Termo, conceito e relações conceituais: um estudo das propostas de Dahlberg e Hjorland

Maria Antônia Fonseca Melo, Marisa Bräscher

Resumo


Propõe uma análise teórico-comparativa da influência do posicionamento epistemológico de dois importantes teóricos do estudo do conceito na ciência da informação: Ingertraut Dahlberg e Birger Hjorland. A identificação da influência das correntes positivista e pragmática no posicionamento epistemológico de Dahlberg e Hjorland foi realizada com a análise da produção científica dos dois autores quanto aos elementos principais da representação temática da informação: conceito, termo e relacionamento, além da definição de cada teórico para o que considera organização do conhecimento. Observa-se que os estudos de Dahlberg apresentam características do pensamento positivista e Hjorland segue uma linha pragmatista. Ressalta-se que não há oposição, mas sim a convivência de abordagens teóricas numa busca pela compreensão dos complexos processos de organização do conhecimento. Entende-se a coexistência de abordagens teóricas como relevante contribuição para a prática da organização do conhecimento, pois a complexidade e a interdisciplinaridade do estudo do conceito demandam perspectivas epistemológicas diversas, como a positivista e a pragmática, para análise dos conceitos e relacionamentos semânticos em diferentes contextos sociais e culturais.

Palavras-chave


Organização do conhecimento; Pragmatismo; Positivismo; Conceito; Relações conceituais; Ingetraut Dahlberg; Birger Hjorland

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Maria Antônia Fonseca Melo, Marisa Bräscher

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.