INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

um estudo de caso misto

Authors

  • Anne Alcantara Fundação Dom Cabral
  • Athos Silva Fundação Dom Cabral
  • Reed Nelson Louisiana

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v10n2e-6688

Keywords:

Cultura organizacional, Adoção de tecnologias, Transformação digital, Mercado segurador brasileiro, Inovação

Abstract

Com a crescente digitalização, a disrupção tecnológica da humanidade e o aumento da relevância da transformação digital nas organizações, cada vez mais discutida nos últimos anos, já são encontrados trabalhos que estudam como a cultura pode explicar, inclusive, consequências contraditórias da tecnologia da informação (TI) nas empresas, sendo necessárias adaptações culturais para atender aos requisitos comportamentais de TI. Dado este panorama, como a cultura de uma organização se relaciona com a adoção de novas tecnologias e, consequentemente, com seu processo de transformação digital? Este trabalho se propôs a analisar esta interação a partir de um estudo de caso misto conduzido em uma empresa brasileira do setor de seguros. Pela perspectiva qualitativa, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com funcionários de diferentes áreas e formações, a fim de conseguirmos maior diversidade amostral. Os dados foram triangulados e os achados corroboram a literatura ao demonstrar que a tecnologia em si é apenas uma parte de todo o complexo enigma a ser solucionado pelas empresas que desejam se manter vivas e competitivas neste mundo digital.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Cabrera, Á., Cabrera, E. F. & Barajas, S. (2001). The Key Role of Organizational Culture in a Multi-System View of Technology-Driven Change. International Journal of Information Management, 21(3), 245-261. doi: 10.1016/S0268-4012(01)00013-5

Cameron, K. S. & Freeman, S. J. (1991). Cultural Congruence, Strength, and Type: Relationships to Effectiveness. Research in Organizational Change and Development, 5(1), 23-58.

Capgemini. (2017). Pesquisa sobre Maturidade Digital no Brasil para o setor de Seguros. Recuperado a partir de https://www.capgemini.com/br-pt/wp-content/uploads/sites/8/2017/07/2017-maturidade-digital-seguros_web_19x05_0.pdf

Ching Gu, V., Hoffman, J. J., Qing Cao, R. & Schniederjans, M. J. (2014). The effects of organizational culture and environmental pressures on IT project performance: A moderation perspective. International Journal of Project Management, 32(7), 1170-1181.

Claver, E., Llopis, J., García, D. & Molina, H. (1998). Organizational culture for innovation and new technological behavior. The Journal of High Technology Management Research, 9(1), 55-68. doi: 10.1016/1047-8310(88)90005-3.

CNseg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. (2021). Relatório 2020 da CNseg destaca os seus projetos e ações em ano desafiador. Recuperado a partir de https://cnseg.org.br/noticias/relatorio-2020-da-cnseg-destaca-os-seus-projetos-e-acoes-em-ano-desafiador.html

Correani, A., De Massis, A., Frattini, F., Petruzzelli, A. & Natalicchio, A. (2020). Implementing a Digital Strategy: Learning from the Experience of Three Digital Transformation Projects. California Management Review, 62(4), 37-56. https://doi.org/10.1177/0008125620934864

Eisenhardt, K. M. (1989). Building Theories from Case Study Research. Academy of Management Review, 14(4), 532-550. doi: 10.5465/amr.1989.4308385

Fischer, G., Lundin, J. & Lindberg, J. O. (2020). Rethinking and reinventing learning, education and collaboration in the digital age – from creating technologies to transforming cultures. International Journal of Information and Learning Technology, 37(5), 241-252. doi: 10.1108/IJILT-04-2020-0051

Fleury, M. T. L. & Sampaio, J. R. (2002). Uma discussão sobre cultura organizacional. In As pessoas na organização. São Paulo: Gente.

Flick, U. (2004). Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Morata.

Giorgi, S., Lockwood, C. & Glynn, M. A. (2015). The Many Faces of Culture: Making Sense of 30 Years of Research on Culture in Organization Studies. The Academy of Management Annals, 9(1), 1-54. doi: 10.1080/19416520.2015.1007645

Godoi, C. & Mattos, P. (2006). Entrevista qualitativa: instrumento de pesquisa e evento dialógico. In: Silva, A. B., Godoi, C. K. & Bandeira-de-Mello, R. (orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo, SP: Editora Saraiva.

Gonçalves, M. L. A., Silva, R. A. C., Silva, E. A. C. & Penha, R. (2021). Processo de Transformação Ágil em uma Empresa Brasileira de Telecom. Revista de Gestão e Projetos, 12(1), 70-94. doi: 10.5585/gep.v12i1.17801

Grave, F., Van de Wetering, R. & Kusters, R. J. (2021). Enterprise Architecture Artifacts Facilitating the Strategy Planning Process for Digital Transformations: A Systematic Literature Review and Multiple Case Study. IADIS International Journal on Computer Science and Information Systems, 16(1), 46-62.

Gust, G., Flath, C. M., Brandt, T., Ströhle, P. & Neumann, D. (2017). How a Traditional Company Seeded New Analytics Capabilities. MIS Quarterly Executive, 16(3), 215-230.

Huntington, H. P. (1998). Observations on the Utility of the Semi-Directive Interview for Documenting Traditional Ecological Knowledge. Arctic Institute of North America, 51(3), 237-242.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2021). Estatísticas de Gênero: Indicadores sociais das mulheres no Brasil. Ibge.gov.br. Recuperado a partir de https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101784_informativo.pdf

Jones, M. C., Cline, M. & Ryan, S. (2006). Exploring knowledge sharing in ERP implementation: An organizational culture framework. Decision Support Systems, 41(2), 411-434. doi: 10.1016/j.dss.2004.06.017

Kane, G. C., Phillips, A. N., Copulsky, J. R. & Andrus, G. R. (2019). The Technology Fallacy: How People Are the Real Key to Digital Transformation. Cambridge, MA: MIT Press.

Karimi, J. & Walter, Z. (2015). The Role of Dynamic Capabilities in Responding to Digital Disruption: A Factor-Based Study of the Newspaper Industry. Journal of Management Information Systems, 32(1), 39-81. doi: 10.1080/07421222.2015.1029380

Karimi, J. & Walter, Z. (2021). The Role of Entrepreneurial Agility in Digital Entrepreneurship and Creating Value in Response to Digital Disruption in the Newspaper Industry. Sustainability, 13(5), 2741-2741. doi: 10.3390/su13052741

Kets de Vries, M. F. R. (1991). Organizations on the couch: Clinical perspectives on organizational behavior and change. (p. xxviii, 408). Jossey-Bass.

Kimberly, J. R. 1. & Miles, R. H. (1980). The Organizational life cycle: issues in the creation, transformation, and decline of organizations. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.

Kotter, J. P. & Heskett, J. L. (1992). Corporate Culture and Performance. New York: Free Press.

Leidner, D. E. & Kayworth, T. (2006). Review: A Review of Culture in Information Systems Research: Toward a Theory of Information Technology Culture Conflict. MIS Quarterly, 30(2), 357-399. doi: 10.2307/25148735

Matt, C., Hess, T., Benlian, A. & Wiesböck, F. (2016). Options for Formulating a Digital Transformation Strategy. MIS Quarterly Executive, 15(2), 123-139.

McDermott, C. M. & Stock, G. N. (1999). Organizational culture and advanced manufacturing technology implementation. Journal of Operations Management, 17(5), 521-533. doi: 10.1016/S0272-6963(99)0008-X

Minayo, M. C. D. S. & Sanches, O. (1993). Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? / Quantitative and qualitative methods: opposition or complementary? Cadernos de saúde pública, 9(3), 239-248.

Morgan, G. (2015). Imagens da Organização – Edição Executiva. (2ª ed.). Geni G. Goldschmidt (Trad.). São Paulo: Atlas.

Neale, F. R., Drake, P. P. & Konstantopoulos, T. (2020). InsurTech and the Disruption of the Insurance Industry. Journal of Insurance Issues, 43(2), 64-96.

Nelson, R. E. (2006). Cultura Empresarial e atendimento superior. Gerenciando a prestação de serviços no século 21. Sorocaba, SP: Gráfica e Editora Cidade.

Nelson, R. E. (2011). Adversity, Organizational Culture and Executive Turnover in a Brazilian Manufacturer. Organization Studies, 32(3), 407-425.

doi: 10.1177/0170840610397479

Oreg, S. (2006). Personality, Context, and Resistance to Organizational Change. European Journal of Work and Organizational Psychology, 15(1), 73-101. doi:10.1080/13594320500451247

O’Reilly, C. A., Caldwell, D. F., Chatman, J. A. & Doerr, B. (2014). The Promise and Problems of Organizational Culture: CEO Personality, Culture, and Firm Performance. Group & Organization Management, 39(6), 595-625. doi: 10.1177/1059601114550713

Pelled, L. H. (1996). Demographic Diversity, Conflict, and Work Group Outcomes: An Intervening Process Theory. Organization Science, 7(6), 615-631. doi: 10.1287/orsc.7.6.615

Post, C., De Lia, E., DiTomaso, N., Tirpak, T. M. & Borwankar, R. (2009). Capitalizing on Thought Diversity for Innovation. Research-Technology Management, 52(6), 14-25.

doi: 10.1080/08956308.2009.11

Schein, E. H. (1985). Organizational culture and leadership. San Francisco, CA: Jossey-Bass.

Schwab, K. (2016). A Quarta Revolução Industrial. (1a Ed.). Daniel Moreira Miranda (Trad.). São Paulo: Edipro.

Silva, F., Sousa, R. & Santos, N. (2015). A Influência da Cultura Organizacional na Gestão de Empresas Familiares. In XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão (pp. 1-15). Rio de Janeiro, RJ: CNEG & INOVARSE.

Smircich, L. (1983). Concepts of Culture and Organizational Analysis. Administrative Science Quarterly, 28(3), 339-358. doi: 10.2307/2392246

Solberg, E., Traavik, L. E. M. & Wong, S. I. (2020). Digital Mindsets: Recognizing and Leveraging Individual Beliefs for Digital Transformation. California Management Review, 62(4), 105-124. doi: 10.1177/0008125620931839

Souza, E. O., Maranhão, T. L. G., Leone, N. M. C. P. G. & Oliveira, G. F. (2017). Cultura organizacional em empresa familiar: uma revisão sistemática. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 11(36), 13-37.

Mendenhall, M. E. (2005). Mergers and Acquisitions: Managing Culture and Human Resources. Stanford: Stanford University Press.

Strohmeier, S. (2020). Digital human resource management: A conceptual clarification. German Journal of Human Resource Management: Zeitschrift für Personalforschung, 34(3), 345-365. doi: 10.1177/2397002220921131

Taska, L. & Barnes, A. (2012). Rethinking Misbehavior and Resistance in Organizations (Vol. 19). Bingley, UK: Emerald Group Publishing. doi: 10.1108/S0742-6186(2012)19

Tseng, S.-M. (2017). Investigating the moderating effects of organizational culture and leadership style on IT adoption and knowledge sharing intention. Journal of Enterprise Information Management, 30(4), 583-604. doi: 10.1108/JEIM-04-2016-0081

Trenerry, B., Chng, S., Wang, Y., Suhaila, Z. S., Lim, S. S., Lu, H. Y. & Oh, P. H. (2021). Preparing Workplaces for Digital Transformation: An Integrative Review and Framework of Multi-Level Factors. Frontiers in Psychology, 12, 620-766.

doi: 10.3389/fpsyg.2021.620766

Vial, G. (2019). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Journal of Strategic Information Systems, 28(2), 118-144. doi: 10.1016/j.jsis.2019.01.003

Weber, K. & Dacin, M. T. (2011). The cultural construction of organizational Life: Introduction to the special issue. Organization Science, 22(2), 287-298. doi: 10.1287/orsc.1100.0632

Yin, R. K. (2009). Case study research: Design and methods. (4th Ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.

Published

14/06/2024

Issue

Section

Estudos organizacionais

How to Cite

ALCANTARA, Anne; SILVA, Athos; NELSON, Reed. INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: um estudo de caso misto. P2P & INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e-6688, 2024. DOI: 10.21728/p2p.2024v10n2e-6688. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6688.. Acesso em: 30 jun. 2024.

Similar Articles

1-10 of 404

You may also start an advanced similarity search for this article.