INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
mapeamento de programas de computador voltados ao ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2024v11n1e-7315Palavras-chave:
Programas de computador, Educação, Ensino, INPIResumo
Com o avanço da tecnologia, a educação vem incorporando o uso de computadores e dispositivos móveis, promovendo inovações que permitem maior autonomia e criticidade no aprendizado dos alunos, nesse contexto este estudo visou mapear e analisar os programas de computador depositados no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) voltados à educação, visando identificar suas aplicações no campo educacional. A pesquisa, de caráter exploratório, utilizou uma abordagem quali-quantitativa. Foram analisados 202 depósitos no INPI, filtrados com base na relevância para o ensino e aprendizagem. Após a exclusão de registros duplicados ou inválidos, 113 programas foram considerados válidos e tabulados. Observou-se um aumento significativo de depósitos a partir de 2018, com maior concentração em 2023. Os programas mais registrados estão nas áreas de ensino regular e formas de ensino, sendo a maioria aplicativos móveis (AP-01) e ferramentas de apoio (FA-01). Está pesquisa revela uma diversidade de programas educacionais registrados, com destaque para a predominância de aplicativos móveis e a participação significativa de instituições de ensino superior nos depósitos. A pesquisa enfatiza a importância da capacitação docente para o uso eficaz dessas tecnologias, propondo futuras investigações sobre a adoção de tais programas nas salas de aula.
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Referências
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