INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

mapeamento de programas de computador voltados ao ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v11n1e-7315

Palavras-chave:

Programas de computador, Educação, Ensino, INPI

Resumo

Com o avanço da tecnologia, a educação vem incorporando o uso de computadores e dispositivos móveis, promovendo inovações que permitem maior autonomia e criticidade no aprendizado dos alunos, nesse contexto este estudo visou mapear e analisar os programas de computador depositados no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) voltados à educação, visando identificar suas aplicações no campo educacional. A pesquisa, de caráter exploratório, utilizou uma abordagem quali-quantitativa. Foram analisados 202 depósitos no INPI, filtrados com base na relevância para o ensino e aprendizagem. Após a exclusão de registros duplicados ou inválidos, 113 programas foram considerados válidos e tabulados. Observou-se um aumento significativo de depósitos a partir de 2018, com maior concentração em 2023. Os programas mais registrados estão nas áreas de ensino regular e formas de ensino, sendo a maioria aplicativos móveis (AP-01) e ferramentas de apoio (FA-01). Está pesquisa revela uma diversidade de programas educacionais registrados, com destaque para a predominância de aplicativos móveis e a participação significativa de instituições de ensino superior nos depósitos. A pesquisa enfatiza a importância da capacitação docente para o uso eficaz dessas tecnologias, propondo futuras investigações sobre a adoção de tais programas nas salas de aula.

Downloads

Biografia do Autor

  • Silvio Mario Felix Dantas, Universidade Federal de Sergipe

     Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação na Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizado pelo Centro Universitário União das Américas Descomplica (2023), MBA em comunicação e semiótica pela faculdade Iguaçu (2023), possui graduação em Sistemas para internet pela Faculdade de Administração e negócios de Sergipe (2019), Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Tiradentes (UNIT/SE).

  • Gilton Jose Ferreira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

     Professor do Departamento de Computação (DCOMP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PROCC) na UFS. Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual (UFS); Mestre em Informática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Bacharel em Sistemas de Informação (SI) e Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Referências

Campo de aplicação — Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Disponível em: <https://www.gov.br/inpi/pt-br/assuntos/programas-de-computador/campo_de_aplicacao.pdf/view>. Acesso em: 02 de outubro de 2024.

Jucá, S. C. S relevância dos softwares educativos na educação profissional. Ciências & Cognição, v. 8, p. 22–28, 2006.

Jungmann, D. M., Bonetti, E. A. A caminho da inovação: proteção e negócios com bens de propriedade intelectual: guia para o empresário. Brasília, IEL, 2010.

Pasholikov, M., & Dudakov, G. (2020). Inovações tecnológicas: aplicação, perspectivas, tendências de desenvolvimento. E3S Web of Conferences, 164, 10003. doi:10.1051/e3sconf/202016410003.

Russo, S. L., Silva, G. F., Oliveira, L. B., Nunes, M. A. S. N, Vasconcelos, J. S., Santos, M. M. Propriedade Intelectual. In. Russo, Suzana Leitão; Silva, Gabriel Franscisco da, Nunes, Maria Augusta Silveira Netto. (Org.). Capacitação em inovação tecnológica para empresários. São Cristóvão. Editora UFS, 2012.

Silva, F. M.; Pitangui, C.; Oliveira, T. R. O uso de tecnologias na educação: desafios e possibilidades. In: Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância (ESUD), 17., 2020, Goiás. Anais [...]. Goiás: Universidade Federal de Goiás, 2020. Disponível em: https://esud2020.ciar.ufg.br/wp-content/anais-esud/210351.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.

Tipos de programas — Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Disponível em: <https://www.gov.br/inpi/pt-br/assuntos/programas-de-computador/tipos_de_programa.pdf/view>. Acesso em: 02 de outubro de 2024.

Downloads

Publicado

05/12/2024

Edição

Seção

Inovação Social, Economias Colaborativas e Sustentabilidade

Como Citar

FELIX DANTAS, Silvio Mario; FERREIRA DA SILVA, Gilton Jose. INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: mapeamento de programas de computador voltados ao ensino e aprendizagem. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 1, p. e-7315, 2024. DOI: 10.21728/p2p.2024v11n1e-7315. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7315. Acesso em: 5 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 470

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.