Ação das bibliotecas acadêmicas na prevenção do plágio

Autores

  • Helena Leitão Universidade de Coimbra (UC)
  • Patrícia de Almeida Ministério da Educação (ME), Portugal
  • Maria da Graça Simões Universidade de Coimbra (UC)
  • Daniel Martínez-Ávila Universidade Estadual Paulista (UNESP) http://orcid.org/0000-0003-2236-553X

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4536

Palavras-chave:

Plágio, Bibliotecas acadêmicas, Prevenção, Sensibilização

Resumo

A questão conceitual do plágio mostra-se complexa e subjetiva, pelo que importa entender as práticas que constituem infração ao bom uso da informação. Propõe-se atestar e valorizar o contributo das bibliotecas acadêmicas na prevenção do plágio, partindo-se de uma abordagem metodológica qualitativa, baseada numa revisão sistemática de literatura. Intuiu-se da premência da sensibilização para a prevenção do plágio na comunidade acadêmica e, para isso, construiu-se um conjunto de recomendações pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Helena Leitão, Universidade de Coimbra (UC)

Doutoranda em Ciência de Informação pela Universidade de Coimbra (UC) - Coimbra – Portugal. Mestre em Informação, Comunicação e Novos Media pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) - Portugal. Técnico Superior 1ª Classe da Biblioteca da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC) – Portugal

Patrícia de Almeida, Ministério da Educação (ME), Portugal

Mestre pela Universidade Portucalense (UPT) – Porto - Portugal. Professora do Ministério da Educação (ME) - Portugal

Maria da Graça Simões, Universidade de Coimbra (UC)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidad de Salamanca (Usal) – Salamanca - Espanha. Professora da Universidade de Coimbra (UC) – Coimbra – Portugal.

Daniel Martínez-Ávila, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Documentación: Archivos y Bibliotecas en el Entorno Digital pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) - Espanha. Professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Marília, SP - Brasil.

Referências

ALA. Academic Libraries, 2016. Disponível em: <http://www.ala.org/educationcareers/libcareers/type/academic> Acesso em: 13 nov. 2018.

ALMEIDA, F.; PEIXOTO, P.; SEIXAS, A.; ESTEVES, D.; GAMA, P. Uma cultura de integridade no ensino superior. In P. E. D. ALMEIDA, FILIPE; SEIXAS, ANA; GAMA, PAULO; PEIXOTO (Ed.), Fraude e Plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016, p. 11–30.

ALTBACH, P. G.; VEST, C. M. Academic Corruption: The Continuing Challenge. International Higher Education, v.38, p.5–6, 2005.

BARBOUR, R. Introducing qualitative research: A student’s guide. London: SAGE Publications Ltd., 2014

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016

BOOTH, W.; COLOMB, G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa (2a). São Paulo: Martins Fontes, 2005

BORN, A. How to reduce plagiarism. Journal of Information Systems Education, v.14 n.3, p.223–224, 2003. Retrieved from <http://jise.org/Volume14/14-3/Pdf/14(3)-223.pdf> Acesso em: 13 nov. 2018.

CARROLL, J. (2016). Para que não se confunda a gestão do plágio estudantil com questões de ética, fraude e ludíbrio. In P. E. D. ALMEIDA, FILIPE; SEIXAS, ANA; GAMA, PAULO; PEIXOTO (Ed.), Fraude e Plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016, p. 59–98.

COLELLA-SANDERCOCK, J.; ALAHMADI, H. Plagiarism Education : Strategies for Instructors. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v.13 n.1, p.76–84, 2015.

COUTINHO. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais. Coimbra: Almedina, 2015.

DADZIE, P. S. Rethinking information ethics education in Ghana: Is it adequate? International Information & Library Review, v.43 n.2, p.63–69, 2011

Decreto-Lei n.o 63/85 de 14 de julho - Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, Pub. L. No. Diário da República: I Série, no 61, 1 (2008).

DINIZ, D.; MUNHOZ, A. T. M. Cópia e pastiche: plágio na comunicação científica. Argumentum, v.3 n.1, p.11–28, 2011

DOMÍNGUEZ AROCA, M. I. Lucha contra el plagio desde las bibliotecas universitarias. El Profesional de La Información, v.21 n.5), p. 498–503, 2012

DRINAN, P. M.; GALLANT, T. B. Plagiarism and academic integrity systems. Journal of Library Administration, v.47, n.3–4, p.125–140, 2018

EATON, S.; GUGLIELMIN, M.; OTOO, B. Plagiarism: Moving from punitive to proactive approaches. In A. BABB, L. YEWORIEW, & S. SABBAGHAN (Eds.), Selected proceedings of the IDEAS Conference 2017: Leading educational change. Calgary: Werklund School of Education, University of Calgary, 2017

FLUK, L. R. Foregrounding the Research Log in Information Literacy Instruction. Journal of Academic Librarianship, v.41 n.4), p.488–498, 2015

GEORGE, S.; COSTIGAN, A.; O’HARA, M. Placing the Library at the Heart of Plagiarism Prevention: The University of Bradford Experience. New Review of Academic Librarianship, v.19 n.2, p.141–160, 2013

GERMEK, G. P. Imagine no possessions: Librarians, the net-generation student, and the imminent victory of plagiarism. College and Undergraduate Libraries, v.16 n.4, p.338–357, 2009

GERMEK, G. P. The Lack of Assessment in the Academic Library Plagiarism Prevention Tutorial. College and Undergraduate Libraries, 19(1), 1–17, 2012

GONZÁLEZ GUITIÁN, M. V.; MOLINA PIÑEIRO, M. Las bibliotecas universitarias: breve aproximación a sus nuevos escenarios y retos. ACIMED, v.18, n.2, p.1–23, 2018. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-94352008000800002> Acesso em: 13 nov. 2018.

GREER, K.; SWANBERG, S.; HRISTOVA, M.; SWITZER, A. T.; DANIEL, D.; PERDUE, S. W. Beyond the Web Tutorial: Development and Implementation of an Online, Self-Directed Academic Integrity Course at Oakland University. Journal of Academic Librarianship, v.38 n.5, p.251–258, 2012.

HART, C. Doing a literature review: Releasing the social science research imagination. Londres: SAGE Publications Ltd., 2009

HELGESSON, G.; ERIKSSON, S. Plagiarism in research. Medicine, Health Care and Philosophy, v.18 n.1, p.91–101, 2014

HOWARD, R. M.; DAVIES, L. J. Plagiarism in the Internet Age. Literacy 2.0, v.66 n.6, p.64–67, 2009. Retrieved from <http://people.kth.se/~ambe/KTH/Guidingstudents.pdf> Acesso em: 13 nov. 2018.

IMRAN, S.; KHAN, M. U. G.; IDREES, M.; MUNEER, I.; IQBAL, M. M. An Enhanced Framework for Extrinsic Plagiarism Avoidance for Research Articles. Technical Journal, v.23 n.1, 2018

ISON, D. C. The Influence of the Internet on Plagiarism Among Doctoral Dissertations: An Empirical Study. Journal of Academic Ethics v.13, 2015

KIRSCH, A. Technology Is Taking Over English Departments. The New Republic, p. 1–12, 2014. Disponível em: <http://www.newrepublic.com/article/117428/limits-digital-humanities-adam-kirsch> Acesso em: 13 nov. 2018.

KIRSCH, B. A.; BRADLEY, L. Distance Education and Plagiarism Prevention at the University of South Carolina Upstate. Journal of Library and Information Services in Distance Learning, v.6 n.2, p.79–99, 2012.

LAMPERT, L. Integrating discipline- based anti-plagiarism instruction into the information literacy curriculum. Reference Services Review, v.32 n.4, p.347–355, 2004

MANSOOR, F.; AMEEN, K. Promoting Academic Integrity in South Asian Research Culture: The Case of Pakistani Academic Institutions. South Asian Studies, v.31 n.2, p.77–90, 2016.

MOLINA, M. P.; FERNÁNDEZ VALDÉS, M. D. L. M. Alfabetización informacional, innovación evaluación como funciones de la biblioteca universitaria del siglo XXI: visión desde un enfoque cualitativo. Ibersid, v.4, p.81–91, 2010.

MORAIS, A. da L. C. de; SANTOS, J. C. S. dos O plágio em publicações científicas e a percepção dos graduandos em biblioteconomia e documentação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Ponto de Acesso, v.11 n.3, p.57–72, 2017.

MUNARRIZ ZORZANO, M. T. Tendencias actuales en las Bibliotecas Universitarias. Boletín de Anabad, v.27 n.4, p.33–41, 1977.

NUNES, M. S. C.; CARVALHO, K. de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas Em Ciência Da Informação, v.21 n.1, p.173–193, 2016.

ORI. ORI Policy on Plagiarism. ORI Newsletter, v.3 n.1, 1994.

PARÉ, G.; TRUDEL, M.; JAANA, M.; KITSIOU, S. Information and Management Synthesizing information systems knowledge: A typology of literature reviews. Information & Management, v.52, p.183–199, 2015.

PICKARD, A. J. Research Methods in Information. London: Facet Publ, 2013

PYTHAN, L. H.; VIDAL, T. R. A. O plágio acadêmico como um problema ético, jurídico e pedagógico. Direito & Justiça, v.39 n.1, p.77–82., 2013 Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fadir/article/viewFile/13676/9066> Acesso em: 13 nov. 2018.

ROIG, M. Avoiding plagiarism, self-plagiarism, and other questionable writing practices: A guide to ethical writing. Office of Research Integrity (ORI), p. 1–63, 2002.

SCIAMMARELLA, S. Making a difference: Library and teaching faculty working together to develop strategies in dealing with student plagiarism. Community and Junior College Libraries, v.15 n.1, p.23–34, 2009.

SEVERINO, A. J. Implicações éticas da construção do conhecimento: desafios para a prática da docência e da investigação científica. Filosofia e Ensino, v.6 n.1, 2013

SIBUC. Sobre nós, 2018. Disponível em: https://www.uc.pt/sibuc/Sobrenos

SILVA, O. S. F. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educação, v.14 n.38), p.357–414, 2008.

SILVA, R.; SILVEIRA, S.; CRUZ FILHO, A. M.; SOUSA NETO, M. D. Plágio. In C. Estrela (Ed.), Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa (3a ed.). Porto Alegre: Artes Médicas, 2018, p.281-292.

STAGG, A.; KIMMINS, L.; PAVLOVSKI, N. Academic style with substance: A collaborative screencasting project to support referencing skills. Electronic Library, v.31 n.4, p. 452–464, 2013

STRITTMATTER, C.; BRATTON, V. K. Plagiarism Awareness among Students: Assessing Integration of Ethics Theory into Library Instruction. College & Research Libraries, v.75 n.5, p.736–752, 2014.

WARD, R.; HARRISON, T.; PACE, S. Library instruction from scratch at a career college. Community and Junior College Libraries, v.16 n.3, p.192–196, 2010.

WPA. Defining and Avoiding Plagiarism: The WPA Statement on Best Practices, 2003. Disponível em: <http://wpacouncil.org/files/wpa-plagiarism-statement.pdf> Acesso em: 13 nov. 2018.

Downloads

Publicado

18/10/2019

Como citar

Leitão, H., Almeida, P. de, Simões, M. da G., & Martínez-Ávila, D. (2019). Ação das bibliotecas acadêmicas na prevenção do plágio. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4536

Edição

Seção

Revisão de Literatura