na construção de futuros conteúdos. No entanto, a metodologia adotada apoia o norteamento de pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos que comuniquem efetivamente com seus usuários. Este estudo contribui para o campo da educação em PI, oferecendo insights valiosos para a criação de materiais didáticos e que promovam uma compreensão mais profunda dos conceitos-chave da área.
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