Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico

Autores

  • Aida Varela Varela UFBA
  • Igor Guimarães Faculdade da Cidade do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v2i2.208

Resumo


Momento em que se focaliza a relação informação, conhecimento e desenvolvimento, faz-se necessária a discussão a respeito da situação de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, sob a ótica da Information Literacy e da Information Literacy Education, com foco na apreensão e na construção do conhecimento científico no Ensino Superior, numa sociedade cognitiva e tecnológica que desafia o sujeito a incluir-se socialmente e a realizar-se individualmente. Os suportes de análise do tema deste artigo são os estudos e as pesquisas de instituições nacionais e internacionais sobre a proficiência em Letramento.

Palavras-chave: Information Literacy Education, Competências e Habilidades, Letramento, Conhecimento Científico.

Biografia do Autor

  • Aida Varela Varela, UFBA
    Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela UnB e Professora do Instituto de Ciência da Informação da UFBA.
  • Igor Guimarães, Faculdade da Cidade do Salvador
    Estudante de Comunicação Social pela Faculdade da Cidade do Salvador e Analista Técnico do Centro de Treinamento Autorizado (ATC Bahia) / Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Downloads

Publicado

19/09/2006

Edição

Seção

Comunicação e Desenvolvimento

Como Citar

Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico. Liinc em Revista, [S. l.], v. 2, n. 2, 2006. DOI: 10.18617/liinc.v2i2.208. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3104. Acesso em: 6 jan. 2025.