Compartilhamento de conhecimento entre empresas e suas consequências

um estudo em espaços de coworking

Autores

  • Robson Sotoriva Piccini UFRGS
  • Ariel Behr UFRGS
  • Giovana Sordi Schiavi UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i1.6019

Palavras-chave:

compartilhamento de conhecimento, coworking, sistemas e tecnologias de informação

Resumo

Compartilhamento de conhecimento é um processo para empresas adquirirem conhecimento e se manterem competitivas e adaptáveis. Ao mesmo tempo, o compartilhamento pode comprometer a singularidade do repositório de conhecimento de uma  empresa, afetando sua exclusividade. Esta pesquisa analisa o compartilhamento de conhecimento entre empresas em espaços de  coworking e suas consequências, considerando as características desse tipo de organização. Realizou-se um estudo de caso em 5  desses espaços, sendo coletadas 31 entrevistas, documentos e observações, para posterior análise de conteúdo. As práticas identificadas mostram que o ambiente de coworking favorece a gestão da informação e do conhecimento e estão associadas a:  atuação dos gestores e funcionários dos espaços nas interações; iniciativas paralelas dos espaços; estrutura e distribuição interna;  características do ambiente externo; plataformas digitais próprias e mídias interativas para comunicação; contato com profissionais  externos; frequência e conteúdo dos eventos formais promovidos. Contribui-se com a gestão desses negócios ao se evidenciar que  profissionais autônomos e pequenas equipes estão mais alinhados à dinâmica dos espaços de coworking; eventos formais são mais  favoráveis para as interações, sendo fundamental a facilitação dos gestores; plataformas digitais próprias, Instagram e WhatsApp  suportam as práticas identificadas, evidenciando-se o desuso do e-mail.

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Publicado

14/10/2024