Gestão do conhecimento: diretrizes e práticas recomendadas às organizações

Autores

  • Luciana Calvo Trevisan
  • Ieda Pelogia Martins Damian

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i2.4069

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Organizações, Práticas, Diretrizes

Resumo

O cenário de competitividade e exigência do mercado tem imposto às organizações o desenvolvimento de um ambiente organizacional apto a mudanças rápidas e contínuas. Diante desse cenário, as organizações viram a necessidade de tornar suas estruturas e sistemas mais adaptáveis e eficientes para atender às rápidas mudanças. Na sociedade atual, conhecida como sociedade do conhecimento, este tem sido considerado recurso valioso e estratégico para as organizações. A partir desse contexto, o objetivo da pesquisa é verificar de que forma a gestão do conhecimento pode contribuir para obtenção dos objetivos estratégicos organizacionais. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Como resultado, foi elaborado um quadro de diretrizes e práticas recomendadas às organizações que visam implantar a gestão do conhecimento para desenvolverem, assim, uma vantagem competitiva sustentável. Com a pesquisa, espera-se agregar conhecimentos à comunidade científica-social interessada no tema em questão, além de contribuir com as organizações por meio do compartilhamento de práticas recomendáveis para efetiva gestão do conhecimento organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Luciana Calvo Trevisan

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - SP - Brasil. Graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (Fatec) - Brasil. Analista Processo da Newcon Software SA. - Tupã, SP - Brasil.

Ieda Pelogia Martins Damian

Doutora em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil. Professora da Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - SP - Brasil.

Downloads

Publicado

26/09/2018

Como citar

Trevisan, L. C., & Damian, I. P. M. (2018). Gestão do conhecimento: diretrizes e práticas recomendadas às organizações. Ciência Da Informação, 47(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i2.4069

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)