O ESTADO DE FLOW DURANTE O USO DE SERIOUS GAMES POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • William Henoch Alves Pereira FATEC
  • Raquel Rosan Christino Gitahy UEMS e UNOESTE
  • Sidinei de Oliveira Sousa UNOESTE

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v11n1e-7037

Palavras-chave:

aprendizagem, serious games, teoria do Flow

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o estado de flow durante o uso de Serious Games no processo educativo de estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa, do tipo descritivo-interpretativa, a partir do uso de Serious Games por cinquenta e quatro estudantes, abordando conteúdos de Matemática e Biologia. Para a coleta de dados, utilizou-se a observação da aplicação dos jogos e um grupo focal com os estudantes a fim de compreender a influência do game no processo de ensino e de aprendizagem. A análise dos resultados foi realizada a partir do referencial teórico do Flow, estabelecendo a correlação entre desafios e habilidades, nível de ansiedade do jogador e a prevalência do entretenimento como fator motivador para engajamento. Como resultados, os estudantes afirmam ser mais interessante estudar e se divertir ao mesmo tempo em um ambiente escolar mais dinâmico e produtivo, mantendo o entretenimento como fator motivador para a aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • William Henoch Alves Pereira, FATEC

    Mestre em Educação . MBA em Gestão Educacional em Docência para o Ensino Superior . Licenciando em Pedagogia. Graduado em Jornalismo. Licenciado em Letras - Português e Inglês . Atualmente é Professor de Ensino superior da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Professor de Gramática e Redação - Colégio Educar - Objetivo .

  • Raquel Rosan Christino Gitahy, UEMS e UNOESTE

    Doutora em Educação, Pedagoga, Bacharel em Direito. Avaliadora do MEC-INEP. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

  • Sidinei de Oliveira Sousa, UNOESTE

    Bacharel em Sistemas de Informação. Licenciado em Informática. Mestre em Educação. Doutor em Educação. Atualmente é professor no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e na Faculdade de Informática de Presidente Prudente FIPP/UNOESTE. Lotado no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNOESTE como Professor Permanente.

Referências

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Publicado

04/07/2024

Edição

Seção

Tecnologias Digitais, Informação e Desinformação

Como Citar

PEREIRA, William Henoch Alves; GITAHY, Raquel Rosan Christino; SOUSA, Sidinei de Oliveira. O ESTADO DE FLOW DURANTE O USO DE SERIOUS GAMES POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 1, p. e-7037, 2024. DOI: 10.21728/p2p.2024v11n1e-7037. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7037. Acesso em: 23 nov. 2024.

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