O papel da biblioteca pública no Letramento Infantil (Early Literacy): o modelo norte-americano e a oportunidade brasileira

Autores

  • Nádia M. S. Hommerding Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1344

Palavras-chave:

Bebês, Crianças, Cuidadores de crianças, Letramento infantil, Biblioteca pública.

Resumo

Este artigo relata a experiência da autora atuando como bibliotecária no Sistema de Biblioteca Pública de Miami Dade (MDPLS) em Miami, Estados Unidos. Apresenta o conceito de Letramento Infantil (EarlyLiteracy) e as seis competências básicas para o desenvolvimento embebês e criançasde zero mêsacinco anos de idadeem relação aos hábitos de leitura einteração com os livros e biblioteca. Apresenta a relevância da orientação aos pais e tutores das crianças para o estimulo de tais habilidades e suas respectivas técnicas.Mostra a importância de trazer esse público jovem,desde os primórdios de sua existência, assim como seus respectivos cuidadores,à biblioteca.

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Biografia do autor

Nádia M. S. Hommerding, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP) – SP -Brasil. Professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) - São Paulo, SP – Brasil.

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Publicado

07/12/2015

Como citar

Hommerding, N. M. S. (2015). O papel da biblioteca pública no Letramento Infantil (Early Literacy): o modelo norte-americano e a oportunidade brasileira. Ciência Da Informação, 41(2/3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1344

Edição

Seção

Relato de Experiência