Ação das bibliotecas acadêmicas na prevenção do plágio
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4536Palabras clave:
Plágio, Bibliotecas acadêmicas, Prevenção, SensibilizaçãoResumen
A questão conceitual do plágio mostra-se complexa e subjetiva, pelo que importa entender as práticas que constituem infração ao bom uso da informação. Propõe-se atestar e valorizar o contributo das bibliotecas acadêmicas na prevenção do plágio, partindo-se de uma abordagem metodológica qualitativa, baseada numa revisão sistemática de literatura. Intuiu-se da premência da sensibilização para a prevenção do plágio na comunidade acadêmica e, para isso, construiu-se um conjunto de recomendações pedagógicas.Descargas
Referencias
ALA. Academic Libraries, 2016. Disponível em: <http://www.ala.org/educationcareers/libcareers/type/academic> Acesso em: 13 nov. 2018.
ALMEIDA, F.; PEIXOTO, P.; SEIXAS, A.; ESTEVES, D.; GAMA, P. Uma cultura de integridade no ensino superior. In P. E. D. ALMEIDA, FILIPE; SEIXAS, ANA; GAMA, PAULO; PEIXOTO (Ed.), Fraude e Plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016, p. 11–30.
ALTBACH, P. G.; VEST, C. M. Academic Corruption: The Continuing Challenge. International Higher Education, v.38, p.5–6, 2005.
BARBOUR, R. Introducing qualitative research: A student’s guide. London: SAGE Publications Ltd., 2014
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016
BOOTH, W.; COLOMB, G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa (2a). São Paulo: Martins Fontes, 2005
BORN, A. How to reduce plagiarism. Journal of Information Systems Education, v.14 n.3, p.223–224, 2003. Retrieved from <http://jise.org/Volume14/14-3/Pdf/14(3)-223.pdf> Acesso em: 13 nov. 2018.
CARROLL, J. (2016). Para que não se confunda a gestão do plágio estudantil com questões de ética, fraude e ludíbrio. In P. E. D. ALMEIDA, FILIPE; SEIXAS, ANA; GAMA, PAULO; PEIXOTO (Ed.), Fraude e Plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016, p. 59–98.
COLELLA-SANDERCOCK, J.; ALAHMADI, H. Plagiarism Education : Strategies for Instructors. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v.13 n.1, p.76–84, 2015.
COUTINHO. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais. Coimbra: Almedina, 2015.
DADZIE, P. S. Rethinking information ethics education in Ghana: Is it adequate? International Information & Library Review, v.43 n.2, p.63–69, 2011
Decreto-Lei n.o 63/85 de 14 de julho - Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, Pub. L. No. Diário da República: I Série, no 61, 1 (2008).
DINIZ, D.; MUNHOZ, A. T. M. Cópia e pastiche: plágio na comunicação científica. Argumentum, v.3 n.1, p.11–28, 2011
DOMÍNGUEZ AROCA, M. I. Lucha contra el plagio desde las bibliotecas universitarias. El Profesional de La Información, v.21 n.5), p. 498–503, 2012
DRINAN, P. M.; GALLANT, T. B. Plagiarism and academic integrity systems. Journal of Library Administration, v.47, n.3–4, p.125–140, 2018
EATON, S.; GUGLIELMIN, M.; OTOO, B. Plagiarism: Moving from punitive to proactive approaches. In A. BABB, L. YEWORIEW, & S. SABBAGHAN (Eds.), Selected proceedings of the IDEAS Conference 2017: Leading educational change. Calgary: Werklund School of Education, University of Calgary, 2017
FLUK, L. R. Foregrounding the Research Log in Information Literacy Instruction. Journal of Academic Librarianship, v.41 n.4), p.488–498, 2015
GEORGE, S.; COSTIGAN, A.; O’HARA, M. Placing the Library at the Heart of Plagiarism Prevention: The University of Bradford Experience. New Review of Academic Librarianship, v.19 n.2, p.141–160, 2013
GERMEK, G. P. Imagine no possessions: Librarians, the net-generation student, and the imminent victory of plagiarism. College and Undergraduate Libraries, v.16 n.4, p.338–357, 2009
GERMEK, G. P. The Lack of Assessment in the Academic Library Plagiarism Prevention Tutorial. College and Undergraduate Libraries, 19(1), 1–17, 2012
GONZÁLEZ GUITIÁN, M. V.; MOLINA PIÑEIRO, M. Las bibliotecas universitarias: breve aproximación a sus nuevos escenarios y retos. ACIMED, v.18, n.2, p.1–23, 2018. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-94352008000800002> Acesso em: 13 nov. 2018.
GREER, K.; SWANBERG, S.; HRISTOVA, M.; SWITZER, A. T.; DANIEL, D.; PERDUE, S. W. Beyond the Web Tutorial: Development and Implementation of an Online, Self-Directed Academic Integrity Course at Oakland University. Journal of Academic Librarianship, v.38 n.5, p.251–258, 2012.
HART, C. Doing a literature review: Releasing the social science research imagination. Londres: SAGE Publications Ltd., 2009
HELGESSON, G.; ERIKSSON, S. Plagiarism in research. Medicine, Health Care and Philosophy, v.18 n.1, p.91–101, 2014
HOWARD, R. M.; DAVIES, L. J. Plagiarism in the Internet Age. Literacy 2.0, v.66 n.6, p.64–67, 2009. Retrieved from <http://people.kth.se/~ambe/KTH/Guidingstudents.pdf> Acesso em: 13 nov. 2018.
IMRAN, S.; KHAN, M. U. G.; IDREES, M.; MUNEER, I.; IQBAL, M. M. An Enhanced Framework for Extrinsic Plagiarism Avoidance for Research Articles. Technical Journal, v.23 n.1, 2018
ISON, D. C. The Influence of the Internet on Plagiarism Among Doctoral Dissertations: An Empirical Study. Journal of Academic Ethics v.13, 2015
KIRSCH, A. Technology Is Taking Over English Departments. The New Republic, p. 1–12, 2014. Disponível em: <http://www.newrepublic.com/article/117428/limits-digital-humanities-adam-kirsch> Acesso em: 13 nov. 2018.
KIRSCH, B. A.; BRADLEY, L. Distance Education and Plagiarism Prevention at the University of South Carolina Upstate. Journal of Library and Information Services in Distance Learning, v.6 n.2, p.79–99, 2012.
LAMPERT, L. Integrating discipline- based anti-plagiarism instruction into the information literacy curriculum. Reference Services Review, v.32 n.4, p.347–355, 2004
MANSOOR, F.; AMEEN, K. Promoting Academic Integrity in South Asian Research Culture: The Case of Pakistani Academic Institutions. South Asian Studies, v.31 n.2, p.77–90, 2016.
MOLINA, M. P.; FERNÁNDEZ VALDÉS, M. D. L. M. Alfabetización informacional, innovación evaluación como funciones de la biblioteca universitaria del siglo XXI: visión desde un enfoque cualitativo. Ibersid, v.4, p.81–91, 2010.
MORAIS, A. da L. C. de; SANTOS, J. C. S. dos O plágio em publicações científicas e a percepção dos graduandos em biblioteconomia e documentação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Ponto de Acesso, v.11 n.3, p.57–72, 2017.
MUNARRIZ ZORZANO, M. T. Tendencias actuales en las Bibliotecas Universitarias. Boletín de Anabad, v.27 n.4, p.33–41, 1977.
NUNES, M. S. C.; CARVALHO, K. de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas Em Ciência Da Informação, v.21 n.1, p.173–193, 2016.
ORI. ORI Policy on Plagiarism. ORI Newsletter, v.3 n.1, 1994.
PARÉ, G.; TRUDEL, M.; JAANA, M.; KITSIOU, S. Information and Management Synthesizing information systems knowledge: A typology of literature reviews. Information & Management, v.52, p.183–199, 2015.
PICKARD, A. J. Research Methods in Information. London: Facet Publ, 2013
PYTHAN, L. H.; VIDAL, T. R. A. O plágio acadêmico como um problema ético, jurídico e pedagógico. Direito & Justiça, v.39 n.1, p.77–82., 2013 Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fadir/article/viewFile/13676/9066> Acesso em: 13 nov. 2018.
ROIG, M. Avoiding plagiarism, self-plagiarism, and other questionable writing practices: A guide to ethical writing. Office of Research Integrity (ORI), p. 1–63, 2002.
SCIAMMARELLA, S. Making a difference: Library and teaching faculty working together to develop strategies in dealing with student plagiarism. Community and Junior College Libraries, v.15 n.1, p.23–34, 2009.
SEVERINO, A. J. Implicações éticas da construção do conhecimento: desafios para a prática da docência e da investigação científica. Filosofia e Ensino, v.6 n.1, 2013
SIBUC. Sobre nós, 2018. Disponível em: https://www.uc.pt/sibuc/Sobrenos
SILVA, O. S. F. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educação, v.14 n.38), p.357–414, 2008.
SILVA, R.; SILVEIRA, S.; CRUZ FILHO, A. M.; SOUSA NETO, M. D. Plágio. In C. Estrela (Ed.), Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa (3a ed.). Porto Alegre: Artes Médicas, 2018, p.281-292.
STAGG, A.; KIMMINS, L.; PAVLOVSKI, N. Academic style with substance: A collaborative screencasting project to support referencing skills. Electronic Library, v.31 n.4, p. 452–464, 2013
STRITTMATTER, C.; BRATTON, V. K. Plagiarism Awareness among Students: Assessing Integration of Ethics Theory into Library Instruction. College & Research Libraries, v.75 n.5, p.736–752, 2014.
WARD, R.; HARRISON, T.; PACE, S. Library instruction from scratch at a career college. Community and Junior College Libraries, v.16 n.3, p.192–196, 2010.
WPA. Defining and Avoiding Plagiarism: The WPA Statement on Best Practices, 2003. Disponível em: <http://wpacouncil.org/files/wpa-plagiarism-statement.pdf> Acesso em: 13 nov. 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.