O Conhecimento e a Inovação no contexto do Programa Empreender Competitivo: uma análise do aumento de competitividade do grupo Marília Top Moda
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v50i2.5232Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Competitividade, Inovação, Organizações do Varejo, Marília Top Moda.Resumo
O ambiente do comércio varejista está inserido em um ambiente extremamente competitivo e a geração de inovações deixou de ser um diferencial e passou a ser uma importante ferramenta para o aumento de competividade. Nessa perspectiva, a Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM), em parceria com o SEBRAE, implantou o programa Empreender cuja finalidade é proporcionar maior competitividade para as empresas participantes. O objetivo, nesta pesquisa, foi analisar o programa Empreender no contexto do uso do conhecimento na construção coletiva de inovações e no aumento de competitividade das empresas participantes do grupo Marília Top Moda. Para tanto, utilizou-se o método estudo de caso, aplicando a estratégia de triangulação, para tornar a pesquisa mais consistente e validar os dados e as análises realizadas. Como resultado, apresenta um modelo de gestão do conhecimento para melhoria do processo de inovação em prol do aumento de competitividade das empresas participantes do Marília Top Moda.
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