O Conhecimento e a Inovação no contexto do Programa Empreender Competitivo: uma análise do aumento de competitividade do grupo Marília Top Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v50i2.5232

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Competitividade, Inovação, Organizações do Varejo, Marília Top Moda.

Resumo

O ambiente do comércio varejista está inserido em um ambiente extremamente competitivo e a geração de inovações deixou de ser um diferencial e passou a ser uma importante ferramenta para o aumento de competividade. Nessa perspectiva, a Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM), em parceria com o SEBRAE, implantou o programa Empreender cuja finalidade é proporcionar maior competitividade para as empresas participantes. O objetivo, nesta pesquisa, foi analisar o programa Empreender no contexto do uso do conhecimento na construção coletiva de inovações e no aumento de competitividade das empresas participantes do grupo Marília Top Moda. Para tanto, utilizou-se o método estudo de caso, aplicando a estratégia de triangulação, para tornar a pesquisa mais consistente e validar os dados e as análises realizadas. Como resultado, apresenta um modelo de gestão do conhecimento para melhoria do processo de inovação em prol do aumento de competitividade das empresas participantes do Marília Top Moda.

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Biografia do autor

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade de Marília

Pós-Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) - SP - Brasil. Pós-Doutorado pela
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – SP - Brasil. Doutor em Ciência da
Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – SP – Brasil, com período
sanduíche em Westminster College Of Salt Lake City (WC) - Estados Unidos. Professor e pesquisador da
Universidade de Marília (Unimar) - Marília, SP - Brasil.

Maria Alice Campagnoli Otre, Universidade de Marília

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) - Brasil.
Professora da Universidade de Marília (UNIMAR) – SP - Brasil.

Bruno Bastos de Oliveira, Universidade de Marília

Pós-doutorando em Direito pela Universidade de Marília (UNIMAR) – SP – Brasil. Doutor em Ciências
Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – PB - Brasil. Professor da Universidade de Marília
(UNIMAR) – SP – Brasil.

Walkiria Martinez Heinrich Ferrer, Universidade de Marília (Unimar)

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Brasil. Doutora
em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Marília, SP – Brasil.
Professora da Universidade de Marília (Unimar) - Marilia, SP - Brasil.

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Publicado

31/12/2021

Como citar

Jorge, C. F. B., Otre, M. A. C., Oliveira, B. B. de, & Martinez Heinrich Ferrer, W. . (2021). O Conhecimento e a Inovação no contexto do Programa Empreender Competitivo: uma análise do aumento de competitividade do grupo Marília Top Moda. Ciência Da Informação, 50(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v50i2.5232

Edição

Seção

Relato de Experiência