A gestão da informação nos aplicativos de delivery on-line de alimentação: o caso em uma empresa do interior de São Paulo

Autores

  • Rodrigo da Silva Stecca Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • João Guilherme de Camargo Ferraz Machado Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Gessuir Pigatto Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge Universidade de Marília (Unimar)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5151

Palavras-chave:

Informação. Competitividade. App. Comida online.

Resumo

O setor de alimentação fora do lar tem apresentado crescimento constante na última década, e a utilização
de tecnologias para intermediar o processo de aquisição de alimentos tem se revelado uma solução bastante
aceita entre os consumidores. As transações efetuadas por meio desses aplicativos geram considerável
quantidade de dados, que devem ser gerenciados e analisados pelas empresas com o intuito de geração de
informações e inteligência. Por isso, o presente trabalho buscou analisar como uma empresa de aplicativo de
delivery de alimentos utiliza a gestão de informação para dar suporte às decisões estratégicas. Em relação
a metodologia, a natureza é qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, cujo método é o Estudo de Caso.
A coleta de dados foi composta por três etapas e utilizou-se técnica de triangulação de dados, com entrevistas semiestruturadas com os gestores, questionários fechados aplicados aos colaboradores e observação in loco. A amostra foi composta por uma empresa de aplicativos de delivery on-line do setor de alimentos do interior de São Paulo. Os resultados evidenciaram que a empresa faz o uso dos dados disponíveis internamente para a tomada de decisão, mas não tem um processo estruturado para coleta, análise e disseminação da informação. Por isso, entende-se que não há uma cultura informacional aplicada de modo organizado na empresa, fator que certamente proporcionaria um diferencial competitivo, se utilizado. Os resultados obtidos poderão servir de base para a investigação em outras empresas, uma vez que a análise individual não permite a generalização dos dados.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo da Silva Stecca, Universidade Estadual Paulista - Unesp

    Doutorando em Agronegócio e Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita
    Filho (Unesp) – SP - Brasil. Mestre em Agronegócio e Desenvolvimento pela Universidade Estadual
    Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Tupã - SP - Brasil. Professor da Rede Gonzaga de Ensino
    Superior (REGES) - Osvaldo Cruz – SP. Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula
    Souza (CEETEPS) - Brasil

  • João Guilherme de Camargo Ferraz Machado, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Livre-docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – SP - Brasil.
    Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Doutor em Engenharia
    de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – SP - Brasil. Professor da Universidade
    Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Tupã, SP - Brasil.

  • Gessuir Pigatto, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Livre-docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – SP - Brasil.
    Pós-Doutorado pela Università degli Studi di Firenze (UNIFI) - Itália. Doutor em Engenharia de Produção
    pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, SP – Brasil. Professor da Universidade
    Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Tupã, SP - Brasil

  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade de Marília (Unimar)

    Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – SP - Brasil.
    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) –
    SP – Brasil, com período sanduíche em Westminster College Of Salt Lake City - Salt Lake City, UT - EUA.
    Professor e pesquisador da Universidade de Marília (Unimar) - Marília, SP - Brasil.

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Publicado

24/11/2020

Edição

Seção

Relato de Experiência

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