Ação das bibliotecas acadêmicas na prevenção do plágio

Authors

  • Helena Leitão Universidade de Coimbra (UC)
  • Patrícia de Almeida Ministério da Educação (ME), Portugal
  • Maria da Graça Simões Universidade de Coimbra (UC)
  • Daniel Martínez-Ávila Universidade Estadual Paulista (UNESP) http://orcid.org/0000-0003-2236-553X

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4536

Keywords:

Plágio, Bibliotecas acadêmicas, Prevenção, Sensibilização

Abstract

A questão conceitual do plágio mostra-se complexa e subjetiva, pelo que importa entender as práticas que constituem infração ao bom uso da informação. Propõe-se atestar e valorizar o contributo das bibliotecas acadêmicas na prevenção do plágio, partindo-se de uma abordagem metodológica qualitativa, baseada numa revisão sistemática de literatura. Intuiu-se da premência da sensibilização para a prevenção do plágio na comunidade acadêmica e, para isso, construiu-se um conjunto de recomendações pedagógicas.

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Author Biographies

  • Helena Leitão, Universidade de Coimbra (UC)
    Doutoranda em Ciência de Informação pela Universidade de Coimbra (UC) - Coimbra – Portugal. Mestre em Informação, Comunicação e Novos Media pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) - Portugal. Técnico Superior 1ª Classe da Biblioteca da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC) – Portugal
  • Patrícia de Almeida, Ministério da Educação (ME), Portugal
    Mestre pela Universidade Portucalense (UPT) – Porto - Portugal. Professora do Ministério da Educação (ME) - Portugal
  • Maria da Graça Simões, Universidade de Coimbra (UC)
    Doutora em Ciência da Informação pela Universidad de Salamanca (Usal) – Salamanca - Espanha. Professora da Universidade de Coimbra (UC) – Coimbra – Portugal.
  • Daniel Martínez-Ávila, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    Doutor em Documentación: Archivos y Bibliotecas en el Entorno Digital pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) - Espanha. Professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Marília, SP - Brasil.

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Published

18/10/2019

Issue

Section

Literature Review