Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca

Autores

  • Ariel Behr UFRGS
  • Eliane Lourdes da Silva Moro UFRGS
  • Lizandra Brasil Estabel UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v37i2.1210

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar. Gestão. Ferramentas de Gestão.

Resumo

Este artigo apresenta a gestão da biblioteca escolar com enfoque na aplicação de ferramentas de gestão para avaliação da qualidade dos serviços oferecidos. Aborda as questões de qualidade e de administração como gestão garantindo aos serviços as características das expectativas e necessidades dos usuários da biblioteca escolar. O bibliotecário, como gestor dos serviços prestados na tomada de decisão, tem competência para utilizar as ferramentas que auxiliam a avaliar seus serviços, como brainstorming, diagrama de causa e efeito, diagrama de Pareto, histograma, matriz de priorização GUT, ciclo PDCA, fluxograma e 5W2H. Apresenta ainda algumas situações de problemas e dificuldades no âmbito da biblioteca escolar exemplificadas na utilização das ferramentas e a aplicação da junção de três ferramentas (fluxograma, PDCA e 5W2H) para avaliação dos serviços.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Gestão. Ferramentas de gestão.

School library management: methodologies, focus and application of management tools and library services

Abstract

This article focuses on school library management with reference to the application of management tools for assessment of the quality of services offered. Issues of quality and administration are approached, as for instance, assurance of services expected and needed by the users of the school library. It is the librarian’s duty, as a manager of the services rendered for decision making, to utilize the tools which help him to assess the services and some of the tools as follows: brainstorming, cause and effect diagram, Pareto chart, histogram, GUT priority matrix, PDCA cycle, flowchart and 5W2H. Some situations of problems and difficulties in the context of the school library are also presented as the joint utilization of tools and application (flowchart, PDCA cycle and 5W2H) for assessment of the services.

Keywords: School library. Management. Management tools.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Ariel Behr, UFRGS

Bacharel em Ciências Contábeis - UFRGS. Tutor do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA) - FABICO/UFRGS.

Eliane Lourdes da Silva Moro, UFRGS

Doutoranda e Mestre em Educação - PPGEDU/UFRGS. Bacharel em Biblioteconomia - FABICO/UFRGS. Professora do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA) – FABICO/UFRGS. Professora do Curso de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS.

Lizandra Brasil Estabel, UFRGS

Doutora em Informática na Educação – PGIE/UFRGS. Bacharel em Biblioteconomia - FABICO/UFRGS. Professora do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA) - FABICO/UFRGS. Pesquisadora do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE/UFRGS).

Downloads

Publicado

30/12/2008

Como citar

Behr, A., Moro, E. L. da S., & Estabel, L. B. (2008). Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Ciência Da Informação, 37(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v37i2.1210

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.